sexta-feira, 15 de novembro de 2024

QUAL RELAÇÃO ENTRE A RESSURREIÇÃO DE LÁZARO , O ROSTO DE VAN GOGH E O SEU ROSTO ?

Uma das histórias que o evangelho conta é a ressurreição de Lázaro. Ele ficou morto por quatro dias, mas Jesus o ressuscitou. É uma das histórias mais repetidas pelos pregadores religiosos. Mas hoje quero reverenciar a arte, e um dos seus principais artistas: Vicente Van Gogh. Ele como ninguém capturou na sua tela o que essa história significa.
Ao retratar na tela a ressureição de Lázaro, Van Gogh pintou seu próprio rosto no cadáver Lázaro. É possível ver Lázaro com o rosto de Van Gogh saindo ressuscitado do sepulcro.
Van Gogh captou bem a história do evangelho: A História de Lázaro é a nossa história. Meu rosto e o rosto do leitor que lê este artigo está pintado pelo evangelho no Lázaro.
Se reconhecer no Lázaro é aceitar o convite de Jesus para uma nova vida, é nascer de novo.
Isaac Baris em seu livro Avivamento em Bethânia escreve: “ Acredito que cada um de nós pode se identificar com Van Gogh ao ver a nossa face naquele que recebeu nova vida ao ouvir o chamado de Jesus para sairmos da sepultura espiritual e sermos avivados”
Fernando
Pode ser uma ilustração de harpa

quarta-feira, 13 de novembro de 2024

O ARREBATAMENTO TEM HAVER COM OS TRÊS MUNDOS QUE NOÉ VIVEU.

“E, como foi nos dias de Noé, assim será também a vinda do Filho do homem.” Mateus 24.37
Foi Jesus quem assemelhou o arrebatamento da igreja com dias de Noé. Mas o que tem haver os dias desse personagem bíblico com o arrebatamento?
Noé viveu período de dias em três diferentes mundos: antes do dilúvio, durante o dilúvio, e após o dilúvio.
Antes do dilúvio Noé viu a terra se encher do pecado:
“Viu o Senhor que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente. Então arrependeu-se o Senhor de haver feito o homem sobre a terra e pesou-lhe em seu coração. E disse o Senhor: Destruirei o homem que criei de sobre a face da terra, desde o homem até ao animal, até ao réptil, e até à ave dos céus; porque me arrependo de os haver feito. Noé, porém, achou graça aos olhos do Senhor.” Gênesis 6.5-8
Este mundo antes dilúvio traz semelhança para os dias que antecedem o arrebatamento, o pecado se aflorará na terra a ponto de Jesus dizer que o “amor de muitos se esfriará” e deixou uma pergunta:
“Quando porém vier o Filho do homem, porventura achará fé na terra?” Lucas 1.8
O segundo mundo que Noé viveu foi dentro do dilúvio. Noé estava no centro da tempestade enclausurado na arca com sua família, estava “no olho do furacão”. Este tempo de angústia aponta para a igreja passando o período da grande tribulação, a angústia será tanta que Jesus falou que vai abreviar os dias:
“Porque haverá então grande aflição, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem tampouco há de haver. E, se aqueles dias não fossem abreviados, nenhuma carne se salvaria; mas por causa dos escolhidos serão abreviados aqueles dias.” Mateus 24.21,22
A igreja será guardada sim, mas atravessando a grande tribulação. Assim como foi com Noé nos tensos dias de dilúvio.
O terceiro mundo que Noé viveu foram os dias após o dilúvio. O mundo sofreu um reset e iniciou um novo mundo. Da mesma forma, será inaugurado os novos céus e nova terra após a grande tribulação. Um mundo onde o próprio Jesus reinará juntamente com a igreja:
“E vi um novo céu, e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe. E eu, João, vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido. E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus. E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas. E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas.” Apocalipse 21.1-4
“ assim como foi nos dias de Noé, assim será também a vinda do Filho do Homem”
Fernando
Nenhuma descrição de foto disponível.

