domingo, 22 de setembro de 2024

SÓ TEM CASAMENTO RESTAURADO SE O CASAL TIVER AMIGOS VERDADEIROS.

Amigos ajudam restaurar casamentos…
Essa palavra nasceu no meu coração lendo as parábolas das dez Virgens. Onde cinco das virgens eram prudentes e cinco eram insensatas. As virgens nesta parábola representa os amigos do esposo:
“Então o reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram ao encontro do esposo.
E cinco delas eram prudentes, e cinco loucas. As loucas, tomando as suas lâmpadas, não levaram azeite consigo. Mas as prudentes levaram azeite em suas vasilhas, com as suas lâmpadas.” Mateus 25.1-4
A melhor palavra que define amigo é: custódia da alma , aquele que cuida das emoções ou da alma do outro. Feliz é o casal que tem esta qualidade de amigo.
Amigo verdadeiro é aquele que leva o casal até Jesus nas suas paralisias.
Amigos conselheiros podem fazer muito bem a um casal em crise. Mas é preciso ter bons amigos. Aqueles que segundo a parábola tem sempre um azeite a oferecer para ascender novamente a lâmpada do casal:
“Mas as prudentes levaram azeite em suas vasilhas, com as suas lâmpadas.” Mateus 25.4
Azeite fala de cura como também produz luz nas lamparinas. Muitos casamentos foram e podem ser restaurados se tiverem esses amigos que tem o casal sob custódia. Na multidão de conselheiros há segurança.
Fernando

T

ANTICRISTO ESTÁ POR DETRÁS DOS EPISÓDIOS POLÍTICOS QUE ESTÃO FAZENDO A DEMOCRACIA AFUNDAR

É uma questão de tempo para a falência da democracia…
“Desde a Idade Média, o Carnaval é a ocasião para o povo derrubar, de forma simbólica e por um tempo limitado, todas as hierarquias instituídas entre o poder e os dominados, entre o nobre e o trivial, entre o alto e o baixo, entre o refinado e o vulgar, entre o sagrado e o profano. Nesse clima, os loucos viram sábios, os reis, mendigos, e a realidade se confunde com a fantasia. Um golpe de Estado simbólico que termina quase sempre com a eleição de um rei, substituto temporário da autoridade oficial” Livro Os Engenheiros do Caos, pág 12
Os países que tem o regime democrático estão sendo abalados, e quem está por detrás do abalo sistêmico da democracia é o Anticristo. Mas agora não é mais carnaval, é a realidade. O Anticristo está por detrás das plataformas digitais, usando seus engenheiros do caos para dissimular o ódio, e as fakes News. É a Era da mentira, disseminada pelas fakes News.
“É a história de Dominic Cummings, diretor da campanha do Brexit que afirma: Se você quer progresso em política, não contrate experts ou comunicadores. É melhor utilizar os físicos.”
( livro Engenheiros do Caos pág 19).
Assim como no carnaval você não sabe quem está por detrás da fantasia, nas plataformas digitais as fakes News e as mentiras para ridicularizar os governos democráticos são feito por anônimos. O anonimato não tem rosto mas tem as digitais do Anticristo.
“Nada mais devastador para a autoridade que o impertinente, que a transforma em objeto de ridículo. Juntos, esses engenheiros do caos estão em vias de reinventar uma propaganda adaptada à dos selfies e das redes socais, e, como consequência, transformar a própria natureza do jogo democrático. Sua ação é a tradução do Facebook e do Google. O jogo não consiste mais em unir as pessoas em torno de um denominador comum, mas, ao contrário, em inflamar as paixões do maior número possível de grupelhos para, em seguida, adiciiná-los, mesmo à revelia. Para conquistar uma maioria, eles não vão convergir para o centro, e sim unir-se aos extremos” Os Engenheiros do Caos pág 20,21.
O carnaval produz, naquele que dele participa, uma intensa sensação de plenitude e de renascimento… mas agora, a máscara coletiva se mudou para a internet, em que o anonimato tem o mesmo efeito de desinibição que, tempos atrás, nascia no momento de se vestir uma fantasia. O Anticristo está por detrás dos candidatos populistas que discursam contra a democracia. A saber: quem divulga fake News , e se insurge contra a democracia, está vestido de Anticristo.
O apóstolo Paulo alertou que ele é capaz de se parecer como um anjo de luz. E por um espaço de tempo muitos vão crer nas mentiras das fakes News. E vão achar que estão prestando um serviço a verdade mas não perceberam que foram captados pelos Engenheiros do Caos a serviço do Anticristo.
“A esse ( o ANTICRISTO) cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás, com todo o poder, e sinais e prodígios de mentira,E com todo o engano da injustiça para os que perecem, porque não receberam o amor da verdade para se salvarem.
E por isso Deus lhes enviará a operação do erro, para que creiam a mentira; Para que sejam julgados todos os que não creram a verdade, antes tiveram prazer na iniqüidade.”
2 Tessalonicenses 2.9-12
“Assim, o líder de um movimento que agregue as fakes News à construção de sua própria visão de mundo se destaca das manadas dos comuns. Não é um burocrata pragmático e fatalista como os outros, mas um homem de ação, que constrói sua própria realidade para responder os anseios dos discípulos.” Livro Os Engenheiros do Caos pág 24
Percebam que a luta contra a democracia não é isolada, é sistêmica para causar um efeito dominó nos países de regime democrático. Toda vez que você percebe um candidato com discurso contra as supremas cortes, contra o estado de direito democrático, usando a religião e o nome de Deus: eis os engenheiros do Anticristo preparando sua chegada.
Fernando

