quarta-feira, 21 de março de 2018

O FILHO PRÓDIGO



JESUS REVELOU A IDENTIDADE DO FILHO PRODIGO E DO IRMÃO MAIS VELHO.

Leia e Compartilhe!

Jesus continuou: "Um homem tinha dois filhos. 
O mais novo disse ao seu pai: ‘Pai, quero a minha parte da herança’. Assim, ele repartiu sua propriedade entre eles.
"Não muito tempo depois, o filho mais novo reuniu tudo o que tinha, e foi para uma região distante; e lá desperdiçou os seus bens vivendo irresponsavelmente.

Depois de ter gasto tudo, houve uma grande fome em toda aquela região, e ele começou a passar necessidade.
Por isso foi empregar-se com um dos cidadãos daquela região, que o mandou para o seu campo a fim de cuidar de porcos.
Ele desejava encher o estômago com as vagens de alfarrobeira que os porcos comiam, mas ninguém lhe dava nada.

"Caindo em si, ele disse: ‘Quantos empregados de meu pai têm comida de sobra, e eu aqui, morrendo de fome!
Eu me porei a caminho e voltarei para meu pai, e lhe direi: Pai, pequei contra o céu e contra ti.
Não sou mais digno de ser chamado teu filho; trata-me como um dos teus empregados’.

A seguir, levantou-se e foi para seu pai. "Estando ainda longe, seu pai o viu e, cheio de compaixão, correu para seu filho, e o abraçou e beijou.
"O filho lhe disse: ‘Pai, pequei contra o céu e contra ti. Não sou mais digno de ser chamado teu filho’.
"Mas o pai disse aos seus servos: ‘Depressa! Tragam a melhor roupa e vistam nele. Coloquem um anel em seu dedo e calçados em seus pés.
Tragam o novilho gordo e matem-no. Vamos fazer uma festa e comemorar.
Pois este meu filho estava morto e voltou à vida; estava perdido e foi achado’. E começaram a festejar.

"Enquanto isso, o filho mais velho estava no campo. Quando se aproximou da casa, ouviu a música e a dança.
Então chamou um dos servos e perguntou-lhe o que estava acontecendo.
Este lhe respondeu: ‘Seu irmão voltou, e seu pai matou o novilho gordo, porque o recebeu de volta são e salvo’.
"O filho mais velho encheu-se de ira, e não quis entrar. Então seu pai saiu e insistiu com ele.

Mas ele respondeu ao seu pai: ‘Olha! todos esses anos tenho trabalhado como um escravo ao teu serviço e nunca desobedeci às tuas ordens. Mas tu nunca me deste nem um cabrito para eu festejar com os meus amigos.
Mas quando volta para casa esse seu filho, que esbanjou os teus bens com as prostitutas, matas o novilho gordo para ele! ’
"Disse o pai: ‘Meu filho, você está sempre comigo, e tudo o que tenho é seu.
Mas nós tínhamos que comemorar e alegrar-nos, porque este seu irmão estava morto e voltou
Lucas 15:11-32

Jesus estava finalizando uma história onde ele revelava a identidade dos filhos deste Pai.

” Jesus continuou: "Um homem tinha dois filhos”.
Lucas 15:11

A expressão “Jesus continuou”, indica que é uma sequencia de uma história, e o que antecede antes é a parábola das dez dracmas, onde uma se perdeu.

"Ou, qual é a mulher que, possuindo dez dracmas e, perdendo uma delas, não acende uma candeia, varre a casa e procura atentamente, até encontrá-la? Lucas 15:8

Novamente JESUS usa uma expressão de interligação com a expressão “ou”, mostrando que  tem algo acontecendo antes , e a história que a antecede é a parábola das cem ovelha onde uma se perde.

QUAL O CONTEXTO PROPOSTO POR JESUS?

Que uma ovelha sabe que está perdida, ela pode não saber o caminho de volta, porém, reconhece que está perdida. Más, uma moeda não tem vida, é um objeto inanimado, ela está dentro da casa, e está sem vida. Não consegue reconhecer que mesmo dentro da casa e está perdida.

O fechamento que Jesus fez com a parábola foi mostrar que  o filho pródigo é a ovelha perdida, ela reconhece que está perdida e precisa de ajuda do Pai, más, o irmão mais velho não sabe que está perdido dentro da casa, se julga estar com vida, más, está morto.

ONDE JESUS ESTAVA QUANDO CONTOU ESTAS PARABOLAS?

