segunda-feira, 8 de setembro de 2025

QUEM TRAZ A CURA PARA A ALMA ? A PSICOLOGIA OU A RELIGIÃO?

É pecado buscar ajuda com psicólogos?
Podemos fazer um paralelo com a disputa entre Elias e os profetas de Baal. Poderíamos dizer que a comunidade científica lançou o desafio: “O deus que responder com cura esse é Deus”. A medicina invocou a ciência; a teologia invocou a religião.
O ser humano é um ser complexo, dentro dessa complexidade estão as dores mentais e as angústias da alma. E há um preconceito dos religiosos contra as ciências da análise humana como a psicologia e psicanálise por exemplo, por acharem que Deus só está na religião. Já ouvi pastores em sua ignorância dizer que psicólogos é coisa de demônios.
John Carter e Bruce Narramore traz luz ao assunto: “toda verdade é verdade de Deus. Consequentemente, as verdades da psicologia não contradizem as verdades da revelação divina. Na realidade, elas podem ser integradas em um todo harmonioso”.
Outro conselheiro cristão, Gary Collins escreveu: “ Existe certamente muito conhecimento moderno, desconhecido nos dias de Jesus e de Paulo, que foi dado por Deus para nos ajudar a ministrar uns aos outros e servir a Cristo de forma mais eficaz”.
Toda ciência, e quando digo todas inclui-se a psicologia é uma dádiva de Deus para os homens. A ciência é a cura de Deus revelada por intermédio da fé.
“Para que os seus corações sejam consolados, e estejam unidos em amor, e em todas as riquezas da plena certeza da inteligência, para conhecimento do mistério de Deus e Pai, e de Cristo. Em quem estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento”. Colossenses 2.2-3
FernandoRomero

OBSERVANDO OS ATRIBUTOS DE DEUS VEJO QUE POSSO NELE CONFIAR

IMUTABILIDADE
“Porque eu o Senhor não mudo…” Ml 3.6
A palavra traduzida como mudança é a palavra hebraica sãnã, utilizada para descrever a alteração de um contrato, acordo.
Se Deus decidiu me abençoar, Ele não rasgará seu acordo. Mas todo contrato tem os dois lados: minha parte é entregar a direção da minha vida.
ONIPRESENÇA
Significa que Ele está sempre presente. “Para onde me ausentarei do teu Espírito? Para onde fugirei da tua face? Se subo aos céus, lá estás; Se faço minha cama no seol, lá estás; Salmos 139.7,8
Eu posso confiar que sou sempre alcançado pelos cuidados de Deus. Como está em todos os lugares; está até no meu amanhã.
ONISCIÊNCIA
Significa que Ele sabe todas as coisas. Esse atributo me garante a certeza que Ele está ciente de tudo o que está acontecendo,em qualquer situação. Ele por conhecer o que ainda desconheço me mostrará o caminho. Não importa o quanto desesperador seja uma situação. Ele sabe como agir.
ONIPOTÊNCIA
Ele tem todo o poder. Portanto, nunca devemos achar uma situação impossível de saída. Ele tem poder para reparar toda e qualquer circunstância. “Todas as coisas contribuem para o nosso bem”.
AMOR
O amor de Deus significa que Ele é o provedor gracioso de tudo quanto necessitamos. E quando me instrui, corrige, repreende, exorta, consola; faz como um Pai amoroso. Esse amor só deseja o que é o melhor para aqueles que Nele confiam sua vida.
FernandoRomero

O QUE A TARTARUGA TEM HAVER COM JESUS ?

Cada tartaruga carrega em suas costas sua casa. Hoje quero lhes falar da nossa casa teológica. “Minha casa teológica é o palácio em minha mente para o Cristo Rei. Mas não devemos nos esquecer de que o Rei e o palácio não são sinônimos” Brian Zahnd
Cada um de nós recebeu uma crença da religião em que aderiu. Não escolhemos nem nossos nomes. E aquilo que me ensinaram a crer são casas teológicas. Adquiri os materiais para a construção da minha casa teológica de vários fornecedores. No meu caso a igreja Assembleia de Deus, com uma teologia pentecostal durante boa parte da minha vida, e todos os tipos de pregadores e professores populares que segui.
Nossas crença são nossa casa teológica. Mas e quando você conhece Jesus e vê que sua sua beleza não compactua com sua casa teológica? Não podemos confundir nossa casa teológica com Deus . Deus não é uma ideia minha ; a minha ideia de Deus é uma ideia minha. Há uma grande distância. Minha casa teológica e Cristo não são sinônimos…
Não tenham medo de ter dúvidas sobre o que sua casa teológica entrega ou deixa de entregar.
“Comecei a ver que teorias da escatologia, teorias da expiação e teorias do juízo final que havia herdado ao longo do caminho agora parecia chocar-se com a beleza de Cristo.” Brian Zahnd
Nossa casa teológica pode ser útil e eficaz, digna de nosso Rei, ou pode ser inadequada, talvez ofensiva e indigna de nosso Rei. Não precisa derrubar tudo ; jogar tudo fora quando sua casa teológica não compactuar com a beleza do Cristo.
As vezes precisamos fazer reformas nas nossas crenças. Não pense que fazer reformas e te-significar sua fé é uma ofensa à quem lhe deu a primeira casa. Deus vê o coração do pedreiro. Explore outras casas, outras linhas teológicas. Não vá com ferramentas de demolição mas vá com instrumento de restauração.
Não derrube toda casa. Vai vendo o que na sua casa não se encaixa com Jesus e vai trocando a pintura, os móveis. Pode ser que na sua casa tenha pisos raros, não vá demolir tudo. Vai deixando Jesus arrumar a casa e re-significando sua vida. Outros sim; respeite a vizinhança que tem casas diferentes. Cada um vai perceber Jesus com o olhar da casa que recebeu.
FernandoRomero