A VIDA COMO BARRO NAS MÃOS DO OLEIRO

“A educação se educa mais pelo que tira do que pelo que dá.” SÓCRATES
A palavra hebraica para oleiro (yoh·tsér) significa literalmente “formador” ou “aquele que forma (molda)”
Quando observamos um oleiro trabalhar o barro, verificamos que ele molda o barro em um torno que está na vertical. Uma demonstração disso é a famosa cena do filme Ghost-do outro lado da vida.
É tirado tudo aquilo que não cabe para se tornar o objeto desejado. O barro vai sendo exprimido, e os excessos vai saindo pela mão do oleiro; ficando só aquilo que é essencial é puro. É então que entendemos o que disse o sábio filósofo:
“A educação se educa mais pelo que tira do que pelo que dá”. SÓCRATES
A vida não se amontoa , ela se soma.
Se tá um quebra cabeça é porque tem muita coisa sobrando. Precisamos ser moldados na vertical; é na vertical que transcendemos. A vida é harmônica, e cada ciclo serve de luz para o momento presente que é sempre continuo.
E na horizontal, nas nossas relações com o próximo é que percebemos o quanto o oleiro nos educou mais tirando do que se dando.
Uma pessoa não moldada no torno da vida vive em fragmentos como um quebra cabeça, nada se encaixa. A vida não é peças de quebra cabeça , que tem cada um sua peça. A vida é uma conexão onde tudo que tem vida se entrelaçam.
Quando é tirado de nós os excessos, passamos pela dor da evolução. Pois se abre espaço, somos dilatados, para recebermos nossa identidade das mãos do oleiro. Nosso eu é trabalhado em Cristo, e nossas maquiagens e roupagens são retiradas de nós.
Nosso eu interior brota, e aparece quem de fato somos; a tradição bíblica chama de nascer dinovo. Nascer dinovo é passar pela educação nas mais do Oleiro que mais se tira do que se dá. Aquilo que não nos é necessário vai ficando no caminho, enquanto o viajante vai se tornando mais lúcido enquanto caminha.
Fernando

Todas as reações

A MORTE SÓ É DOLOROSA PARA AQUELES QUE NÃO ENTENDEM QUE MORRER É A MELHOR DAS ENTREGAS.