Aconteceu num sábado que, entrando ele em casa de um dos principais dos fariseus para comer pão, eles o estavam observando.
Lucas 14:1

JESUS estava na casa de um fariseu. E eles estavam implicando com Jesus por este receber a companhia de publicanos e pecadores
E Chegavam-se a ele todos os publicanos e pecadores para o ouvir.
E os fariseus e os escribas murmuravam, dizendo: Este recebe pecadores, e come com eles.
Lucas 15:1,2

QUEM ERA O IRMÃO MAI VELHO E QUEM ERA O FILHO PRÓDIGO?

Os fariseus eram estes irmãos mais velhos, religiosos que acham que tem vida, más, estão mortos e perdidos DENTRO DA CASA. E o filho pródigo era os publicanos e pecadores, que Jesus estava pondo para dentro da casa. Más, os religiosos (o irmão mais velho), não queriam deixar entrar.
O PAI queria reconciliar seus dois filhos, pois ambos estavam perdidos. Ele estava oferecendo sua graça, seu perdão, e sua misericórdia para todos.

Que possamos aceitar e achar a vida na graça do Pai.


 Aprendendo com Jesus




Visite nosso canal no Youtube:
https://www.youtube.com/channel/UCtTQeWF5DHQb8Smnyfh22VA

quinta-feira, 15 de março de 2018

HÁ PROFECIAS QUE NÃO SÃO PARA SE CUMPRIREM, MESMO VINDO DE DEUS.




Criou-se uma cultura no meio cristão de acreditar que todas as profecias vindas de Deus tem que ter seu cumprimento a risca. Porém, não é isto que ensina a bíblia, na realidade tem profecias que a finalidade é o seu não cumprimento.
Um caso bem interessante é a profecia que Deus deu a Jonas para transmitir a cidade de Nínive:

E começou Jonas a entrar pela cidade caminho de um dia, e pregava, dizendo: Ainda quarenta dias, e Nínive será destruída.
Jonas 3:4

Essa era uma mensagem vinda de Deus, no entanto não se cumpriu porque o povo ninivita creu nesta palavra e se arrependeu. O rei da cidade proclamou um jejum de arrependimento para todos os homens e animais. E o resultado foi que eles atraíram a misericórdia de Deus para si.

E não hei de eu ter compaixão da grande cidade de Nínive, em que estão mais de cento e vinte mil homens que não sabem discernir entre a sua mão direita e a sua mão esquerda, e também muitos animais?
Jonas 4:11

Há profecias que sai da boca de Deus que tem por finalidade o seu não cumprimento, pois ela busca o arrependimento do homem e Deus não tem prazer em exercer seu juízo.
Outro caso é a sentença profética de Isaías para Ezequias e que também não teve seu cumprimento:

Naqueles dias Ezequias adoeceu de uma enfermidade mortal; e veio a ele o profeta Isaías, filho de Amós, e lhe disse: Assim diz o SENHOR: Põe em ordem a tua casa, porque morrerás, e não viverás.
Isaías 38:1

Após Ezequias chorar muitíssimo e se arrepender, Deus não executou a sentença profética:

Então veio a palavra do Senhor a Isaías, dizendo:
Vai, e dize a Ezequias: Assim diz o Senhor, o Deus de Davi teu pai: Ouvi a tua oração, e vi as tuas lágrimas; eis que acrescentarei aos teus dias quinze anos.
Isaías 38:4,5

Novamente a finalidade de Deus nesta profecia era direcionar o homem ao arrependimento, e condicioná-lo a uma mudança de vida.

No momento em que falar contra uma nação, e contra um reino para arrancar, e para derrubar, e para destruir,
Se a tal nação, porém, contra a qual falar se converter da sua maldade, também eu me arrependerei do mal que pensava fazer-lhe.
No momento em que falar de uma nação e de um reino, para edificar e para plantar,
Se fizer o mal diante dos meus olhos, não dando ouvidos à minha voz, então me arrependerei do bem que tinha falado que lhe faria.
Jeremias 18:7-10

Fernando Romero


 Aprendendo com Jesus




Visite nosso canal no Youtube:
https://www.youtube.com/channel/UCtTQeWF5DHQb8Smnyfh22VA

sexta-feira, 9 de março de 2018

VC MULHER PRECISA SABER DISTO



Por ter uma certa dificuldade em entender o contexto bíblico, muita gente fica com a impressão de que a Bíblia é um livro machista. Na realidade, é o oposto. A Bíblia é o livro sagrado que mais promoveu os direitos das mulheres em toda a história da humanidade.

