quarta-feira, 24 de outubro de 2018

QUAL O MODELO DE FAMÍLIA QUE JESUS DEIXOU?



Essa explicação vai aflorar o nervo de muita gente...

Para com este papo de família tradicional, isto inexiste na bíblia.
Qual o modelo de família que nos foi deixado? Certamente você vai falar que é a família entre héteros.  Vamos então trabalhar os formatos de família que a bíblia nos traz desde o inicio da humanidade.
A principio, e isto antes do pecado, Deus disse para o homem deixar pai e mãe e tornar uma só carne e procriar. Porém a bíblia traz os outros formatos de família que deve se considerar.
Quando olhamos para a família de Abraão, vemos uma família onde o homem podia ter uma esposa, porém, era comum se deitar com a empregada  Agar, isso era um costume na mesopotâmia antiga, e mesmo assim Abraão foi chamado amigo de Deus.  E Deus orientava tanto o filho da esposa, quanto da empregada, ambos os filhos de Abraão.
O formato da família de Jacó é outro contrassenso, pois o mostra se casando e tendo relação com a cunhada, e ainda era permitido se deitar com todas as suas servas. Era um formato onde se a mulher fosse estéril podia se fazer uso da empregada. E Deus não parece contra ele, ao contrário, chamou os filhos de Jacó tanto da esposa, quanto da cunhada, quanto das empregadas, de seu povo.
O formato da família de Noé, mostra segundo o texto hebraico, um dos filhos com atração homo afetivo pelo próprio pai. E abusa de sexualmente de Noé. Nem por isso, Deus deixou de utilizar Noé para continuação da humanidade após o dilúvio.
O formato da família de Davi, é bem parecido com o da família brasileira, pois se tem uma esposa, porém, vive comendo a mulher do amigo. Era uma calamidade de família, seus filhos se deitavam cometendo incesto, e estupros. E Deus não se importou em fazer deles a família messiânica, sendo a linhagem de Jesus. E os reis dessa família, foram de um relacionamento extraconjugal com Bat-Sebá, e muito deles abençoado por Deus.
A única família monogâmica foi Isaque e Rebeca.
Outro formato foi a família de Oséias, onde o próprio Deus pede para que Oséias formasse família com uma prostituta.
O modelo de família de Jesus também já choca a moral dos homens, pois é filho de “mãe solteira”. E Deus não se importou com este formato.
Deus não está se importando se a família é hétero, homossexual, ou todas as outras referências citados acima. Para Jesus o que vale é formar uma família em amor. O amor expulsa todos os medos.
A verdade é que os evangélicos estão com um discurso de que têm se manter a família tradicional, no entanto, com os exemplos acima discorrido pelas escrituras, fica claro que não existe  um modelo de família. O que existe segundo Jesus, é que a família tem que ser formada em amor.
E no amor não se faz apontamentos.

Fernando Romero.

Nenhum comentário:

Postar um comentário