segunda-feira, 2 de dezembro de 2019

SENÃO DER PARA SER MOISÉS, SEJA UMA SARÇA


Você não foi um erro...
Então pensou Moisés: “Que coisa impressionante! Por que será que o espinheiro não se queima? Devo chegar mais perto para contemplar essa maravilha!” Então o SENHOR viu que ele deu uma volta e se aproximava para observar melhor. E Deus o chamou do meio da sarça ardente: “Moisés, Moisés!” Ao que ele prontamente respondeu: “Eis-me aqui!” Deus continuou a dizer: “Não te aproximes daqui; tira as sandálias dos pés, porque o lugar em que estás é uma terra santa”. Disse mais: “Eu Sou o Deus de teus pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó!” Então Moisés cobriu o rosto, porquanto temia olhar para Deus. Êxodos 3.1-6
Sarça é um arbusto espinhoso, considerado sem valor. É um arbusto pequeno em relação as demais árvores. Mas quando Deus aparece ele não se manifesta em Moisés, Ele aparece na sarça. A sarça ficou completamente cheia da presença de Deus:
Ali o Anjo do Senhor se revelou a ele, numa chama de fogo que saía do meio de uma sarça. Moisés observou e eis que a sarça ardia no fogo, contudo, não era consumida pelas chamas. Êxodos 3.2
Ainda que sejamos pequenos, em relação aos demais, o que nos torna diferente é a presença divina no nosso ser. Essa sarça estava repleta da shekiná divina.
A segunda lição é que não foi a sarça que escolheu Deus, mas foi Deus que escolheu a sarça. Jesus disse uma vez: “não foi vós que escolheste a mim, mas, eu escolhi a vós”.
A sarça é um arbusto que tem espinhos. Espinhos significa nossas fraquezas, nossos pecados. Deus não se importou de manifestar sua presença em um arbusto de espinhos, da mesma forma Deus não se importa com nossas fraquezas para habitar em nós:
Então pensou Moisés: “Que coisa impressionante! Por que será que o espinheiro não se queima? Devo chegar mais perto para contemplar essa maravilha!”
Paulo teve essa resposta do próprio Deus quando orou por três vezes para ter seu espinho da carne retirado, mas Deus lhe falou: “meu poder se aperfeiçoa na fraqueza”.
Outra lição que a sarça nos dá é que ela estava no deserto, mas, mesmo assim, Deus não se importou e se manifestou nela. Isso significa que Deus sabe que você mora em lugar de poucas condições, você não tem tanto recursos intelectual, financeiro, e está como uma sarça em pleno deserto, mas, Deus usa as coisas vis deste mundo, as desprezíveis para manifestar a sua glória e sua presença:
Pelo contrário, Deus escolheu justamente o que para o mundo é insensatez para envergonhar os sábios, e escolheu precisamente o que o mundo julga fraco para ridicularizar o que é forte. Ele escolheu o que do ponto de vista do mundo é insignificante, desprezado, e o que nada é, para reduzir a nada o que é, com o objetivo de que nenhuma pessoa se vanglorie perante Ele. Somos de Deus em Cristo. I Coríntios 1.27-29
Se não der para ser um Moisés, seja uma sarça. Deus quer manifestar sua presença em você.
Fernando Romero.

Nenhum comentário:

Postar um comentário