segunda-feira, 1 de outubro de 2018

A BÍBLIA COMO INFORMAÇÃO, FORMAÇÃO E REVELAÇÃO

.

Se você não saber separar essas informações, a bíblia será uma arma para matar pessoas.

INFORMAÇÃO
Tem coisas nas escrituras que não me serve mais, se não serve eu não devo aplicar. Leis por exemplo que tratam de olho por olho e dente por dente, leis que mandavam apedrejar adúlteros, isso não passa em Jesus. Me serve apenas como informação, de cunho histórico. Na época a humanidade vivia sua infância, então cabia para aqueles tempos. Você bate de cinto ou chinelada nas nádegas de um filho(a) seu de 30 anos? Obviamente que não. Na fase adulta você o trata como adulto. E nossa maioridade veio em Jesus.
Os sacrifícios que eram feito com animais, também estão obsoletos, portanto, me servem apenas como informação. Você vai reis matando para aumentar seus reinos, mas, Jesus nos ensinou que isso não serve mais. Mas era o pecado o que eles faziam? Você não pode julgar eles, pois a época era assim, e eles ainda não tinham recebido Jesus, não dá para julgá-los, segundo o conceito de Jesus pois quem recebeu Jesus fomos nós e não eles. Eles viviam a época das sombras. Apenas me serve como informação de cunho histórico
As mulheres não tinham voz na sociedade, havia muitos escravos, mas, até isto, não deve ser copiado hoje, pois isto ocorreu na infância da humanidade, na idade adulta com Jesus tudo isto foi mudado, e todo preconceito acaba:
Porque todos quantos fostes batizados em Cristo já vos revestistes de Cristo.
Nisto não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós sois um em Cristo Jesus.
E, se sois de Cristo, então sois descendência de Abraão, e herdeiros conforme a promessa.
Gálatas 3:27-29
Após Jesus muita coisa que se aplicar com o conceito daquela época acaba se tornando ridículo. Imagina uma cena dessas hoje:
Quando dois homens, irmãos israelitas, estiverem brigando, e a esposa de um deles aproximar-se na tentativa de livrar o marido daquele que o ataca e agarrar o agressor pelos órgãos genitais, então tu lhe cortarás as mãos! Que teu olho não tenha dó nem piedade.
Deuteronômio 22.11,12
Uma mulher puxa o marido pelos bagos pra o livrar da morte ela merece morrer? Em Jesus não. Portanto na bíblia o que é informação, não me serve como Palavra da vida, apenas como informação.
Tem coisas no antigo testamento, que hoje é desumano, mas, para a época em relação a outras nações era um caminho bom. Mas em Jesus ele redefiniu o que é vida segundo o seu tempo e nosso tempo.
FORMAÇÃO:
É o conceito que trabalha meu caráter. Faz de mim um homem de bem, tudo o que for de Jesus são conceitos de formação, e estes sim devo aplicar em tudo na minha vida, pois é Palavra de vida em meu ser. Os capítulos cinco, seis e sete de Mateus, são todos conceitos de formação, e devem fazer parte do meu ser. O conceito de formação supera a informação, é ele quem deve ser aplicado.
Serve-me como informação tratar o inimigo como inimigo, mas, em Jesus recebo um conceito me forma um caráter de abençoar e orar pelo inimigo, para que se amontoe brasas em sua cabeça para o arrependimento. A informação me serve para ver Deus encadernado, mas, em Jesus eu vejo o evangelho encarnado. O que está em vigência é o evangelho, é o que forma e não a informação.
A informação na época era uma formação para eles, pois Deus precisava tirar do coração dos homens a maldade, mas, em Jesus as coisas tudo é filtrado, e devemos ficar com os conceitos de Jesus.
A bíblia é uma encadernação de sessenta livros produzidos em 1.500 anos, que foram escrito para o conceito de cada época. O que fazer então? Ler a partir dos ensinamentos de Jesus, o que passar em Jesus eu aprovo, o que já não serve mais segundo o conceito de Jesus, também não me serve, a única valia é como informação. E o que passar em Jesus serve como formação e palavra de vida.
REVELAÇÃO
A maior revelação da bíblia é Jesus, pois é Nele que vejo como Deus é, e como o homem deve ser. Jesus revela a minha natureza caída, e me conscientiza do que devo ser, e o que Ele pode me tornar, para que nasça em mim um novo homem.
Revelação é Deus me tornar a imagem e semelhança de Jesus, segundo sua palavra, e o espírito de Cristo.
É as pessoas olharem em mim, e ver os mandamentos de Jesus, desta forma, me torno uma revelação de Jesus para meu próximo.

Fernando Romero.

Nenhum comentário:

Postar um comentário