Porém, pra entender isso, é preciso olhar para a Bíblia comparando o antes com o depois. E é o que faremos neste artigo:

1) Importância da Mulher
Antes: Na cultura semita, as mulheres eram tidas como meras propriedades dos homens, inferiores até mesmo espiritualmente.
Depois: A Bíblia afirma que a mulher e o homem são, ambos, imagem e semelhança do Criador. (Gn. 1:26) E a mulher é criada a partir do lado do homem, simbolizando igualdade de importância. (Gn. 2:20-23)

2) Suspeita de Adultério
Antes: Um homem que suspeitasse que sua mulher era adúltera, ou tivesse crise de ciúmes, poderia matá-la sem qualquer consequência. Por exemplo: Um marido podia jogar uma mulher que não sabia nadar num rio para que o “deus do rio” determinasse se ela era culpada ou não. A vida da mulher pertencia ao homem, assim como a de seus animais
Depois: Um homem que tivesse essa suspeita teria que levar a mulher ao sacerdote no Templo, e lá haveria um procedimento para investigar sua culpa. Ele não poderia matá-la pois a vida não pertencia a ele. (Nm. 5:12-31)

3) Prisioneiras de Guerra
Antes: Guerras eram constantes entre os povos primitivos. Quando um povo ganhava uma guerra, era prática comum estuprar as mulheres, ou utilizá-las como escravas sexuais, e depois matá-las quando não mais fossem desejadas.
Depois: Um homem que desejasse tomar uma mulher de um povo conquistado deveria dar à mulher tempo para o luto, e depois se quisesse se deitar com ela, deveria se casar, e não poderia escravizá-la. (Dt. 21:11-14)

4) Divórcio
Antes: Homens repudiavam mulheres como bem entendiam. Muitas vezes, não davam qualquer documento provando o divórcio. As mulheres eram mortas como adúlteras caso se relacionassem com alguém, ou podiam morrer de fome por não ter terras.
Depois: O homem que desejasse repudiar sua mulher teria que apresentar carta de divórcio para que ela ficasse livre para se casar novamente. (Dt. 24:1-3)

5) Poligamia
Antes: Havia muito mais mulheres do que homens porque os homens morriam muito nas guerras. Era comum que os homens tomassem várias esposas, muitas vezes até mulheres rivais. Era também comum tratar melhor a nova esposa, fazendo até a antiga passar dificuldades. O homem também poderia tratar melhor o filho da esposa que ele amasse mais.
Depois: O homem só poderia ter mais de uma esposa se a mulher atual não tivesse rixa com a nova (Lv. 18:18), e com a condição de que não diminuísse a qualidade de vida da primeira esposa (Ex 21:10), e não poderia fazer diferença entre os filhos das duas (Dt 21:15-17). Além disso, a Bíblia deixa claro que o ideal é a monogamia (Gn. 2:24)

6) Prostituição
Antes: Era comum que mulheres se tornassem prostitutas rituais, vivendo das doações para os templos pagãos, e fazendo sexo ritual para trazer fertilidade. Bem como era também comum que mulheres viúvas ou sem parentes próximos usassem da prostituição para sobreviver.
Depois: A prostituição foi proibida (Dt. 23:17), e a Bíblia criou mecanismos para que a mulher não passasse fome. (Dt. 26:13)

7) Estupro
Antes: Se uma mulher fosse violentada, era comum que ela fosse morta porque não era mais virgem. Muitas vezes, só pela acusação, mesmo sem provas.
Depois: A Bíblia reconhece a diferença entre adultério e estupro, e diz que quando a mulher é violentada, não pode ser penalizada por isso. (Dt. 22:13-29)

Pra você que está lendo este artigo, essas coisas parecem óbvias, mas nem sempre foram assim. A Bíblia promoveu uma verdadeira revolução quanto aos direitos da mulher!

Não é justo, portanto, acusar a Bíblia de machismo. O problema é que o machismo frequentemente está na cabeça de quem lê. Temos que entender que a Bíblia só não exigiu mais da sociedade israelita porque eles não estavam prontos para dar esse passo. Mesmo assim, a mudança foi gigantesca.

Se você ler a Bíblia fora de contexto, como um conjunto do que pode ou não ser feito com a mulher nos dias de hoje, cairá no absurdo e envergonhará o Criador. É preciso olhar para as conquistas que a Bíblia trouxe, e entender que o ideal é representado pelo casal no Éden. Isto é, por homens e mulheres em posição de igualdade de importância.












