Me lembro de poucas lembranças de meu pai, mas uma memória é desse ditado que ele falava: “ por fora fora bela viola, por dentro pão bolorento”. Jesus usou essa mesma expressão, porém de forma mais elegante:
Vós sois como sepulcros caiados: por fora parecem belos, mas por dentro estão cheios de ossos de mortos e de toda podridão! Assim também vós: por fora, pareceis justos diante dos outros, mas por dentro estais cheios de hipocrisia e injustiça. Mateus 23.27,28
O sepulcro caiado pode ser comparado com algo bonito por fora, com acabamento e beleza, mas que é fétido por dentro, revelando o seu verdadeiro significado. É algo que possui uma aparência de belo, mas está “podre” por dentro.
Quantas pessoas que carregam no porão da sua alma, pessoas que você Matou. Sim; quando odiamos alguém sepultamos essa pessoa dentro de nós. Como somos capazes de sorrir esteticamente se nossa alma sepulta pessoas por falta de perdão ?
Ignoraram completamente o conselho de Jesus que é para toda a vida: “ se estiveres indo apresentar sua oferta ao altar, e te lembrares que teu irmão tem algo contra ti, largue tua oferta e vá se reconciliar com ele”
Este princípio de Jesus mostra que o altar do meu culto é o meu próximo, meu irmão é o gazofilácio da minha oferta-culto. Não existe Deus para ninguém, assim. Deus existe quando amo a Deus no meu irmão: “ aquele que não ama seu irmão , a quem vê, como amará a Deus, a quem não vê ?”.
Muitos vivem amargurados, entristecidos, com paranóias e não sabem porque. A resposta pode estar justamente nos mortos que sua alma carrega. Quantas pessoas você pela sua amargura, ódio, falta de perdão, você “Matou”, fez inexistir essa pessoa? Você se tornou sepulcro. E a podridão está exalando em culpa, doenças psicossomáticas, e muitas vezes aquela doença física que exames médicos não acham, a cura está em você perdoar e dar vida a estas pessoas que você Matou e sepultou no seu ser.
Deus pode soprar o fôlego de vida neste vale de ossos secos que você carrega dentro de si. Através do perdão. Você verá que tudo vai ficar belo na sua alma .
Essa amargura é pão bolorento de uma viola que anda distoantes dos ensinos de Jesus. Os conselhos de Jesus devem ser as notas musicais da vida. Do contrário, se é bela viola por fora e pão bolorento por dentro; se é sepulcro Caiado por fora, e cheios de cadáveres por dentro.
Fernando Romero
Nenhum comentário:
Postar um comentário