sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

BEBER VINHO OU BEBIDA ALCOÓLICA É PECADO?


Todo excesso faz mal a alma...
Compartilhe
Porquanto veio João, não comendo nem bebendo, e dizem: Tem demônio.
Veio o Filho do Homem comendo e bebendo vinho e dizem: Ai está um comilão e beberrão! Amigo de coletores de impostos e pecadores. Entrentanto, a prova da sabedoria são as ações que ela produz.
Mateus 11:18,19
Essa é uma questão delicada, e quando alguém como eu resolve dissertar de acordo com o que o evangelho diz se torna alvo de criticas. A primeira coisa a se dizer é que o evangelho apresenta Jesus bebendo vinho.
Muitos vão dizer que o vinho da época não embriagava para defender a visão conservadora. No entanto se examinarmos as expressões dos diálogos vamos ver que o vinho sim embriagava. Por exemplo: os religiosos diziam que João Batista tinha demônio por não beber, mas, quando olham para Jesus a expressão é HOMEM BEBERRÃO DE VINHO. Você há de concordar que esta expressão não é para um suco qualquer e sim para vinho que embriaga.
Outra questão interessante é quando Jesus transformou água em vinho. O mestre sala diz uma expressão de vinho que embriaga:
“Todo o homem põe primeiro o vinho bom e, quando já têm bebido bem, então o inferior; mas tu guardaste até agora o bom vinho.”
João 2:10
Até porque na cultura judaica da época o vinho era uma bebida natural, tão normal a ponto de Jesus usar a cultura do vinho em parábolas:
E ninguém deita vinho novo em odres velhos; doutra sorte, o vinho novo rompe os odres e entorna-se o vinho, e os odres estragam-se; o vinho novo deve ser deitado em odres novos.
Marcos 2:22
Mais uma vez a indicação que era um vinho que embriagava a ponto de romper o odre. Pois bem, agora que estamos no contexto da época vejamos a vida de Jesus.
Jesus é o homem perfeito. E como homem perfeito ele bebia com os amigos e pecadores, mas nunca saiu carregado como um bêbado.
Gosto da expressão que Jesus usa para se defender quando foi acusado de beberrão: “Entrentanto, a prova da sabedoria são as ações que ela produz.
Jesus chamou a responsabilidade e pediu para observar as ações que aquela bebida ia causar e seriam atitudes de sabedoria. Os pecadores adoravam a companhia de Jesus, e isso resultava em salvação para eles. Mas ele bebia, viver a vida com sabedoria não há pecado algum.
O problema não está em beber e sim em embriagar. Essa questão foi imposta pelas igrejas evangélicas, mas nunca por Jesus. Um pastor uma vez me disse que o ministério não admite e ponto final. Ponto coisa nenhuma, pois as “igrejas” querem fazer pecado àquilo que Jesus provou e nunca viu como pecado.
Na realidade a hipocrisia é tanta que eles falam só do vinho ou da cervejinha, mas, se esquecem que a glutonaria também é pecado, como explicar a maioria dos pastores obesos? É a maioria glutões que pecam pela gula, mas, prefere inventar pecado naquela pessoinha que vive a vida com sabedoria bebendo com amigos, sem se tornar um alcoólatra, e fazendo mais amigos.
Beber sem perder a sobriedade não é pecado. Mas todo excesso é pecado e faz mal a alma. Comer em excesso, beber em excesso, tudo faz mal, até mesmo ser bom em excesso faz mal, pra não que não te enredes em sua própria bondade se sentido o melhor de todos, não tente ser amor apenas ame, somente Deus é amor. Todo excesso destrói o ser.
Jesus celebrava a vida com vinho, dançava, pescava, churrasqueava peixe assado na brasa. Deixou-nos estes exemplos, mas ai me vem à religião e diz que tudo isso é pecado.
O que me assusta é a ignorância tanto de quem ensina estes absurdos como de quem aceita, e tudo pela falta de examinar a vida de Jesus.
Tudo que é feito com sobriedade e lucidez não é pecado, mas tudo em excesso faz mal a alma. Portanto fiquemos com o conselho de Paulo: “não vos embriagueis com vinho”, que fique bem claro ele disse não embriagar, em vez de não tomar.
Portanto o ministério da prudência adverte: tudo que você fazer faça com moderação.
Fernando Romero.

Nenhum comentário:

Postar um comentário