domingo, 31 de dezembro de 2023

AMAR É ESVAZIAR-SE PARA QUE O OUTRO EXISTA .

Jesus é o meu modelo de amor. Nele aprendo o caminho de amar. Jesus amou esvaziando-se de si mesmo.
“De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens.”
Filipenses 2:5-7
Amar não é enxergar no outro a si mesmo. Isto é narcisismo. Amar é esvaziar-se de mim mesmo, e ser preenchido pelo outro. É um esvaziar-se sem perder sua identidade. Não é um exercício fácil. É preciso dar ao outro o
Espaço que ele precisa para existir mesmo que isso me seja custoso.
Quando você faz este caminho você passa a deixar existir até quem te odeia. Jesus foi traído por Judas, mas mesmo no ato da traição Jesus o chamou de amigo.
Mas o que é deixar o outro existir? O que é existir? Existir é manifestar a sua natureza. É mostrar seu verdadeiro eu. É esvazia-se de tudo para que apareça sua verdadeira self.
É deixar aquilo que emana de você e não aquilo que foi colocado em você por imposição.
Quem faz este caminho perdoa o próximo que na sua existência lhe ofende. Perdão não é o caminho da reparação mas sim da humanidade. Não exijo do outro reparação, eu exerço minha humanidade pois sou passível das mesmas fraquezas.
O paradoxo de esvaziar-se é que você sempre estará cheio de humanidade. E na sua humanidade cabe o outro para existir. O amor não é auto-suficiência, eu não me basto; todos precisamos um do outro.
Quando faço este caminho começo a entender as palavras de Jesus:
“Eu neles e Tu em mim, a fim de que sejam aperfeiçoados na unidade, para que o mundo conheça que Tu me enviaste e os amaste, como também amaste a mim. “ João 17.23
Amar é você existir no outro, e permitir o outro existir em você, sendo assim, vamos sendo aperfeiçoados nesta unidade como disse Jesus . A palavra aperfeiçoar significa torna-se completo.
Portanto, termino com as palavras de Jesus
“ Amai-vos uns aos outros como eu vos amei”
Fernando
Pode ser um doodle de carro, coração e estrada

Todas as reaçõ

Nenhum comentário:

Postar um comentário