quarta-feira, 19 de outubro de 2022

A VIDA É MUITO DESGASTANTE. TUDO É REPETIÇÃO E ISSO LEVA MUITOS AO DESÂNIMO.


Qual o sentido da vida ?
O livro de Eclesiastes escrito por Salomão é enfático em narrar o que é a vida. Para ele a vida é sem graça, tudo é cansativo, é sopro. Tudo é repetição e ele mesmo chega a dizer que não há nada novo debaixo do sol.
Vaidade de vaidades, diz o pregador, vaidade de vaidades! Tudo é vaidade.
Que proveito tem o homem, de todo o seu trabalho, que faz debaixo do sol?
Uma geração vai, e outra geração vem; mas a terra para sempre permanece.
Eclesiastes 1:2-4
A palavra vaidade no hebraico significa um sopro muito rápido. Salomão estava dizendo que tudo se vai como um sopro, então qual a graça da vida?
Estudar e buscar conhecimento só traz dor aflição de espirito, então qual a graça da vida?
E apliquei o meu coração a conhecer a sabedoria e a conhecer os desvarios e as loucuras, e vim a saber que também isto era aflição de espírito.
Porque na muita sabedoria há muito enfado; e o que aumenta em conhecimento, aumenta em dor.
Eclesiastes 1:17,18
Salomão disse que fez para ele obras magnificas, fez casas, teve jardins, tudo o que o dinheiro podia fornecer ele fez. Mas ele diz que tudo isso era como sopro e só causa aflição, então qual a graça de vive?
“E olhei eu para todas as obras que fizeram as minhas mãos, como também para o trabalho que eu, trabalhando, tinha feito, e eis que tudo era vaidade e aflição de espírito, e que proveito nenhum havia debaixo do sol.” Eclesiaste 2.11
Para Salomão não tem diferença a vida dos animais e a vida dos homens, todos vão morrer. Qual é a graça da vida, se animais e homens estão na mesma categoria?
Porque o que sucede aos filhos dos homens, isso mesmo também sucede aos animais, e lhes sucede a mesma coisa; como morre um, assim morre o outro; e todos têm o mesmo fôlego, e a vantagem dos homens sobre os animais não é nenhuma, porque todos são vaidade.
Todos vão para um lugar; todos foram feitos do pó, e todos voltarão ao pó.
Eclesiastes 3:19,20
Para Salomão esse retrato é de uma pessoa que vive sem Deus, pois no capitulo 3 ele responde qual a graça da vida, é Deus ter posto a eternidade dentro de nós, é termos algo de Deus dentro de nós:
Ele fez tudo apropriado ao seu tempo. Também colocou no coração do homem o desejo profundo pela eternidade; contudo, o ser humano não consegue perceber completamente o que Deus realizou. Eclesiaste 3.11
Deus colocou no coração do homem o desejo profundo pela eternidade, ou seja, Deus se pois no coração do homem. O homem que nega isto, vive uma vida muito desgastante debaixo do sol, nada tem graça, tudo é enfado e canseira.
É em Deus que nos movemos e existimos, pois ele é a graça da vida, ele é o que dá sentido para nossa vida.
Fernando Romero.
Pode ser uma imagem de 1 pessoa

Nenhum comentário:

Postar um comentário