Cada tartaruga carrega em suas costas sua casa. Hoje quero lhes falar da nossa casa teológica. “Minha casa teológica é o palácio em minha mente para o Cristo Rei. Mas não devemos nos esquecer de que o Rei e o palácio não são sinônimos” Brian Zahnd
Cada um de nós recebeu uma crença da religião em que aderiu. Não escolhemos nem nossos nomes. E aquilo que me ensinaram a crer são casas teológicas. Adquiri os materiais para a construção da minha casa teológica de vários fornecedores. No meu caso a igreja Assembleia de Deus, com uma teologia pentecostal durante boa parte da minha vida, e todos os tipos de pregadores e professores populares que segui.
Nossas crença são nossa casa teológica. Mas e quando você conhece Jesus e vê que sua sua beleza não compactua com sua casa teológica? Não podemos confundir nossa casa teológica com Deus . Deus não é uma ideia minha ; a minha ideia de Deus é uma ideia minha. Há uma grande distância. Minha casa teológica e Cristo não são sinônimos…
Não tenham medo de ter dúvidas sobre o que sua casa teológica entrega ou deixa de entregar.
“Comecei a ver que teorias da escatologia, teorias da expiação e teorias do juízo final que havia herdado ao longo do caminho agora parecia chocar-se com a beleza de Cristo.” Brian Zahnd
Nossa casa teológica pode ser útil e eficaz, digna de nosso Rei, ou pode ser inadequada, talvez ofensiva e indigna de nosso Rei. Não precisa derrubar tudo ; jogar tudo fora quando sua casa teológica não compactuar com a beleza do Cristo.
As vezes precisamos fazer reformas nas nossas crenças. Não pense que fazer reformas e te-significar sua fé é uma ofensa à quem lhe deu a primeira casa. Deus vê o coração do pedreiro. Explore outras casas, outras linhas teológicas. Não vá com ferramentas de demolição mas vá com instrumento de restauração.
Não derrube toda casa. Vai vendo o que na sua casa não se encaixa com Jesus e vai trocando a pintura, os móveis. Pode ser que na sua casa tenha pisos raros, não vá demolir tudo. Vai deixando Jesus arrumar a casa e re-significando sua vida. Outros sim; respeite a vizinhança que tem casas diferentes. Cada um vai perceber Jesus com o olhar da casa que recebeu.
FernandoRomero
Nenhum comentário:
Postar um comentário