E, respondendo João, disse: Mestre, vimos um que em teu nome expulsava os demônios, e lho proibimos, porque não te segue conosco. Lucas 9.49
Depois de os discípulos perguntarem para Jesus quem é o maior no reino, e serem veementemente repreendidos, João agora se esconde atrás do surto da responsabilidade diluída na coletividade.
“Mestre, vimos certo homem, que em teu nome expulsava demônios, e lho proibimos porque não segue CONOSCO. Certo homem(um anônimo), que expele demônios, parece que o homem fazia isso regularmente. Mas como o homem não seguia com eles, com esse CONOSCO, nós lho proibimos! CONOSCO proibiu, CONOSCO que é o negócio. CONOSCO diz o que é história e o que não é, diz o que é oficial e o que não é. CONOSCO informa a Deus, não mais pergunta a Deus. CONOSCO já passou dessa fase de “ quem é o maior “, porque CONOSCO já sabe: somos nós. Mas conosco é o diabo.
Quem pensa assim está afetado pela psicologia da seita. João agora parece se dissociar de si mesmo, como indivíduo sobre quem é o maior no reino, ele, juntamente com os outros, resolve diluir o quem é maior pelo somos melhores. Parece inofensivo porque deixa de ser uma pergunta individual como: quem é o maior no reino ? E o surto toma outra cara : somos os melhores. Se sentem no direito de proibir o homem que fazia o bem só porque não pertencia ao seu grupo CONOSCO. A sutileza está que o conosco tira a responsabilidade pessoal, dilui a decisão individual, faz com que a coisa inteira não seja de ninguém, seja de conosco. Conosco é João diluído no nada, que é como fica a mente do religioso. No conosco há uma supressão de tudo.
Às vezes o indivíduo até chega a dizer: olha, eu aceito tal coisa, pois sei que Deus aceita, mas o problema é que a igreja -o CONOSCO-não aceita. O coletivo não aceita, é assim que o CONOSCO se torna maior que Deus na terra. O cara só quer pregar nos púlpitos porque está diluído no coletivo, mas se alguém na esquina lhe pedir para falar de Jesus ele não consegue, a psicologia da seita do conosco mata o eu do indivíduo, então passam a fazer parte da espiritualidade do conosco. Em conosco alguém lê o evangelho por mim, alguém prega por mim. Em conosco, tudo o que eu não sou, alguém é em meu nome. Nenhum cristão Matou ninguém, quem fez foi a Santa Inquisição-foi conosco.
Enfim para não ser conosco que nós precisamos de EMANUEL ( Deus conosco), porém, na espiritualidade do conosco, Deus se vai, fica somente o conosco. Fica as proibições quando alguém não pertence ao seu grupo.
Livro: Caminho do Discípulo, vol 2, páginas 222-224 de CAIO FÁBIO
Nenhum comentário:
Postar um comentário