quarta-feira, 23 de junho de 2021

A MARCA DE CAIM


Qual a marca de que Deus pois sobre Caim?
E pôs o Senhor um sinal em Caim, para que o não ferisse qualquer que o achasse.
Gênesis 4:15
Nesta investigação trabalharei com a inferência dos textos bíblicos, isto é, com a verdade nas entrelinhas, para isto devemos olhar para a oferta de Abel e de Caim:
E aconteceu ao cabo de dias que Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao Senhor.
E Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas, e da sua gordura; e atentou o Senhor para Abel e para a sua oferta.
Mas para Caim e para a sua oferta não atentou. E irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o semblante.
E o Senhor disse a Caim: Por que te iraste? E por que descaiu o teu semblante?
Se bem fizeres, não é certo que serás aceito? E se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo, mas sobre ele deves dominar.
E falou Caim com o seu irmão Abel; e sucedeu que, estando eles no campo, se levantou Caim contra o seu irmão Abel, e o matou.Gênesis 4:3-8
Abel era ciente que de sim mesmo não tinha nada a oferecer a Deus, ele tinha visto como Deus havia tratado seu pai Adão no Éden ao vestir ele com túnica de peles:
E fez o Senhor Deus a Adão e à sua mulher túnicas de peles, e os vestiu.
Gênesis 3:21
Logo Abel aprendeu que o homem não tem nada de bom a oferecer a Deus , então ele oferece uma ovelha, pois julga que este inocente animalzinho tinha uma vida mais pura para ser seu substituto. Para mim, e que fique claro que é uma inferência que Abel aprendeu isto com a lição que seu pai teve no Éden quando o Deus o vestiu. Mas Caim oferece frutos da terra, com certeza era uma oferta muito bonita, cheia de encenação, porém Deus rejeita sua oferta, ao olhar para o coração do ofertante.
Caim também aprendeu com seu pai Adão a fazer religião, pois Adão antes de Deus o vestir com peles se cobriu com folhas de figueira, algo feito com as próprias mãos. Aliás quando Jesus faz uma dura crítica a religiosidade ele amaldiçoa justamente o fruto de uma figueira, aparentemente era muito bonito, mas não produz nenhum fruto.
Caim levantou o altar da religião, onde só se tem aparências mas não tem frutos de arrependimento, onde o coração dos sacerdotes muitas vezes é tão maligno como o de Caim. Ele mata seu irmão por inveja, pois a oferta de Abel Deus recebeu. Logo após Deus coloca uma marca sobre Caim, e se você analisar as entrelinhas das escrituras do início ao fim, você vai ver que está marca é a religião no sentido de religiosidade, pois a boa religião religa, a religiosidade são apenas encenações cheio de folhagens bonitas como no caso da figueira mas que está amaldiçoada por Jesus.
Se tem marca de Caim tem também a marca de Abel que é uma fé pura e uma fé que se move, o maior exemplo disso é Abraão, este se torna um hebreu ao servir a Deus por fé, é bom que se sabia que a etimologia da palavra hebreu é aquele que atravessa e chega do outro lado. Abraão não foi a templo algum, ele se movia como nômade, e edificava altares onde passava, não tinha a necessidade de se apresentar religioso, ele era o altar. Desta forma, você essas duas marcas, a de Abel e a de Caim até no penúltimo capitulo de apocalipse, João escreve que ele não viu no novo céu e nova terra, templos levantado por mãos de homens:
E nela não vi templo, porque o seu templo é o Senhor Deus Todo-Poderoso, e o Cordeiro.
E a cidade não necessita de sol nem de lua, para que nela resplandeçam, porque a glória de Deus a tem iluminado, e o Cordeiro é a sua lâmpada.
Apocalipse 21:22,23
Aliás Jesus em uma das suas profecias ao olhar para o templo de Herodes disse: “ não ficará pedra sobre pedra”. Estas palavras de Jesus é carregada de ambiguidade, pois falava do templo físico que realmente foi derrubado, e também da religiosidade produzida pelas mãos de homens como no caso de Caim que no novo céu e nova terra não vai ter mais. Observe que João batista pregava no deserto em vez dos templos, o próprio Jesus quando discursava nos templos causava discussão, pois ele combatia a religiosidade a tal marca de Caim.
Por isso, Jesus ensinou a mulher samaritana adorar a Deus em espirito em verdade, pois Deus é espirito, Deus não cabe em templos, aliás o escritor de crônicas deixou isso claro:
Mas, na verdade, habitará Deus com os homens na terra? Eis que os céus, e o céu dos céus, não te podem conter, quanto menos esta casa que tenho edificado?
2 Crônicas 6:18
Este negócio de dizer que igrejas ( templo) é o endereço de Deus na terra, não é bíblico, nós somos o endereço. A marca de Caim ao meu ver é a religião, porém, ela está com os dias contados. O nosso cordeiro pascoal é o Cristo, e isto ficou simbolizado pela oferta de Abel. Essas duas marcas Abel e Caim, vai por toda as páginas das escrituras, é só você observar.
Fernando Romero.

Nenhum comentário:

Postar um comentário