Quando os homens primitivos caçavam, todos eles se reunia em volta do fogo enquanto a caça assava. Era um lugar de encontro e de conversas demoradas. Curiosamente a etimologia da palavra lar vem dessa lareira que estes homens faziam. Lar significa aconchego.
A primeira vez que a mesa aparece na Bíblia é na instrução de fazer o tabernáculo. A mesa está do início ao fim das escrituras sagradas.
Mesa nos fala de encontro, retrata comunhão, é na mesa que vemos o pão nosso de cada dia. Cada vez que você ora agradecendo um alimento você invoca a presença de Jesus.
Mesa é o maior significado do lar. Mesa é onde damos pão para quem tem fome, mas também o lugar de procurar fome para quem tem pão. Mesa é onde a gente põe o prato pra quem amamos, mas também o lugar onde se tira o prato de quem precisa. Mesa é o altar dos lugares, mas também lugar de ausência de pessoas que não mais estão.
Mesa é o lugar de inclusão, mas também de exclusão. Hoje nos assentamos a mesa e estamos no celular. Digitalizar a mesa é o maior atentado contra comunhão. A mesa não é para ter celulares, é para participar um da vida do outro. Jesus antes de ser crucificado fez questão de servir a última ceia na mesa. E o que me impressiona é que seu primeiro ato após nos receber na glória, vai ser nos receber em uma mesa:
E, quando comiam, Jesus tomou o pão, e abençoando-o, o partiu, e o deu aos discípulos, e disse: Tomai, comei, isto é o meu corpo. E, tomando o cálice, e dando graças, deu-lho, dizendo: Bebei dele todos; Porque isto é o meu sangue, o sangue do novo testamento, que é derramado por muitos, para remissão dos pecados. E digo-vos que, desde agora, não beberei deste fruto da vide, até aquele dia em que o beba novo convosco no reino de meu Pai. Mateus 26.26-29
Fernando Romero
Nenhum comentário:
Postar um comentário