Não podemos deixar que grupos radicais, como as famosas “feminazis”, nos façam cair no extremo oposto. Um erro não justifica o outro É importantíssimo reconhecer que ainda somos uma sociedade machista. Por exemplo, homens e mulheres ocupando o mesmo cargo numa empresa não devem ganhar salários diferentes.

Que essa chama que foi acendida pela Bíblia não seja apagada pelo obscurantismo nem pelo fanatismo. Que possamos continuar a lutar em prol dos direitos das mulheres, pois assim fazendo honramos não só as mulheres, como a Bíblia, e o Criador.

Gil Segre


 Aprendendo com Jesus






Visite nosso canal no Youtube:
https://www.youtube.com/channel/UCtTQeWF5DHQb8Smnyfh22VA

quarta-feira, 7 de março de 2018

PASTORES APRENDENDO COM O CORDEIRO



Lucas 2:7-18

O nascimento de Jesus foi algo muito sublime:

...E deu à luz a seu filho primogênito, e envolveu-o em panos, e deitou-o numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na estalagem.

Jesus não nasceu em nenhum lugar simples. As estalagens da religião não puderam acolher o nascimento do Filho de Deus. O templo de Herodes, não tinha um lugar, e nem as casas dos Saduceus e Fariseus agasalharam o menino que se nascia naquele dia. Eis que estava nascendo o Cordeiro de Deus.

...Ora, havia naquela mesma comarca pastores que estavam no campo, e guardavam, durante as vigílias da noite, o seu rebanho.

Deus em sua sabedoria coordenou as contrações de Maria e fez com que o nascimento de Jesus fosse perto de uma comarca de pastores. Pastores que verdadeiramente guardavam seu rebanho. Eis que estava nascendo ali tão pertinho deles, O CORDEIRO DE DEUS.

...E eis que o anjo do Senhor veio sobre eles, e a glória do Senhor os cercou de resplendor, e tiveram grande temor.
E o anjo lhes disse: Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo:
Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor.
E isto vos será por sinal: Achareis o menino envolto em panos, e deitado numa manjedoura.

Os anjos agiam agora como repórteres dos céus. A grande noticia do dia e de todos os tempos era que o CORDEIRO HAVIA NASCIDO. A glória do Senhor sempre aparece para os verdadeiros pastores, aqueles que realmente guardam o rebanho do Senhor. A mensagem e ordem dada pelo anjo me causa muita admiração, pois, ele pede que os pastores vão até o Cordeiro.
É uma pena que muitos pastores estão deixando de ir até o CORDEIRO que é Jesus para aprender a apascentar. Os pastores têm perdido muito em não obedecer à ordem dos céus, e a ordem é ir até Jesus o Cordeiro de Deus.

...E, no mesmo instante, apareceu com o anjo uma multidão dos exércitos celestiais, louvando a Deus, e dizendo:
Glória a Deus nas alturas, Paz na terra, boa vontade para com os homens.

Já no cântico de um coral celestial ensinando aqueles pastores qual o tipo de evangelho teria que ser pregado. A mensagem central do evangelho é: a glória é para ser tributada ao ÚNICO DEUS, o mensageiro na terra seria o CORDEIRO ( JESUS), pois ele é o príncipe da paz, e dessa forma haverá boa vontade entre o homens.

Mas porque será que não estamos vendo este evangelho hoje? A resposta é simples, os pastores pararam de ir até o Cordeiro, para aprender.

...E aconteceu que, ausentando-se deles os anjos para o céu, disseram os pastores uns aos outros: Vamos, pois, até Belém, e vejamos isso que aconteceu, e que o Senhor nos fez saber.
E foram apressadamente, e acharam Maria, e José, e o menino deitado na manjedoura.

Oxalá que os pastores de hoje seguissem o exemplo desta comarca de pastores. Com certeza nossas igrejas teria um rebanho cheio do conhecimento de Deus. Pois quem aprende de Jesus, se torna filhos de Deus bem instruídos.

...E, vendo-o, divulgaram a palavra que acerca do menino lhes fora dita;
E todos os que a ouviram se maravilharam do que os pastores lhes diziam.

Que maravilha era ouvir as boas novas da boca dos pastores. Quem vai até o Cordeiro tem o que falar. As pessoas ficam maravilhadas em ouvir o que sai da boca dos pastores que vai até Jesus. É o mesmo que ouvir Jesus.
Oremos para que nossos pastores obedeçam a voz dos céus que ordena os pastores aprender com o Cordeiro.

Fernando Romero


 Aprendendo com Jesus







Visite nosso canal no Youtube:
https://www.youtube.com/channel/UCtTQeWF5DHQb8Smnyfh22VA

O QUE JESUS ESCREVEU NO CHÃO NO CASO DA MULHER ADULTERA.



