domingo, 27 de março de 2022

COLOCA TUA CASA EM ORDEM PORQUE MORRERÁS


Se tiver desordem em algumas áreas da nossa vida é mentira que você está firme na fé...
Porque, ainda que esteja ausente quanto ao corpo, contudo, em espírito estou convosco, regozijando-me e vendo a vossa ordem e a firmeza da vossa fé em Cristo.
Colossenses 2.5
Acho interessante este conselho de Paulo, pois ele coloca ordem e fé pertencentes a uma mesma coluna. Isto ensina que não adianta dizer que estamos firme na fé se alguma área da nossa vida está em desordem. Um outro exemplo é dado pelo apóstolo para fundamentar este ensinamento:
Contudo, se alguém não cuida dos seus, especialmente dos de sua própria família, este tem negado a fé e se tornou pior que um descrente. I Timóteo 5.8
Não adianta dizer que está firme na fé se sua cassa está em desordem. Deus não habita no desiquilíbrio: vida em ordem e fé andam juntas. Aprendo muito quando Deus envia o profeta Isaias com uma mensagem para o rei Ezequias:
Assim diz o SENHOR: Põe em ordem a tua casa, porque morrerás, e não viverás.
2 Reis 20.1
Mas o que estava fora de ordem na vida de Ezequias? Aqui é preciso mais atenção pois sua vida estava em ordem, pois quando ele ora após receber esta mensagem ele mostra que sempre foi fiel a Deus:
Ah, Senhor! Suplico-te lembrar de que andei diante de ti em verdade, com o coração perfeito, e fiz o que era bom aos teus olhos. E chorou Ezequias muitíssimo.
2 Reis 20.3
E Deus reconhece a retidão de Ezequias e lhe acrescenta 15 anos mais de vida: ‘Ouvi a tua oração, e vi as tuas lágrimas; eis que eu te sararei; ao terceiro dia subirás à casa do Senhor.E acrescentarei aos teus dias quinze anos...
2 Reis 20.5,6
Então o que estava fora de ordem? Ezequias não cuidava bem do legado que deixaria para sua família, e não se importou que seus filhos seria levados cativo:
Então disse Isaías a Ezequias: Ouve a palavra do Senhor.
Eis que vêm dias em que tudo quanto houver em tua casa, e o que entesouraram teus pais até ao dia de hoje, será levado a babilônia; não ficará coisa alguma, disse o SENHOR.
E ainda até de teus filhos, que procederem de ti, e que tu gerares, tomarão, para que sejam eunucos no paço do rei da babilônia.
2 Reis 20.16-18
Ao ouvir que seus filhos seria levados cativos pelo rei de Babilônia era para ter chorado, se arrependido, mas ao invés disso ele julga ser uma boa palavra por parte de Deus:
Então disse Ezequias a Isaías: Boa é a palavra do Senhor que disseste
2 Reis 20.19
Deus deu uma sobrevida de 15 anos para Ezequias cuidar da sua família e evitar a desgraça de seus filhos, porém a bíblia diz que ele não se valeu deste beneficio:
Mas não correspondeu Ezequias ao benefício que lhe fora feito; porque o seu coração se exaltou; por isso veio grande ira sobre ele, e sobre Judá e Jerusalém.
2 Crônicas 32.25
Mediante isto, repasso uma provocação que Deus incitou em meu coração: O que estamos fazendo com a sobrevida que Deus está nos dando nas áreas que Ele está nos trazendo juízo?
A ordem de Deus é: põe em ordem ou tu “morrerás”, este morrer significa que sua fé vai sofrer danos, pois ordem anda junto com fé.
Gosto do que Paulo recomenda para Tito:
Por esta causa te deixei em Creta, para que pusesses em boa ordem as coisas que ainda restam
Tito 1.5
A expressão “coisas que ainda restam” mostra uma vida continua de fazer reparações, de colocar em ordem aquilo que está em falta em alguma área da sua vida. Ninguém é perfeito que não possa melhorar.
Fernando Romero

Nenhum comentário:

Postar um comentário