O que é amor?
“Quando o amor vos chamar, segui-o,
Embora seus caminhos sejam árduos e íngremes.”
EXPLICAÇÃO: quando o amor nos chama nos convida a subir o nível mais alto, você recebe o chamado de transcender, o caminho é árduo pois precisa deixar para trás tudo aquilo que você carrega mas não é você.
“E quando suas asas vos envolverem, abraçai-o, embora a espada oculta sob as suas asas vos possa ferir.”
EXPLICAÇÃO: O amor tem asas ternas, mas tem uma espada que vai lapidar você, vai exigir de você que seja mais leve, precisa deixar o egoísmo, a inveja, leviandade, injustiças e interesse próprios para trás. Não tem como voar nas suas asas, transcender, sem estar leve.
“E quando ele falar convosco, acrediteis nele, embora a sua voz possa abalar os vossos sonhos como o vento do norte devasta o Jardim.”
EXPLICAÇÃO: O amor é esse vento benigno que vai lançar tudo ao chão que não é você: as máscaras. As máscaras estão em você mas não é você. O amor exige que se encontre a essência. O amor exige você se ver no espelho, isto é, para dentro daquilo que você é sem as máscaras. O apóstolo Paulo ratificou esse pensamento:
“Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido.” I Coríntios 13.12
“Pois mesmo quando o amor vos coroa, ele vos crucifica.
Mesmo sendo para o vosso crescimento, ele também vos poda. “
EXPLICAÇÃO: Coroar é elevar sua mente. Mas a poda é necessária. Ele é como uma árvore. A poda faz com que se concentre o melhor potencial lá em cima para depois a seiva ser depurada. Assim é o amor, ele te faz transcender para te deixar mais humano, e então você passa a ter empatia pelo próximo.
“Mesmo quando ele sobe até vós e acaricia os vossos mais tenros ramos que tremam o sol, ele também desce até as vossas raízes e abala a vossa ligação com a terra.”
EXPLICAÇÃO: O amor é como árvore; a vida puxa a árvore para cima enquanto as raízes te seguram. O amor vai questionar suas raízes e vai questionar suas bases. Você receberá novas bases e raízes balizadas pelo amor. Só desta forma será pleno.
“Como feixes de trigo, ele vos junta a si próprio. Ele vos ceifa para desnudar-vos, ele vos peneira para vos libertar das impurezas, Ele vos mói até ficardes brancos.
Ele vos amassa até vos tornardes moldáveis; e depois , entrega-vos ao seu fogo sagrado, para que vos torneis pão sagrado para a sagrada festa de Deus.”
EXPLICAÇÃO: Juntar como feixes é unidade, não aceita egoísmo. Não há no amor interesses próprios. Ele te convida a agir pelo todo, como um só corpo. Juntar você ao divino. Peneirar para te deixar nu. Só vai deixar aquilo que é essencialmente você. E te vestir dele. Amassar é não ter apego à velha forma, o amor exige desapegos… para se receber raízes novas é necessário romper com as velhas.
“Todas estas coisas vos fará o amor até que conheçais os segredos do vosso coração e, com esse conhecimento, vos torneis um fragmento do coração da Vida.”
EXPLICAÇÃO: Segredos é essência do que você é, você saberá como é conhecido, não o que as pessoas dizem, mas de fato quem você é. Desta forma você será fragmento da vida. Você é chamado a transcender para dar vida.
“Mas se por medo, procurardes só a paz do amor, e o prazer do amor, então é melhor que oculteis a vossa nudez e vos afastai do amor, para um mundo sem estações, onde rireis, mas não com todo vosso riso, e chorareis, mas não com todas as vossas lágrimas.”
EXPLICAÇÃO: O amor não é entretenimento mas sim aperfeiçoamento. Quem não quiser ser aperfeiçoado que volte as máscaras.
Amor é a construção do seu eu em Deus sem máscaras.
“O amor só se dá a si, e não tira nada senão de si.
O amor não possui e nem é possuído, pois o
Amor é suficiente ao amor.”
EXPLICAÇÃO: Ele jorra bastando a si mesmo, não precisa de barganhas. Quando você ver alguém que diz que ama mas que cobra algo em troca não é amor.
“Quando amardes, não deveis dizer “Deus está no meu coração”, mas antes “Eu estou no coração de Deus”
E não penseis que podeis alterar o rumo do amor,
Pois o amor, se vos achar dignos, dirigirá o vosso curso.”
EXPLICAÇÃO: Deus não é utilitário, não é Deus quem desce nas nossas inferioridades, mas eleva o seu ser tornando divino o seu lado humano. O amor te torna mais humano, mais puro.
A poesia é do livro O PROFETA de Khalil Gibran