A Sociedade que Jesus vivia era adúltera e cheia de conchavos políticos e interesses. Assim como hoje, a justiça imposta pelos lideres religiosos os Fariseus, só acusavam quem de fato não lhes interessava, porem, não podemos esquecer que eles protegiam o caso de adultério de Herodes, pois este dormia com sua cunhada.

não é te licito se deitar com a mulher de teu irmão” foram as palavras de João batista.

Os fariseus procuravam proteger  os ricos, e nada mudou de lá para cá. Mas, quando uma mulher foi apanhada no seu ato de adultério, os fariseus quiseram agir levando-a até Jesus:
E os escribas e fariseus trouxeram-lhe uma mulher apanhada em adultério;

E, pondo-a no meio, disseram-lhe: Mestre, esta mulher foi apanhada, no próprio ato, adulterando.
E na lei nos mandou Moisés que as tais sejam apedrejadas. Tu, pois, que dizes?
João 8:3-5

Na verdade, os acusadores estavam descumprindo a lei que eles mesmos usavam como respaldo para  apedrejar a mulher, pois segundo a lei mosaica tanto como o adúltero e a adultera tinham que ser apedrejados:

Quando um homem for achado deitado com mulher que tenha marido, então ambos morrerão, o homem que se deitou com a mulher, e a mulher; assim tirarás o mal de Israel.
Deuteronômio 22:22

Jesus sabendo de toda hipocrisia deles, e vendo que eles protegiam os grandes e acusavam os pequenos começou a escrever no chão:
Mas Jesus inclinou-se e começou a escrever no chão com o dedo.

Visto que continuavam a interrogá-lo, ele se levantou e lhes disse: "Se algum de vocês estiver sem pecado, seja o primeiro a atirar pedra nela".
João 8:6,7

Segundo uma fonte histórica da época jesus escreveu o nome ASER. Aser era um fariseu muito rico e era ele que tinha sido apanhado em adultério juntamente  com ela. Mas como poderia os fariseus apedrejar gente da sua própria classe religiosa?

A verdade de Jesus nocauteava aqueles acusadores. E Jesus voltou a escreve r no chão

Inclinou-se novamente e continuou escrevendo no chão.
João 8:8

Jesus seguia escrevendo uma lista de nome de fariseus e escribas que tinha se deitado com aquela mulher. Então veio a pergunta sublime de Jesus:
Se algum de vocês estiver sem pecado, seja o primeiro a atirar pedra nela".
João 8:7

E todos seus acusadores foram embora:
Os que o ouviram foram saindo, um de cada vez, começando com os mais velhos. Jesus ficou só, com a mulher em pé diante dele.

Então Jesus pôs-se de pé e perguntou-lhe: "Mulher, onde estão eles? Ninguém a condenou? "
"Ninguém, Senhor", disse ela. Declarou Jesus: "Eu também não a condeno. Agora vá e abandone sua vida de pecado".
João 8:9-11

Jesus disse para ela abandonar sua vida de pecado, mas, não deixou ela ser acusada de forma injusta. Assim é o amor de Jesus, ele sabe como levar uma ovelha perdida aos braços do Pai.


 Aprendendo Com Jesus




Visite nosso canal no Youtube:
https://www.youtube.com/channel/UCtTQeWF5DHQb8Smnyfh22VA

domingo, 4 de março de 2018

A POLITICA E A TEIA DE ARANHA NOS DIAS DE JESUS



Nos dias que Jesus esteve na terra de Israel, esta terra era dominada por Roma sob o comando de César, e Pilatos era quem representava César e todo o poderio de Roma em Jerusalém. O governo de Roma era cruel e impunha duros impostos sobre o povo judeu.

Além disso tinha as divisões políticas-religiosas dentre o povo Judeus que eram os Saduceus, Fariseus, Herodianos, Escribas e Essenênios, o que resultava em uma verdadeira guerra de ideologias e controle pelo poder.

ENTENDENDO ESSA TEIA DE ARANHA

O partido dos Saduceus era constituídos pela casta sacerdotal, eram os mais ricos, contendo todo o dinheiro do templo. O tráfico dos animais para os sacrifícios da lei era que gerava toda essa fonte de renda. Quando lhes era de interesse se juntava a Roma oferecendo dinheiro para manter favores ilícitos. Usavam da força da religião para comprar o poder politico.