PORQUE JESUS PEDIU PARA MARIA MADALENA NÃO O AGARRAR?

“Não me segures, pois ainda não voltei para o Pai. Mas vai, e ao encontrar meus irmãos, dize-lhes assim: ‘estou ascendendo ao meu Pai e vosso Pai, para meu Deus e vosso Deus’. João 20.17
“Uma noite escura da desconstrução pode ser seguida por uma nova aurora de fé renovada.Maria Madalena tinha de parar de agarrar-se ao Jesus que havia previamente conhecido; um Jesus confinado aos Londres do tempo e espaço, e começá-lo a conhecê-lo como aquele que agora “enche consigo mesmo todas as coisas em toda parte” (Efésios 1.23). Maria precisava parar de agarrar-se ao Jesus que havia conhecido no passado afim de reconhecer o Cristo ressuscitado que estaria presente para ela agora e para sempre. Maria havia conhecido o Jesus histórico. Maria não pode agarrar-de ao Jesus histórico; ela deve comunicar-se com o Cristo que ascendeu ao céu . Seria esse um modo inferior de conhecer Jesus? Não! O Jesus histórico foi conhecido apenas por um pequeno grupo de pessoas que moraram na Galiléia e Judéia no primeiro século, mas o Cristo ressuscitado é acessível a todas as pessoas em todos os tempos. O Cristo ressuscitado é o único homem que está presente em comunhão perpétua com todos os seres. A beleza da história de Maria é que uma noite escura foi apenas o antecedente de uma nova aurora quando um fim amargo se transformou em novo começo.” Brian Zahnd
Precisamos parar de nos agarrar-mos de como nossas crenças te ensinou ver Jesus. E nos permitir que Jesus se revele a nós nos libertando dos tentáculos que nos prende em nossas convicções. Para Maria entre a sexta da crucificação e a Páscoa de domingo, está um sábado de silêncio e de descontrução. Esse sábado para alguns pode durar um longo tempo, mas uma noite escura pode ser seguida de uma nova aurora de fé.
FernandoRomero

UMA MENSAGEM PARA AQUELES QUE NÃO CONSEGUE ACHAR JESUS NO MOVIMENTO QUE FAZ PARTE.

Maria a mãe de Jesus perdeu seu filho quando tinha dose anos por três dias quando foi celebrar uma festa em Jerusalém. Quando o achou, encontrou ele discutindo as escrituras com os entendidos.
“quando o viram, maravilharam-se, e disse-lhe sua mãe: Filho, por que fizeste assim para conosco? Eis que teu pai e eu ansiosos te procurávamos.E ele lhes disse: Por que é que me procuráveis? Não sabeis que me convém tratar dos negócios de meu Pai?” Lucas 2.48,49
Mais tarde quando Jesus tá tinha trinta anos, Maria sua mãe, voltou a perdê-lo. Jesus abandonara a profissão de carpinteiro e começou a anunciar a palavra de Deus:
“Chegaram, então, seus irmãos e sua mãe; e, estando fora, mandaram-no chamar.
E a multidão estava assentada ao redor dele, e disseram-lhe: Eis que tua mãe e teus irmãos te procuram, e estão lá fora.E ele lhes respondeu, dizendo: Quem é minha mãe e meus irmãos?
E, olhando em redor para os que estavam assentados junto dele, disse: Eis aqui minha mãe e meus irmãos.Porquanto, qualquer que fizer a vontade de Deus, esse é meu irmão, e minha irmã, e minha mãe.” Marcos 3.31-35
Cada vez que Maria perdia Jesus, ela o encontrou novamente, mas teve de repensá-lo. Você acha que sua religião ou movimento que você faz parte Jesus não está mais. Você sente que na angústia e acha que perdeu Jesus. Mas o próprio Jesus falou que seria assim, para que você pudesse encontrá-lo em outros movimentos, e você vai ter que repensá-lo:
“Peçam e receberão. Procure e encontrarão. Bata e a porta lhe será aberta. Pois todos que pedem, recebem. Todos que procuram,encontram. E para todos que batem ,a porta é aberta.” Mateus 7.7,8
Em cada porta, Jesus estará diferente; ao repensá-lo você vai re-significando sua fé.
FernandoRomero