domingo, 22 de setembro de 2024

A MULHER É MESMO O VASO MAIS FRACO COMO DIZ A BÍBLIA?

“Igualmente vós, maridos, coabitai com elas com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais fraco; como sendo vós os seus co-herdeiros da graça da vida; para que não sejam impedidas as vossas orações.” I Pedro 3.7
Muitos interpretam errado esse versículo porque o leem de forma isolada. Uma mulher sofre dores de parto e gera um filho, uma mulher cuida do seu marido doente até o fim, enquanto vários homens trocam sua mulher doente por uma com saúde. Uma mulher cuida de seus filhos fazendo de tudo por eles, enquanto os homens…
Quando Pedro escreve que a mulher é o vaso mais fraco ele não se referiu a mulher na sua anatomia, mas sim que a mulher nos seus tempos era vista como menor na condição social. A mulher tinha que baixar a cabeça para a sociedade. Era vista como menor, sem expressão e sem lugar de fala. A mulher é o vaso mais fraco no sentido de ser mais vulnerável na realidade social, são mais vulneráveis a abusos e violências. A mulher é o vaso mais fraco na estrutura social que é masculina e machista.
Desta forma, o apóstolo orienta o marido a defender essa mulher, fazer valer a sua voz, honrar como parte igual da sociedade. Afinal a mulher foi tirada do lado do homem ( costela) e não dos pés para que sejam humilhadas.
Pedro não estava falando da fragilidade humana da mulher como muitos interpretam, mas sim da vulnerabilidade da mulher em um na sociedade machista patriarcal.
O evangelho é tão gritante nesse sentido que Pedro escreve que o marido que não se por em defesa da sua mulher tem suas orações impedidas. Jesus sempre seu lugar para a mulher na sociedade, é muito significativo que ele tenha escolhido nascer de uma mulher para entrar no mundo, e quando ressuscitou apareceu primeiro a uma mulher.
O papel da mulher precisa ser re- significado na sociedade a luz do evangelho. Precisamos dar honra a mulher como Pedro ensinou, mas mas está honra tem haver com a realidade social. Os homens são convidados a olhar a mulher como co-herdeiras da sociedade na estrutura social e não como objeto.
Fernando
Pode ser um doodle

Nenhum comentário:

Postar um comentário