Até quando Jesus ressuscitou os saduceus trataram de usar a corrupção para calar os soldados do império romano. Não interessava para os Saduceus outro Rei, no caso Jesus de Nazaré, por isso, tentavam a todo custo calar os guardas romanos:

E, quando iam, eis que alguns da guarda, chegando à cidade, anunciaram aos príncipes dos sacerdotes todas as coisas que haviam acontecido. E, congregados eles com os anciãos, e tomando conselho entre si, deram muito dinheiro aos soldados, dizendo: Dizei: Vieram de noite os seus discípulos e, dormindo nós, o furtaram.
E, se isto chegar a ser ouvido pelo presidente, nós o persuadiremos, e vos poremos em segurança.
E eles, recebendo o dinheiro, fizeram como estavam instruídos. E foi divulgado este dito entre os judeus, até ao dia de hoje.
Mateus 28:11-15



Os Fariseus eram uma classe religiosa e eram rivais dos saduceus, os fariseus eram a minoria, porém, gozavam de mais popularidade com o povo. E por desfrutar de mais popularidade geralmente conseguia convencer o saduceus. Enquanto os saduceus ocupavam mais os grandes cargos políticos os fariseus ocupavam as mais altas cadeiras religiosas.






Os Escribas e doutores formavam uma classe de profissionais, eram os copistas, e era uma profissão muito honrosa, eram eles os responsáveis por traduzir a torah e geralmente eram muito bem remunerados.

Os herodianos formavam mais um partido político do que um grupo religioso. Eram assim chamados por serem partidários assalariados da dinastia de Herodes. Herodes, o Grande, tentou romanizar a Palestina em sua época.

Já os Essênios eram um grupo de pessoas que por não concordar com a mistura religiosa-politica se separavam nos desertos para estudar a torah sem a influência dos sacerdotes, fariseus ou escriba, e excluía as mulheres dos assuntos da torah.

Tinham ainda os grupos dos Zelotes, que era a espécie de uma força militar, eram pessoas que queriam enfrentar Roma, mas, por não se equivaler das forças romanas esperavam um Rei que poderia tomar a frente dessa causa.


NESTE EMARANHADO DE FORÇA POLITICAS E RELIGIOSAS NASCE JESUS


É neste contexto que nasce Jesus, e o seu nascimento já causou medo em Herodes, a ponto de querer matá-lo ainda quando Jesus era um bebê. A verdade é que todos o grupos religiosos e políticos tentavam se fortalecer e a todo custo tentavam persuadir Jesus para fazer parte de seus respectivos clãs.

Mas o reino de Jesus, era o Reino do seu Pai, um reino em que a força da religião só serviria pra ser chamado de ‘fermento dos fariseus”. O  tráfico ilícito de enriquecimento dos animais de sacrifícios só prestaria para corrupção nos templos entre os sacerdotes, Jesus jamais compactuaria o seu reino com estas podridões.

A força de Herodes foi duramente atacada por Jesus:
Naquele mesmo dia chegaram uns fariseus, dizendo-lhe: Sai, e retira-te daqui, porque Herodes quer matar-te.
E respondeu-lhes: Ide, e dizei àquela raposa: Eis que eu expulso demônios, e efetuo curas, hoje e amanhã, e no terceiro dia sou consumado.
Lucas 13:31,32

Jesus empregou o termo “raposa”, este termo significava nos tempos de Jesus, que raposa era quem conseguiu de forma ilícita constituir sua política, que assim como a raposas são roedores de pequeno mamíferos, assim Herodes também se estabelecia “roendo” e minguando a força do povo judeu.
Já Roma era como uma grande ave que aninhou em Jerusalém, e de forma alguma, queria um outro reino para lhe fazer frente.

Jesus que no início de seu ministério tinham sido assediado por todas as classes era algo odiado por todos estes. Jesus era uma ameaça real, pois o povo o tinha como Rei, e Jesus escolheu ficar do lado dos pobres, das mulheres, dos rejeitados, portanto, não era interessante sob a ótica política ter um Rei que comandava um reino com tão pouca expressão.



MEU REINO NÃO É DESTE MUNDO



Respondeu Jesus: O meu reino não é deste mundo; se o meu reino fosse deste mundo, pelejariam os meus servos, para que eu não fosse entregue aos judeus; mas agora o meu reino não é daqui.
Disse-lhe, pois, Pilatos: Logo tu és rei? Jesus respondeu: Tu dizes que eu sou rei. Eu para isso nasci, e para isso vim ao mundo, a fim de dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade ouve a minha voz.
Disse-lhe Pilatos: Que é a verdade? E, dizendo isto, tornou a ir ter com os judeus, e disse-lhes: Não acho nele crime algum.
Mas vós tendes por costume que eu vos solte alguém pela páscoa. Quereis, pois, que vos solte o Rei dos Judeus?
João 18:36-39

Jesus nos fascina com suas respostas e com suas posturas, pois, não foi persuadido por nenhuma classe política e religiosa, Ele não se vendeu, e fundou seu reino dentro dos corações das pessoas, onde a traça dos Saduceus e fariseus, e a ferrugem dos escribas, essênios e zelotes não poderiam roubar. Um reino que consegue fazer um homem nascer de novo e se tornar um homem regenerado por Deus.