“Em verdade, em verdade vos digo: se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas, se morrer, produz muito fruto”. João 12.24
Quando um trigo morre ele vira pão. Ele fez a melhor das entregas. Quem não entende que a morte é a melhor das entregas sofre muito quando perde um ente-querido.
Jesus quando estava morrendo na cruz ele fez a melhor das entregas: se entregou ao Pai:
“ Pai nas tuas mãos entrego meu espírito”.
Quando aquilo para que somos útil se cumpre, cabe a nós fazermos a entrega do nosso espírito ao Pai. Esse entendimento fica bem claro nesse fato histórico:
Você sabe como nasceu a batalha de Maratona? Os persas sempre ganhavam dos gregos nessa batalha. Então os atenienses acostumados a perder disseram ao seu povo: “ senão voltarmos em três dias coloquem fogo em Atenas para que os Persas não vos profane. Porém os cidadãos gregos de Atenas venceram os Persas. Então precisa agora alguém avisar os atenienses que os gregos venceram. Entre eles tinha um cidadão maratonista corredor chamado Filipides. Este foi escolhido para dar a mensagem aos atenienses que os Gregos venceram; então Fidipides correu 42 km e deu o recado a cidade: “Vencemos”.
E ao pronunciar essa palavra ele caiu morto pela exaustão. Mas sua mensagem impediu Atenas de ser incendiada.
Você já seu recado ao mundo? Sua palavra pode salvas muitas Atenas. O apóstolo Paulo disse que somos nós na carta ao mundo lida pelos homens. Filipides morreu só após dar sua última palavra, que salvou toda Atenas.
Isto me faz pensar que só quero dar meu último suspiro de vida após entregar minha palavra, o meu recado ao mundo.
“ Como sou pouco e sei pouco, faço o pouco que me cabe me dando por inteiro”
Ariano Suassuna
Quando você ver alguém que você ama, tenha o discernimento que quem está partindo está fazendo a melhor das entregas.
Fernando
Pode ser uma imagem de mudas

Todas as reaç

NOSSA SOCIEDADE ESTÁ SOFRENDO UMA CRISE VALORES?

“ os valores não são, os valores valem”
LOTZE
Nos últimos anos subiu a temperatura política no Brasil, e as pautas de costumes e valores foram muito discutidas. Os argumentos são os mais variados que estão se perdendo valores de família, educação, sociedade etc.
Porém, os valores não são absolutos; os valores valem. E os valores sofrem variantes e invariantes.
“A prudência, como invariante, é uma virtude que faz evitar a tempo as inconveniências e os perigos. O senhor feudal era prudente quando se armava, o burguês hoje, é prudentes quando se cerca de bons documentos.”
Mário Ferreira dos Santos.
Quando enredemos que os valores não são, mas os valores valem, você valoriza até a transformação dos valores que anda no curso da história. A sociedade está passando por transformações significativas, e a valorização dos valores está inserido. Houve um tempo que o analógico tinha um grande valor, mas hoje o valor é o digital.
Não está havendo crise alguma de valores na sociedade, apenas pensa assim quem pensa que os valores são. Mas os que entenderam que os valores valem, vale para ele a família do hétero como do gay, o casamento hétero como o casamento do gay. Vale o trabalho braçal como o tecnológico. Em um passado bem próximo era valoroso uma família ter inúmeros filhos, hoje se julga mais prudente ter um ou dois. Qual é melhor? Tanto faz, pois os valores valem.
Os que estão presos nas pautas conservadoras de costumes vão ficar extintos, é uma previsão a curto prazo; pois a geração que está aí já nasceram nessa metamorfose da valorização dos valores.
Sem dizer que os valores está muito ligado a forma que você foi educado. Para um religioso esse meu artigo é um escândalo, porque suas lentes é a religião. Religião que tentou tirar os valores da ciência e mandou muita gente para a fogueira no século passado…
Mas para quem está atento as fenomenologias da sociedade este artigo satisfaz.
Mas até na forma que você vai julgar este artigo fica provado que os valores não são, os valores valem… ou se fazem valer pelo prisma que você enxerga .
Fernando
Pode ser uma imagem de texto

