quarta-feira, 19 de julho de 2023

DEUS NÃO É NOME. DEUS É CONCEITO.

Quando temos Deus como conceito “matamos” as pessoas.

Conceito é a compreensão que alguém tem de uma palavra; noção, concepção, idéia. Isso é justamente no que os homens transformaram “Deus”: uma ideia, concepção de quem Ele seja, segundo suas próprias projeções. E quando projetamos “Deus” segundo nossas convicções ferimos uns aos outros. Se temos a concepção de que “Deus” seja justiça, transformamos essa entidade em nossas justiças próprias, e isso é vingança. E a pessoa fere os outros acreditando que está fazendo em nome de “Deus”.
O apóstolo João, após andar com Jesus teve essa percepção de que a humanidade não conhece a “Deus, apenas criaram um “Deus” segundo seus conceitos. E nos traz um ensino maravilhoso em seu evangelho:
“Ninguém jamais viu a Deus; o Filho unigênito, que está no seio do Pai, é quem o revelou.” João 1.18
Gosto do jeito de João colocar o assunto “ NINGUÉM JAMAIS VIU A DEUS”, pois os homens tem é o “conceito Deus”. Mas ao mesmo tempo que afirma que o homem desconhece a Deus faz uma afirmação que é um divisor de água: “O FILHO UNIGÊNITO QUE ESTÁ NO SEIO DO PAI É QUEM O REVELOU”.
Por isso a história da humanidade está dividido entre A.C ( antes de Cristo) e D.C ( depois de Cristo)
Porque é Jesus quem nos revelou como Deus é. Jesus quebra o inconsciente coletivo do “Deus que a humanidade conceituou segundo suas próprias projeções”.
Jesus começa a mostrar como Deus é. Em Jesus vemos claramente como Deus é e como o homem deve ser. Jesus nunca tratou Deus como conceito; sempre o tratou como uma pessoa. Jesus o chamava sempre no singular, como por exemplo: Pai.
É a partir de Jesus que devo tratar as pessoas, é a partir de Jesus que vejo que Deus é Amor.
Quando se tem “Deus” como conceito você segrega pessoas, você exclui quem você não aceita como filho de Deus, etc. Mas quando enxergamos Deus a partir de Jesus vemos que Deus é Pai de amor até para aquelas pessoas que temos preconceito. A expressão mais forte que explodiu no meu coração essa semana enxergando Deus a parir de Jesus é:
“Porque Deus amou o mundo de tal maneira”. A partir de Jesus o tal se torna uma hipérbole: Deus me ama de talllllllll maneira.
Sendo assim,quando você ter um preconceito contra alguém que tem uma opção sexual, religiosa, seja qual for, diferente da sua; lembre-se:
“ Que Deus os amou de TALLLLL maneira…”
Bendito seja Nosso Pai que nos enviou Jesus para nos revelar como Deus É.
Fernando

Nenhum comentário:

Postar um comentário