Um Rei que foi capaz de abrir os olhos dos cegos, transformar a conduta da pessoas. Andou entre esses emaranhados políticos sem se contaminar e entre a religião sem se tornar um como eles. Inaugurou o seu reino e chamou a igreja (pessoas convertidas ao evangelho) como embaixadores deste reino.

Más, para as forças político-religiosas este Rei não servia. Então tomaram a decisão de unir-se. Os grupos eram rivais um dos outros, más, para eliminar Jesus, resolveram fazer política, no que culminou a morte de Jesus.

Porém, o Pai ressuscitou este Jesus, e Ele e tornou-o Rei dos reis, acima de qualquer teia de aranha dessas conspirações religiosas e políticas que fazem até hoje.
E os seus servos, seus súditos, cada vez cresce mais em cada canto da terra. E vai chegar o dia que Ele vai voltar, e tirar essas raposas, da face da terra, e Ele mesmo vai governar com toda justiça e equidade.

...Certamente cedo venho. Amém. Ora vem, Senhor Jesus.
Apocalipse 22:20






Visite nosso canal no Youtube:
https://www.youtube.com/channel/UCtTQeWF5DHQb8Smnyfh22VA

sexta-feira, 2 de março de 2018

A CASA DOS PESCADOS



Algo curioso nos evangelhos é que Jesus escolheu dentre os apóstolos alguns que exerciam a profissão de pescadores.  O lago de Genesaré, por exemplo, ficava situado próximo o povoado de Betsaida. Para melhor compreensão é necessário que você compreenda que havia dois povoado com o mesmo nome a  saber: Betsaida de GAliléia e Betsaida dos gentios.
Betsaida  significa a casa dos pescados. Isso mostra o porque Jesus disse a Pedro e aos apóstolos  que faria deles pescadores de homens:

E, fazendo assim, colheram uma grande quantidade de peixes, e rompia-se-lhes a rede.

E fizeram sinal aos companheiros que estavam no outro barco, para que os fossem ajudar. E foram, e encheram ambos os barcos, de maneira tal que quase iam a pique.
E vendo isto Simão Pedro, prostrou-se aos pés de Jesus, dizendo: Senhor, ausenta-te de mim, que sou um homem pecador.
Pois que o espanto se apoderara dele, e de todos os que com ele estavam, por causa da pesca de peixe que haviam feito.
E, de igual modo, também de Tiago e João, filhos de Zebedeu, que eram companheiros de Simão. E disse Jesus a Simão: Não temas; de agora em diante serás pescador de homens.
Lucas 5:6-10

A redes que eles usavam  significa o , que pescaria tanto judeus quanto gentios de diferentes raças, tribos e nações. Por isso, dois vilarejos chamados Betsaida. As redes dos pescadores discípulos de Jesus se encheu de grandes peixes, assim, será também o resultado da colheita desta pesca maravilhosa de homens pecadores para seu Reino:

E cantavam um novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro, e de abrir os seus selos; porque foste morto, e com o teu sangue nos compraste para Deus de toda a tribo, e língua, e povo, e nação;
E para o nosso Deus nos fizeste reis e sacerdotes; e reinaremos sobre a terra.
Apocalipse 5:9,10






Visite nosso canal no Youtube:
https://www.youtube.com/channel/UCtTQeWF5DHQb8Smnyfh22VA

MENSAGEM DENTRO DO VENTO



Jesus, uma vez,  contou uma parábola dos semeadores. Ele mesmo disse que a semente é a mensagem do evangelho e as pessoas são o solo onde deveriam ser plantadas tais sementes.

