quinta-feira, 14 de setembro de 2023

JESUS NÃO VOLTOU AINDA POR CAUSA DA CHUVA

“Sede, pois, pacientes, irmãos, até a Vinda do Senhor. Vede como o lavrador espera o precioso fruto da terra, aguardando por ele pacientemente até que venham as chuvas temporãs e serôdias. Assim, também vós, esperai com paciência e fortalecei os vossos corações, porque a Vinda do Senhor está próxima” Tiago 4.7-9

Quando Jesus fez o seu famoso sermão do monte, Ele fez tal afirmação:
“Foi dito: ‘Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo’. Eu, porém, vos digo: Amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem; para que vos torneis filhos do vosso Pai que está nos céus, pois que Ele faz raiar o seu sol sobre maus e bons e derrama chuva sobre justos e injustos. Porque se amardes os que vos amam, que recompensa tendes? Não fazem os publicanos igualmente assim? “ Mateus 5.43-46
Jesus usa a figura da chuva para retratar a Graça. A Graça de Deus é derramada como chuva sobre justos e injustos. Jesus é este lavrador que arou a terra e espera os frutos. Os frutos são os corações dos injustos convertidos à justiça.
Deus é tão amoroso que ele qualifica essa chuva como temporãs e serôdias.
A chuva temporã é aquela que ocorre na estação própria das chuvas. O agricultor sabe dessa chuva e planta as sementes das respectivas espécies para aquele determinado tempo, pois vai nascer ao ser regado por esta chuva. A Graça tem este tempo do seu derramar e sabe que vai fazer frutificar o evangelho no coração de muitos. Mas há também a chuva serôdia, esta vem fora do tempo das águas, ela é inesperada e não tem como precisá-la:
adjectivo serôdio significa que vem tarde; tardio, trata-se de chuva que aparece depois do tempo próprio.
Esta graça serôdia é o puro amor de Deus derramado como uma chance a mais no coração daquele que não atendeu o amor de Deus no período normal das chuvas. É aquele câncer que vem para a pessoa como meio de salvação, para que no leito ele(a) repense sua vida, aquela prisão prolongada para recobrar a consciência, aquela enfermidade que não ceifa a vida da pessoa, onde até os médicos já reconhecem que essa vida teria sido ceifada pela enfermidade. Mas ainda não foi, porque a graça como chuva serôdia está sendo derramada sobre a consciência dessa pessoa. Muitos serão salvos pela chuva-graça-serôdia. A vida dessa pessoa está recebendo chuva fora do tempo para que mesmo fora do tempo ele frutifique e chegue a salvação. Este foi o caso do ladrão da Cruz, rejeitou todo evangelho como chuva temporã pregado por Jesus. Pois ele era contemporâneo de Jesus mas nunca converteu de seus maus caminhos, mas na cruz ele crucificado ao lado de Jesus em meio a dor ele pede salvação e Jesus como chuva serôdia o atende. Oh inexplicável amor de Deus.
Jesus não volta e quanto toda sua chuva de amor não seja derramada. A prolongação do tempo da sua vinda é um ato de amor. Ele vai fazer chover em muitos corações. O que Deus quer de nós é que demos resposta ao seu amor:
“Porque a terra que embebe a chuva, que muitas vezes cai sobre ela, e produz erva proveitosa para aqueles por quem é lavrada, recebe a bênção de Deus; Mas a que produz espinhos e abrolhos, é reprovada, e perto está da maldição; o seu fim é ser queimada. Mas de vós, ó amados, esperamos coisas melhores, e coisas que acompanham a salvação, ainda que assim falamos.
Hebreus 6:7-9
Fernando

Nenhum comentário:

Postar um comentário