VICIO DE IR A IGREJA PODE DESTRUIR FAMÍLIAS

Essa informação chocou você? Hoje é dia de refletirmos sobre essa pauta. Os pastores cobram seus membros para que nos cultos dia de semana e aos domingos. O pretexto é sempre o mesmo: “buscai o reino de Deus e sua justiça e todas as coisas lhe serão acrescentadas”. Quem se apoia neste versículo ignora todo o contexto.
Uma família que vai sempre a igreja gera traumas. Eis alguns exemplos: um adolescente acha Deus chato, porque para ele Deus não gosta de tudo que este adolescente gosta. O menino não pode jogar uma bolinha em um domingo de manhã porque tem a obrigação de ir a Escola dominical etc.
Eu conheço casos que pastores orientaram seus membros a ir em festas de aniversários de pessoas da família ou de pessoas queridas só após ir ao culto. Você sabe que estou colocando o dedo na ferida…
Eu ouvi na minha casa a confissão de uma mãe que me disse: “ por ir muito a igreja deixei de passar muitos momentos com meu filho e hoje ele nem quer saber de igreja”.
Muitas adolescentes quando se tornam jovenzinhas não querem namorar gente da igreja, porque é justamentens igreja que teve seu papai e mamãe “roubados” do seu crescimento.
É preciso equilíbrio. Ir aos templos entregar seu culto só é saudável quando há equilíbrio. Seu adolescente jogar uma bola com amigos em um domingo de manhã é também um culto a Deus; passear com seu garotinho(a) em uma praça em um domingo à noite ou comer um pizza com sua família é também cultuar.
É preciso repensar o evangelho para que você não perda sua familia, e seus filhos se tornem traumatizados com o vício de ir a igreja.
Olhe para Jesus e você verá como se portar em relação a este assunto. Jesus ia aos templos mas com equilíbrio. Jesus estava presentes em festas de casamento e dançava nestas festas ( casamento judaico se dança), Jesus ia pescar com seus amigos, Jesus ia a jantares quando lhe convidavam, bebia vinho com seus amigos. Porque é na vida que cultuamos a Deus e não somente no templo. Aliás Jesus muitas vezes falava para os enfermos dos traumas da religião a sair destes ambientes e viver. É só olhar para o tanque de betesda, onde Jesus viu que um homem estava escravizado pela religião há 38 anos. Jesus falou você quer ser curado?
Se quer toma a tua cama e anda foi a ordem de Jesus.
Se você não quer fazer parte da sua família odiar igrejas devemos fazer o mesmo: ter equilíbrio e tomar nossa “cama” e andar e viver. O evangelho está em cada passo que você dá para a vida.
Fernando
Nenhuma descrição de foto disponível.

Todas as reações:

A MULHER É MESMO O VASO MAIS FRACO COMO DIZ A BÍBLIA?

“Igualmente vós, maridos, coabitai com elas com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais fraco; como sendo vós os seus co-herdeiros da graça da vida; para que não sejam impedidas as vossas orações.” I Pedro 3.7
Muitos interpretam errado esse versículo porque o leem de forma isolada. Uma mulher sofre dores de parto e gera um filho, uma mulher cuida do seu marido doente até o fim, enquanto vários homens trocam sua mulher doente por uma com saúde. Uma mulher cuida de seus filhos fazendo de tudo por eles, enquanto os homens…
Quando Pedro escreve que a mulher é o vaso mais fraco ele não se referiu a mulher na sua anatomia, mas sim que a mulher nos seus tempos era vista como menor na condição social. A mulher tinha que baixar a cabeça para a sociedade. Era vista como menor, sem expressão e sem lugar de fala. A mulher é o vaso mais fraco no sentido de ser mais vulnerável na realidade social, são mais vulneráveis a abusos e violências. A mulher é o vaso mais fraco na estrutura social que é masculina e machista.
Desta forma, o apóstolo orienta o marido a defender essa mulher, fazer valer a sua voz, honrar como parte igual da sociedade. Afinal a mulher foi tirada do lado do homem ( costela) e não dos pés para que sejam humilhadas.
Pedro não estava falando da fragilidade humana da mulher como muitos interpretam, mas sim da vulnerabilidade da mulher em um na sociedade machista patriarcal.
O evangelho é tão gritante nesse sentido que Pedro escreve que o marido que não se por em defesa da sua mulher tem suas orações impedidas. Jesus sempre seu lugar para a mulher na sociedade, é muito significativo que ele tenha escolhido nascer de uma mulher para entrar no mundo, e quando ressuscitou apareceu primeiro a uma mulher.
O papel da mulher precisa ser re- significado na sociedade a luz do evangelho. Precisamos dar honra a mulher como Pedro ensinou, mas mas está honra tem haver com a realidade social. Os homens são convidados a olhar a mulher como co-herdeiras da sociedade na estrutura social e não como objeto.
Fernando
Pode ser um doodle