Jesus era sabedor que em vários corações a palavra não frutificaria, mas, também que em outros muitos frutos produziriam:

O que semeia, semeia a palavra;
E, os que estão junto do caminho são aqueles em quem a palavra é semeada; mas, tendo-a eles ouvido, vem logo Satanás e tira a palavra que foi semeada nos seus corações.
E da mesma forma os que recebem a semente sobre pedregais; os quais, ouvindo a palavra, logo com prazer a recebem;
Mas não têm raiz em si mesmos, antes são temporãos; depois, sobrevindo tribulação ou perseguição, por causa da palavra, logo se escandalizam.
E outros são os que recebem a semente entre espinhos, os quais ouvem a palavra;
Mas os cuidados deste mundo, e os enganos das riquezas e as ambições de outras coisas, entrando, sufocam a palavra, e fica infrutífera.
E estes são os que foram semeados em boa terra, os que ouvem a palavra e a recebem, e dão fruto, um trinta, e outro sessenta, e outro cem.
Marcos 4:14-20


PORQUÊ  DEUS PERMITE VENTOS EM NOSSA VIDAS ?

Uma das metodologias da natureza de fazer nascer grandes árvores é o vento. O vento por intermédio da sua força leva a semente e as espalha em diferentes lugares. Isso explica porque muitas árvores nascem em alguns lugares ilusitados sem mesmo alguém ter plantado. O vento fez isso.

Jesus falou para Nicodemos que o vento assopra onde quer, e nós não sabemos qual a direção que o vento irá tomar, mas, Deus sabe exatamente onde ele quer que o vento deposite a semente.  O primeiro vento que Deus soprou para que a mensagem ensinada por Jesus se espalhasse foi no dia do pentecostes:

De repente veio do céu um som, como de um vento muito forte, e encheu toda a casa na qual estavam assentados.
E viram o que parecia línguas de fogo, que se separaram e pousaram sobre cada um deles.
Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito os capacitava.
Havia em Jerusalém judeus, tementes a Deus, vindos de todas as nações do mundo.
Ouvindo-se este som, ajuntou-se uma multidão que ficou perplexa, pois cada um os ouvia falar em sua própria língua.
Atos 2:2-6

Essas línguas não eram língua estranhas, mas, sim o idioma de cada nação presente naquele dia  “que ficou perplexa, pois cada um os ouvia falar em sua própria língua”.

Então Pedro juntamente com os apóstolos falaram do evangelho a todas aquelas pessoas, e quase 5 mil pessoas foram alcançados pela mensagem do evangelho.
Cada um voltava para as suas respectivas nações falando para outros da doutrina de Jesus, e o evangelho ia crescendo. A semente ia dando muitos frutos para o Reino de Deus.

O VENTO DA PERSEGUIÇÃO

Deus é soberano, e como ele ama as pessoas, Ele queria que a mensagem de seu Filho Jesus, se espalhasse. Desta forma, permitiu uma grande perseguição liderada por Saulo:
E Saulo estava ali, consentindo na morte de Estêvão. Naquela ocasião desencadeou-se grande perseguição contra a igreja em Jerusalém. Todos, exceto os apóstolos, foram dispersos pelas regiões da Judéia e de Samaria.
Atos 8:1

Os apóstolos e discípulos de Jesus se dispersaram por toda Judéia e Samaria. Por onde eles passavam eles levavam os ensinamentos de Jesus, e o evangelho iam ganhando cada vez mais pessoas. A perseguição foi um forte vento missionário para que a semente a mensagem do Messias fosse levada por toda parte do mundo.

A dispersão ocasionada pela perseguição fez com que a igreja de Jesus fosse crescendo cada vez mais, a ponto de Tiago escrever uma carta para os cristãos dispersos fortalecendo-os no Senhor:

Tiago, servo de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, às doze tribos que andam dispersas, saúde.
Tiago 1:1

Sabendo que a prova da vossa fé opera a paciência.
Tiago 1:3

O vento da perseguição era um agente de Deus na propagação do evangelho, Deus é paciente e estava satisfeito com os resultados da frutificação do evangelho.

Com isto, aprendemos que todas as coisas contribuem para o bem daqueles que amam a Deus, tudo contribui para o crescimento da igreja. Quando vem algum vendaval de perseguição vejo muitos se levantarem e se por em oração repreendendo vento, sem entender que muitos ventos partem do Senhor para  levar pessoas a vários lugares.

As pessoas são as sementes arrastadas pelo vento a toda parte. Várias  têm que sair de seus bairros, cidades, estados ou até mesmo país devido algum tipo de vento que passou. E acham que isso veio por parte do adversário, mas, era somente Deus conduzindo elas através do vento, para servirem de bússolas para alcançar novas pessoas para Jesus.

O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito.
João 3:8






Visite nosso canal no Youtube:
https://www.youtube.com/channel/UCtTQeWF5DHQb8Smnyfh22VA