domingo, 1 de dezembro de 2019

A IGREJA É A CARNE E OS OSSOS DE JESUs


...Porque somos membros da sua carne e dos seus ossos. Efésios 5.30
Todo cenário da cruz precisa ser descrito para entendermos este mistério. A primeira coisa que precisa ser dita é que Jesus teve o seu peito aberto por uma lança na cruz, quem fez isso foi um soldado romano, no entanto, a profecia de Isaias vai mostrar que quem fez essa fenda no peito de Jesus foi o próprio Deus:
...Pela mão de Deus ferido e torturado. Isaias 53.4
Contudo, foi do propósito de Deus, tortura-lo e fazê-lo passar por toda dor. Isaias 53.10
Esta abertura feita no peito de Jesus podemos ver em alguns cenários tipológicos como por exemplo os israelitas murmuram contra Moisés por falta de água, e Deus manda Moisés fender uma rocha com o cajado, e a rocha então passa a verter água:
Eis que estarei à tua espera no alto da rocha do monte, Horebe. E baterás na rocha, e sairá dela água e o povo dela beberá...Exodos 17.6
Moisés é um tipo de Deus, e a rocha é um tipo de Cristo, a rocha fendida é o peito de Jesus aberto jorrando água. Essas águas representa a salvação, todos quanto quiserem podem beber dessas águas da salvação:
Com o coração repleto de alegria tirareis água pura das fontes da salvação!
E exclamareis naquele dia: Louvai a Yahweh, invocai o seu Nome; proclamai entre todas as nações os seus feitos, fazei saber que o seu Nome é Excelso, Maravilhoso! Isaias 12.3,4
Um outro cenário do peito de Jesus aberto está quando Moises pediu para ver a glória de Deus:
“Rogo-te que me reveles a tua Glória!” E o SENHOR orientou-o: “Farei passar diante de ti toda a minha benevolência, e diante de ti proclamarei o meu Nome – Yahweh, o SENHOR. Terei misericórdia de quem Eu decidir ter misericórdia, e terei compaixão de quem Eu desejar ter compaixão!” acrescentou: “Não poderás ver a minha face, porque o ser humano não pode ver-me e permanecer vivo!” E concluiu o SENHOR: “Eis aqui um bom lugar junto a mim; põe-te sobre a rocha. Quando passar a minha Glória, Eu te colocarei em uma fenda da rocha e te cobrirei com a palma da mão até que Eu tenha passado. Depois tirarei a palma da mão e me verás pelas costas. Minha face, todavia, não se poderá ver!” Exôdos 33.28-22
Deus colocou cada um de nós dentro da fenda do peito de Jesus. Essa fenda da rocha que Deus pois Moisés, representa o peito de Jesus aberto recebendo todos quanto quiserem. Ninguém pode se achegar a Deus sem passar por Jesus. A glória de Deus é mostrado em seu ato de misericórdia que ele teve por nós, e nós fomos postos dentro do peito de Jesus, e assim como Deus selou a arca de Noé por fora, Deus selou a igreja dentro do peito de Jesus, ele a fechou por fora. Por isso Paulo escreve que estamos escondidos dentro de Jesus e Jesus escondido dentro de Deus.
Outro cenário tipológico bem interessante é aquele templo de Ezequiel que jorra um rio de águas vivas do seu altar, e por onde o rio vai passa vai dando vida a tudo que está morto, terra seca passa a ser jardim, e até o mar morto passa a produzir peixes, e as árvores são todas frutíferas. Jesus é esse templo, é da fenda do seu peito, que sai esse rio de salvação dando vida a tudo que está morto, tornando os lugares inóspito em jardins.
Mas a ferida no peito de Jesus precisava ser fechada, e é ai que Deus faz um enxerto de carne para curar essa ferida que Ele mesmo abriu. Ele enxerta a igreja, o enxerto só tem resultado quando uma fenda é aberta no tronco matriz para dar vida para a semente que está sendo posta. Assim foi com a Igreja, foi enxertada na raiz de Jessé que é Cristo:
Eis que um ramo surgirá do tronco de Jessé e das suas raízes um rebento brotará! Isaias 11.1
Esse rebento é a igreja com vida que foi enxertada nessa ferida feita pelo próprio Deus no peito de Jesus.
Na cruz do calvário nasce então a igreja, assim como Eva foi tirada da carne e dos ossos de Adão, a igreja foi tirada da fenda do peito do segundo Adão, e Jesus é esse segundo Adão. Paulo tendo essa compreensão escreve uma carta para a igreja de Éfeso falando que nós somos membros da carne e dos ossos de Jesus ( efésios 5.30)
Nenhum osso de Jesus foi quebrado na cruz, a igreja não pode ser quebrada, pois ela está escondida no seu peito:
Pensai nos objetivos do alto, e não nas coisas terrenas; pois morrestes, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus. Quando Cristo, que é a vossa vida, for manifestado, também vos manifestareis com Ele em glória. Colossenses 3.2-4
Ninguém pode tocar na igreja, por isso, Jesus disse que as portas do inferno não prevalecerão contra ela, pois quem tentar fazer isso, está tocando em sua carne e seus ossos.
Fernando Romero.

Nenhum comentário:

Postar um comentário