sexta-feira, 1 de dezembro de 2023

PAULO MANDA SEUS DISCÍPULOS IMITAR ELE COMO ELE IMITAVA A CRISTO. SOBERBA OU LACUNA HISTÓRICA?

“Sede meus imitadores, como também eu o sou de Cristo.” I CORÍNTIOS 11.1
Há quem acuse Paulo de soberba ao se por como um exemplo a ser copiado, pois desta forma, estariam imitando a Cristo. Há outros que usam essa fala para se por no lugar de Cristo como um exemplo. Hoje quero trazer gnoses (conhecimento) sobre este assunto:
Paulo não tinha em mãos os evangelhos de Mateus, Marcos, Lucas e João. Para quem não sabe, a carta de Paulo aos Tessalonicenses foi o primeiro escrito do Novo Testamento. Quanto aos Evangelhos, só começam a serem escritos após o ano 50, aproximadamente vinte anos após a morte e ressurreição de Cristo. E neste intervalo “sem escritos do Novo Testamento”, a Boa Nova, o Evangelho, era difundido oralmente, constituindo o que denominamos “Sagrada Tradição Apostólica”
Portanto, se trata de uma lacuna histórica. Por isso, Paulo usa algumas vezes a expressão “meu evangelho”.
"No dia em que Deus há de julgar os segredos dos homens, por Jesus Cristo, segundo o meu Evangelho" - Romanos 2:16
Nós ,hoje, não podemos dizer sede pois meus imitadores, porque temos os quatro evangelho a oferecer sobre Jesus, mas Paulo não tinha. Ele chega a escrever sobre isto dizendo que ele era uma carta lida pelos homens, ou seja, seu testemunho de vida. Ele pautava sua vida na vida de Jesus daquilo que ele recebeu oralmente segundo a tradição de seu tempo.
“Porventura começamos outra vez a louvar-nos a nós mesmos? Ou necessitamos, como alguns, de cartas de recomendação para vós, ou de recomendação de vós?
Vós sois a nossa carta, escrita em nossos corações, conhecida e lida por todos os homens. Porque já é manifesto que vós sois a carta de Cristo, ministrada por nós, e escrita, não com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo, não em tábuas de pedra, mas nas tábuas de carne do coração. “
2 Coríntios 3:1-3
Fernando

Nenhum comentário:

Postar um comentário