“ o caminho do meio não é evitar excessos, mas transcender os pares opostos. Um extremo gera outro “ N.SRI RAM
Que o Brasil está polarizado é fato, as causas são as motivações políticas de cada pólo. Mas mediante o evangelho quero mostrar um caminho mais excelente: o Caminho do meio.
Quando falo caminho do meio não me refiro entre os dois no mesmo plano, pois desta forma seríamos contaminados dos dois lados.
Quero vos apresentar uma figura geométrica do evangelho: o triângulo. Uma das vértices fica em cima enquanto as outras duas ficam em baixo no mesmo plano.
“ o caminho do meio não é evitar excessos, mas transcender os pares opostos. Um extremo gera outro “ N.SRI.RAM
Quem não transcende a polarização cai na teia de aranha como um mosquito. Testemunhei nesses últimos anos famílias rachadas e pessoas perdendo amigos. Os manipuladores políticos sabem disso, e ficam capturando suas vítimas para interesses próprios.
O apóstolo Paulo ensina a transcender:
“Porque, embora andando na carne, não militamos segundo a carne,
pois as armas da nossa milícia não são carnais, mas poderosas em Deus, para demolição de fortalezas; derribando raciocínios e todo baluarte que se ergue contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento à obediência a Cristo;” II CORÍNTIOS 10.3-5
Não militar segundo a carne é não vivermos segundo os padrões humanos. Você deve se permitir transcender no Cristo. Somente andando no Cristo e se permitindo o Cristo andar em você é que conseguimos atravessar essa polarização sem ferir e sair ferido.
Você agora passa a ser a vértice de cima desse triângulo:
Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra; porque morrestes, e a vossa vida está oculta juntamente com Cristo, em Deus. Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então, vós também sereis manifestados com ele, em glória. Fazei, pois, morrer a vossa natureza terrena…” Colossenses 3.2-5
Um exemplo disso, é Jesus sendo crucificado entre dois ladrões. Estava no meio entre eles mas não no mesmo plano das vértices. Enquanto um acusava o outro, Jesus ficava em silêncio. E quando falou para um deles foi puxando para a vértice de cima: “hoje mesmo estarás comigo no paraíso”
A multidão lá em baixo polarizada insultava Jesus, mas nosso Senhor não entra nessa polarização, e mais uma vez mostra o caminho mais excelente: “Pai perdoa-lhes pois não sabem o que fazes”
Às vezes o nosso silêncio poupa amizades preciosas e evita rachar nossas famílias, mas se tiver que falar que seja em amor estando na vértice de cima, jamais se tornando igual.
Fernando.
Nenhum comentário:
Postar um comentário