sábado, 27 de outubro de 2018

QUEM PODE CEAR SEGUNDO O EVANGELHO E QUEM NÃO PODE SEGUNDO A RELIGIÃO



Amasiados, adúlteros, não batizados podem cear?

Nisto, porém, que vou dizer-vos não vos louvo; porquanto vos ajuntais, não para melhor, senão para pior.
Porque antes de tudo ouço que, quando vos ajuntais na igreja, há entre vós dissensões; e em parte o creio.
E até importa que haja entre vós heresias, para que os que são sinceros se manifestem entre vós.
De sorte que, quando vos ajuntais num lugar, não é para comer a ceia do Senhor.
1 Coríntios 11:17-21

A religião vai dizer que quem não for batizado não pode cear, mas, nas escrituras não  tem um versículo que paute tal decisão.  Os amasiados não tem vez na ceia do Senhor, pois a religião diz que tem que ser casados. Uma pergunta a se fazer e se fazer pelas escrituras, é que a mulher está ligada ao marido pela lei, assim sendo, depois de um certo tempo, amasiados, a lei já os considera como união estável: marido e mulher.
Jovens que “pecam” sexualmente, também são deixados de lado pela religião e não pode cear. E ainda os “pastores” usam erroneamente o versículo: “examine-se o homem a si mesmo”. Mas a frente discutiremos isso.

QUEM PODE CEAR SEGUNDO JESUS?

Todos os que crerem nele, todos sem distinção. Não pecamos porque somos pecadores, somos pecadores e por isso pecamos, e nesta condição de pecador ninguém é digno de cear, mas, uma vez que Ele morreu e expiou o pecado de todos basta eu crer Nele para participar da ceia com Ele. A religião não vai concordar, mas, sigo Jesus.
Você vai ver sempre Jesus ceando com pecadores, e convidando os mancos, os coxos, paralíticos, para a grande ceia, e ainda ele diz que tem lugar na mesa, esse lugar é seu amigo leitor:

E, voltando aquele servo, anunciou estas coisas ao seu senhor. Então o pai de família, indignado, disse ao seu servo: Sai depressa pelas ruas e bairros da cidade, e traze aqui os pobres, e aleijados, e mancos e cegos.
E disse o servo: Senhor, feito está como mandaste; e ainda há lugar.
E disse o senhor ao servo: Sai pelos caminhos e valados, e força-os a entrar, para que a minha casa se encha.
Porque eu vos digo que nenhum daqueles homens que foram convidados (religiosos) provará a minha ceia.
Lucas 14:21-24

Para Jesus uma pessoa não precisa ser casada por lei, pois o casamento se faz no coração do outro.  Há muita gente casada em lei e que estão divorciados debaixo do mesmo teto, pois não estão no coração do outro. O que pode tornar uma pessoa mais casada do que ser casada no coração? Isto vale para os amasiados, e se quiser usar a lei, a lei á os dá o direito por união estável. E ainda que tivesse união estável, o que vale para Jesus é o casamento no coração um do outro, é isto que valida uma união diante Dele.
Você vê Jesus cear sempre com pecadores, da mesma forma que vê os religiosos o criticar por tal postura, assim como os mesmos vai criticar este texto. Ele mesmo respondeu aos religiosos que ele veio comungar (cear) com os publicanos e pecadores, e que  os que se julgam são ( religiosos) não precisam de médicos.  Ele veio foram para os doentes que tem consciência do seu pecado.
Jesus  ceou sua ultima ceia com um traidor e ladrão Judas, com um que o negaria e que as vezes emprestava sua boca para satanás Pedro. Ele não se importava com a condição. Até porque seu ensinamento era este: 

Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá para sempre; e o pão que eu der é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo.
esus, pois, lhes disse: Na verdade, na verdade vos digo que, se não comerdes a carne do Filho do homem, e não beberdes o seu sangue, não tereis vida em vós mesmos.
Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia.
João 6:52-54