Todas as reações:

DEUS ESTÁ NO SEU COTIDIANO E VOCÊ NEM PERCEBE

CENA 1: Deus no extraordinário

Jesus chamou para o monte Pedro, Tiago e João. Algo divino e extraordinário aconteceu:
“E transfigurou-se diante deles; e o seu rosto resplandeceu como o sol, e as suas vestes se tornaram brancas como a luz.
E eis que lhes apareceram Moisés e Elias, falando com ele. E Pedro, tomando a palavra, disse a Jesus: Senhor, bom é estarmos aqui; se queres, façamos aqui três tabernáculos, um para ti, um para Moisés, e um para Elias. E, estando ele ainda a falar, eis que uma nuvem luminosa os cobriu. E da nuvem saiu uma voz que dizia: Este é o meu amado Filho, em quem me comprazo; escutai-o.” Mateus 17.2-5
A glória de Deus foi tão marcante que Pedro desejou ficar envolvido nessa experiência permanentemente.
CENA 2: Deus no ordinário
Jesus convidou os mesmos discípulos Pedro, Tiago e João para o Getsêmani. Só que diferente do monte, não houve algo extraordinário e miraculoso como Jesus se mostrar em glória com Moisés e Elias para eles. Eram dias normais, e no dia a dia eles não conseguiram ver Deus, eles dormiram:
“E, saindo, foi, como costumava, para o Monte das Oliveiras; e também os seus discípulos o seguiram.E quando chegou no Getsêmani , disse-lhes: Orai, para que não entreis em tentação.
E apartou-se deles cerca de um tiro de pedra; e, pondo-se de joelhos, orava,
Dizendo: Pai, se queres, passa de mim este cálice; todavia não se faça a minha vontade, mas a tua.
E apareceu-lhe um anjo do céu, que o fortalecia. E, posto em agonia, orava mais intensamente. E o seu suor tornou-se como grandes gotas de sangue, que corriam até ao chão. E, levantando-se da oração, veio para os seus discípulos, e achou-os dormindo de tristeza. E disse-lhes: Por que estais dormindo? Levantai-vos, e orai, para que não entreis em tentação.” Lucas 22.39-45
Dormindo eles não viram o anjo fortalecendo o FILHO DE DEUS. Jesus estava angustiado, mas mesmo nos dias de angústia Deus se fazia presente enviando seu anjo. Os discípulos dormiram.
Acho interessante essas duas cenas diferentes se passarem com os mesmos discípulos. A lição que tiramos é que queremos sempre algo inusitado. Mas Deus também está no nosso dia a dia das nossas aflições. Dormimos espiritualmente quando não percebemos que no nosso trabalho Deus está, no almoço em família Deus está, naquela pizza a noite Deus está… Deus está na cena extraordinária de curar um canceroso mas Deus também está no dia dia dando saúde para quem nunca adoeceu. Deus está na cena extraordinária de enviar comida para um necessitado, mas Deus também está no cotidiano suprindo aquele que nunca faltou nada sua mesa etc.
Muitas vezes estamos adormecidos como Jacó, que não conseguiu ver Deus tão pertinho acompanhando-o nos seus dias de viagem:
“Acordando, pois, Jacó do seu sono, disse: Na verdade o Senhor está neste lugar; e eu não o sabia.E temeu, e disse: Quão terrível é este lugar! Este não é outro lugar senão a casa de Deus; e esta é a porta dos céus.” Gênesis 28.16,17
Que eu e você possa abrir os olhos e enxergar Deus no nosso trabalho, na nossa casa , no nosso dia a dia.
“Na verdade o Senhor está nesse lugar; e eu não o sabia”
Fernando

sábado, 2 de novembro de 2024

DEUS PODE CONFIAR EM VOCÊ PARA GERAR FILHOS ?

