segunda-feira, 27 de agosto de 2018

AGNOSTO THEO: O DEUS DESCONHECIDO



Saiba quem pois este altar...

...Porque, passando eu e vendo os vossos santuários, achei também um altar em que estava escrito: AO DEUS DESCONHECIDO. Esse, pois, que vós honrais, não o conhecendo, é o que eu vos anuncio...

Paulo ao chegar em Atenas encontrou um ALTAR escrito em grego: AGNOSTO THEOS, que significa o Deus desconhecido. Mas porque Paulo encontrou este altar nesta cidade? Quem colocou lá?
A história desse altar aconteceu 600 anos antes de Cristo. Uma grande epidemia caiu sobre a cidade de Atenas, muitas pessoas estavam morrendo. E o rei da cidade reuniu todos os religiosos da cidade para aplacar a praga. Então uma sacerdotisa de deuses pagãos disse em uma reunião: “resta ainda um deus a ser apaziguado, mas não sabemos o nome desse deus”.

Não existia um sábio em Atenas para apaziguar a ira desse deus. Porém, eles sabiam que havia um homem chamado Epimênides que morava em Cnossos na ilha de Creta que servia este deus. O rei de Atenas manda um navio, para buscar esse homem .
Quando Epimênides chegou pediu que ao nascer do sol, trouxesse um rebanho de ovelhas pretas e um rebanho de ovelhas brancas, um grupo de pedreiros e uma grande quantidade de pedras e argamassas, e deviam por em uma relva que ficava ao pé de uma rocha sagrada.

Enquanto isso, a cidade estava chorando seus mortos devido a epidemia se alastrar. Então bem de madrugada, o rei e os sacerdotes de deuses pagãos acompanharam Epimênides até a colina. Então ele fez uma oração: “sábios anciãos, vocês já se sacrificaram muito ofertando sacrifícios aos seus numerosos deuses, mas, nada adiantou. Mas existe um Deus interessado nesta questão desta praga, um Deus cujo nome não conhecemos, e ninguém o adora aqui em Atenas, mas, eu sirvo a este Deus.

Então ele pediu para soltar as ovelhas no campo, e pediu para deixá-las irem onde elas quisessem, mas cada uma delas devia ser seguida por um homem. Então Epimênides pediu: Oh tu Deus desconhecido, contempla a praga que aflige essa cidade e tem compaixão deste povo, revela agora a tua disposição para responder, fazendo com que qualquer ovelha que te agrade, faça-as deitar na relva em vez de pastar. Escolha as brancas que te agradarem, e as pretas que te dão prazer. As que o Senhor escolher serão sacrificadas, e um altar se levantará onde elas se prostrarem. De repente, algumas ovelhas tanto brancas, quanto pretas, começaram a se prostrar. Houve então uma comoção na cidade e o rei junto com os sacerdotes, se prostraram, e começaram a adorar o Deus que eles não conheciam, então o rei perguntou: o que devo fazer agora Epimênides?

Epimênides pediu que as ovelhas que se prostraram deviam ser sacrificadas e oferecido um culto a este Deus, e que no lugar onde elas se prostraram os pedreiros deviam levantar grandes altares e gravar o nome: AGNOSTO THEO
Dentro de uma semana, a cidade estava livre da praga, e todos os enfermos estavam curados. Essa história aconteceu 600 anos antes de Cristo.
Setenta anos aproximadamente após Cristo, portanto seis séculos e meio depois, Paulo entra na cidade de Atenas, eles haviam se esquecido do verdadeiro Deus e adoravam toda sorte de ídolos. A alma de Paulo se move com compaixão dos atenienses e levanta a voz e diz:

“Porque, passando eu e vendo os vossos santuários, achei também um altar em que estava escrito: AO DEUS DESCONHECIDO. Esse, pois, que vós honrais, não o conhecendo, é o que eu vos anuncio.
O Deus que fez o mundo e tudo que nele há, sendo Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens;
Nem tampouco é servido por mãos de homens, como que necessitando de alguma coisa; pois ele mesmo é quem dá a todos a vida, e a respiração, e todas as coisas;
E de um só sangue fez toda a geração dos homens, para habitar sobre toda a face da terra, determinando os tempos já dantes ordenados, e os limites da sua habitação;
ATOS 17.23-26

Fernando Romero.

Nenhum comentário:

Postar um comentário