Ele manda comer dele. A religião diz que quem comer em pecado enferma e muitos morrem, mas, Jesus diz o contrário, que quem não comer ainda que seja pecador é que morre, a vida eu só tenho participando da ceia, seja qual for meu estado, desde que eu tenha consciência de que preciso crescer Nele. O que chamo de crescer Nele, é o que Jesus chamou de TERDES VIDA EM VÓS MESMOS. Só posso ter vida Nele se cear com ele.
As pessoas entendem muito mal o contexto de I coríntios 11, pois não fazem um substrato do seu contexto. Quando Paulo diz que eles se reuniam para cear, mas se juntava para pior é porque faziam tudo ao contrário do que Jesus propôs.
O que acontecia na igreja de coríntios é que os ricos comiam separadamente dos pobres, e desta forma violava o que Jesus ensinou que a ceia é o comungar com todos e tornar todos inclusos no ato da ceia:

De sorte que, quando vos ajuntais num lugar, não é para comer a ceia do Senhor.
Porque, comendo, cada um toma antecipadamente a sua própria ceia; e assim um tem fome e outro embriaga-se.
Não tendes porventura casas para comer e para beber? Ou desprezais a igreja de Deus, e envergonhais os que nada têm? Que vos direi? Louvar-vos-ei? Nisto não vos louvo.
1 Coríntios 11:20-22

Cada uma comia o que trazia de casa sem repartir, era isto que Paulo dizia “toma sua própria ceia”. Por isso, ele relembra a igreja de coríntios como se devia cear:
Porque eu recebi do Senhor o que também vos ensinei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão;

E, tendo dado graças, o partiu e disse: Tomai, comei; isto é o meu corpo que é partido por vós; fazei isto em memória de mim.
Semelhantemente também, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que beberdes, em memória de mim.
Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice anunciais a morte do Senhor, até que venha.
1 Coríntios 11:23-26

Ceia é uma ação de graça pelo que Jesus fez por nós, e o pão deveria ser partilhado e compartilhado. Isso é que gera a  vida que Jesus falou, e a igreja de Corintios não seguia o modelo deixado por Jesus, fazia distinção, por isto Paulo disse: “nisto não vos louvo”.
É neste pensamento que ele diz para o homem se avaliar a si mesmo, ou seja, vejam, se vocês estão fazendo como Jesus falou, pois por não estarem fazendo muitos  de vós estão enfermos, e muitos já dormem. Pois não cear como Jesus falou lhes falta a vida, Jesus estava certo ao dizer, que teríamos vida se neles ceássemos:

Portanto, qualquer que comer este pão, ou beber o cálice do Senhor indignamente, será culpado do corpo e do sangue do Senhor.
Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma deste pão e beba deste cálice.
Porque o que come e bebe indignamente, come e bebe para sua própria condenação, não discernindo o corpo do Senhor.
Por causa disto há entre vós muitos fracos e doentes, e muitos que dormem.
1 Coríntios 11:27-30

Paulo sobe o tom ao dizer que se fosse para eles cearem fazendo exclusão dos pobres, era para comer em casa, pois o certo era esperar um pelos outros, sem distinção, sem olhar, se é casado ou não, se pecou ou não ( trazendo para os dias atuais)

Portanto, meus irmãos, quando vos ajuntais para comer, esperai uns pelos outros.
Mas, se algum tiver fome, coma em casa, para que não vos ajunteis para condenação
1 Coríntios 11:33,34

Outra mentira que vejo, é que os “pastores” falam que somente eles podem ministrar ceia. Na realidade é um endeusamento de si mesmo, pois Jesus nunca ensinou isso, a ceia pode ser feita por qualquer um, pois depois da cruz, todos foram feitos sacerdotes, e, portanto, tenho direito de comungar com aqueles que abraçam a fé de  Cristo.
Eu me lembro de uma vez que fazia uns cultos em asilos, e uma senhora me pediu para cear, e um membro da equipe disse que teria que falar com o pastor, então lhe ensinei que não, que ali poderíamos exercer tal função, e aquela senhorinha ceou com muita alegria.

O evangelho que prego é segundo Jesus e não segundo a religião.

Fernando Romero.


,


Nenhum comentário:

Postar um comentário