O homem ao comer do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal, passou a ter a mente deturpada. Nossa referência de bem e de mal, nasceu no encontro com a serpente, portanto nosso conceito não é fruto da verdade e sim da sagacidade. Por isso, Deus disse a Jonas que o povo não sabe discernir sua mão direita da esquerda.
Deus sabe que chamamos o mal de bem, e o bem de mal, por isso, ele diz que enganoso é o coração do homem. Desta forma, eu tenho que buscar a Deus em tudo, pois somente Ele sabe o que realmente é bem ou mal para mim.
O que Deus falou para Adão e Eva foi:
...contudo, não comerás da árvore do conhecimento do bem e do mal, porque no dia em que dela comeres, com toda a certeza morrerás!”
Gênesis 2:17
Mas o diabo suprimiu a palavra de Deus, e relativizou o que Deus disse:
Ora, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o SENHOR Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim? Gênesis 3:1
Faltou a serpente dizer, que nem era para tocar, pois no dia que comessem morreriam. Ele suprime verdades da palavra que Deus falou.
Somente Deus sabe o que de fato é bem ou mal, mas, nosso conceito de bem e de mal é tão maligno que o que Deus disse não serve, quando não estamos pautados pela palavra, nasce nossas ideologias, nossas convicções e nossas morais, nossas construções paralelas, nossos acréscimos, nossas teologias. Tudo nasceu deste encontro com a serpente.
Deus disse que não servia e proibiu até de tocar.
Nosso conceito de bem e de mal, não nos salva da tentação, mas sim nos arremete para ela. Assim foi com Eva, ela foi de encontro à tentação. O fruto desse encontro com a serpente-diabo faz com que colocamos acréscimos na palavra, ou seja, o que Deus falou não serve, precisamos colocar acréscimos. Porque quando suprimirmos o que Deus falou, nascem nossos acréscimos, passamos a presumir o que é bom ou mal, e fazemos isto em nome de Deus.
A filosofia da serpente está intrínseca em nossas mentes. A pergunta a se fazer é: suas certezas vêm de uma revelação de Deus ou de uma sedução do diabo? Essa presunção nos tira a paz do ser, a gente pensa que sabe o que é bom ou mal, mas somente Deus sabe o que é bem ou mal, pois somente Ele conhece o ambiente onde nasce tudo que é o coração.
O resultado de nossa presunção é nudez e a vergonha, e você tem que admitir que não sabe o que é mal ou bom, apenas presumiu. Assim foi com Adão e Eva, ao responder pela sua própria consciência, ficaram envergonhados, pois assumiram para si, o papel de querer ser Deus.
Uma das piores manifestações deste encontro com o diabo em frente a árvore do conhecimento do bem e do mal, é que a gente passa a orientar outros, segundo essa fórmula da presunção e não do que Deus falou.
Sendo assim, toda nossa decisão deve ser apresenta a Deus em oração, para que Ele diga sim ou não, pois o que passa disso é de procedência maligna.
Fernando Romero.
Nenhum comentário:
Postar um comentário