domingo, 9 de outubro de 2022

A PEDAGOGIA CORRETA DA CEIA : MATURIDADE É ME DESPEDIR DO MEU DEUS E SE ENCONTRAR COM O PAI NOSSO


Nisto, porém, que vou dizer-vos não vos louvo; porquanto vos ajuntais, não para melhor, senão para pior.
Porque antes de tudo ouço que, quando vos ajuntais na igreja, há entre vós dissensões; e em parte o creio.
E até importa que haja entre vós heresias, para que os que são sinceros se manifestem entre vós. I Coríntios 11.17-19
Essa repreensão de Paulo se aplica para o dias de hoje: “ porque vos ajuntais não para o melhor, mas para o pior”.
Está advertência acontece em uma ceia ágape, ou seja, mesa do amor, ou ceis do SEnhor. Porém, nada tinha do Senhor mas sim do ego do homem. Eles tratavam o pão como meu pão, tratavam Deus como meu Deus, e tratava os irmãos como um nada, eles eram o Meu ego.
“ De sorte que, quando vos ajuntais num lugar, não é para comer a ceia do Senhor.
Porque, comendo, cada um toma antecipadamente a sua própria ceia; e assim um tem fome e outro embriaga-se. I Coríntios 11.20,21
Todos pensavam só em si negligenciando a necessidade do próximo que estava no mesmo grupo, mesma tribo. Quem tem Deus por Meu Deus tratam as pessoas como tribo em vez de família, olha para si e não para o próximo. Paulo estava dizendo: Jesus é a resposta para vossa fome, mas vocês são imaturos e egoístas.
A ceia então não é santa pois se reúnem para o pior em vez do melhor. Mas afinal o que é uma ceia santa e como se reunir para o melhor? A resposta é ter a maturidade de me despedir do meu Deus e me encontrar com o Pai nosso:
“Porque eu recebi do Senhor o que também vos ensinei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão;
E, tendo dado graças, o partiu e disse: Tomai, comei; isto é o meu corpo que é partido por vós; fazei isto em memória de mim”. I Coríntios 11.23,24
Devemos ficar com o que recebemos do Senhor em vez da liturgia das tradições religiosas. Jesus no exemplo de dar graças e compartilhar o pão ensina a pedagogia da maturidade: uma fé adulta e matura é aquela que está no prazer do repartir, do compartilhar com aqueles que tem fome em vez de comer para si. Já na oração do Pai nosso mostra essa maturidade pois o Pai é nosso, o pão é nosso, o irmão é nosso, o pecado é nosso e o perdão é nosso. “ o pão nosso de cada dia nos dai hoje…”
“Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice anunciais a morte do Senhor, até que venha.
Portanto, qualquer que comer este pão, ou beber o cálice do Senhor indignamente, será culpado do corpo e do sangue do Senhor.” O corintos 11.26,27
Quando eu faço segundo a pedagogia de Jesus eu estou anunciando a morte do Senhor até que Ele venha. As pessoas conseguem enxergar em nós o Pai Nosso. Porque estão tendo sua fome física e espiritual saciada. NÓs somos os agentes desse saciar repartindo o que recebemos do Senhor. Mas quando cada um pensa por si, e trata Deus como Meu Deus em vez de Pai Nosso estamos tomando o cálice do Senhor indignadamente e somos culpados. Porque culpados? Porque você tratou seu ego e negligenciou que o próximo é seu irmão, fazendo assim, você disse que Deus não é Deus dele mas só seu. Amemo-nos com atitudes e não somente com palavras disse o apóstolo João.
A Falta Dessa compreensão traz a morte desses irmãos e muitos doentes e muitas vezes somos o culpado:
“Porque o que come e bebe indignamente, come e bebe para sua própria condenação, não discernindo o corpo do Senhor.
Por causa disto há entre vós muitos fracos e doentes, e muitos que dormem”. I Coríntios 11.28-30
A falta de amor e de maturidade de ver Deus como Pai nosso mata quem tem fome. Por isso a advertência de Paulo é para eles se reunirem para o melhor:
Portanto, meus irmãos, quando vos ajuntais para comer, esperai uns pelos outros.
Mas, se algum tiver fome, coma em casa, para que não vos ajunteis para condenação. I Corintios 11.33-34
Quem lê que entenda !
Fernando Romero.
Pode ser uma imagem de comida e texto que diz "A CEIA DO SENHOR EM MEMÓRIA DE MIM"

Nenhum comentário:

Postar um comentário