E Jacó gerou a José, marido de Maria, da qual nasceu JESUS, que se chama o Cristo. Mateus 1.16
Sabemos que José não é o pai biológico de Jesus,mas Deus confiou a José a responsabilidade paternal sobre seu filho Jesus. Para Moisés Deus confiou um povo, para os sacerdotes Deus confiou a lei, para os profetas Deus confiou a mensagem, mas para José, Deus confiou seu Filho.
Deus pode confiar em você para lhe gerar filhos para Ele, como confiou a José? Deus pode contar com você uma paternidade? Deus está buscando "Josés". José foi um agraciado por ter aceito tal responsabilidade. Esta paternidade espiritual de gerar filhos para Deus é um ministério.
Deus pode contar com você?
Fernando Romero.
Pode ser uma imagem de criança

Todas as reações

A CASA DA MINHA PEREGRINAÇÃO

Os teus estatutos têm sido os meus cânticos na casa da minha peregrinação.
Lembrei-me do teu nome, ó Senhor, de noite, e observei a tua lei. Salmos 119.53-55
O salmos 119 é simplesmente lindo. Esse trechinho me toca pois mostra que enquanto estamos neste corpo que o salmista chama de casa da minha peregrinação, transitando por esta terra, o que o motiva são os mandamentos do Senhor.
Somos hebreus, a etimologia da palavra hebreu é o que atravessa e chega do outro lado da margem. E enquanto sigo minha jornada vou fazendo como o salmista: tornando a palavra e os mandamentos do Senhor os meus cânticos. Pode ser que na trajetória eu desfaleça mas o salmista diz : " quando minha alma está no chão, dá-me vida pela tua palavra ( Salmos 119.25).
E nesta viajem nesta casa de minha peregrinação para chegar do outro lado da margem , sabendo que sou frágil através dos cânticos que a palavra produz em mim vou seguindo: Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti. Salmos 119.11.
Pela fé Abraão, sendo chamado, obedeceu, indo para um lugar que havia de receber por herança; e saiu, sem saber para onde ia. Pela fé habitou na terra da promessa, como em terra alheia, morando em cabanas com Isaque e Jacó, herdeiros com ele da mesma promessa. Porque esperava a cidade que tem fundamentos, da qual o artífice e construtor é Deus. Hebreus 11.9-10
E enquanto caminho o que cabe é observar os teus preceitos ( salmos 119.56). Para que eu chegue bem.
Fernando
Pode ser um doodle de 1 pessoa

Todas as reaçõe

O DEUS QUE ME AMAMENTA

“O Senhor é a porção da minha herança e do meu cálice; tu sustentas a minha sorte.” Salmos 16.5
Quando um bebê é amamentado ele fica no colo da mãe. A mãe ou até mesmo o pai pega esse bebê e coloca em seu peito e fica ninando com leves tapinhas nas costas pra ele arrotar. Não demora muito pra este bebê soltar todo o seu peso no colo que lhe acolhe. É como se ele dissesse NÃO HÁ NADA MAIS QUE EU QUEIRA.
Muitos de nós passamos a vida com a alma agitada. E, para satisfazer sua alma corre atrás de coisas que parecem sólidas mas são bolhas de sabão, são névoas de nada. Há quem corra só atrás do trabalho frenético mas isto é vaidade ( névoas de nada):
“Também vi eu que todo o trabalho, e toda a destreza em obras, traz ao homem a inveja do seu próximo. Também isto é vaidade e aflição de espírito.” Eclesiastes 4.4
Uma pessoa que é amamentada por Deus exerce o equilíbrio entre descansar e trabalhar:
“Melhor é a mão cheia com descanso do que ambas as mãos cheias com trabalho, e aflição de espírito.” Eclesiastes 4.6
Outros querem preencher o vazio da alma no dinheiro, mas correr atrás do dinheiro para satisfazer a alma também é bolha de sabão:
“Quem amar o dinheiro jamais dele se fartará; e quem amar a abundância nunca se fartará da renda; também isto é vaidade.” Eclesiastes 5.10
“Há um grave mal que vi debaixo do sol, e atrai enfermidades: as riquezas que os seus donos guardam para o seu próprio dano;Porque as mesmas riquezas se perdem por qualquer má ventura, e havendo algum filho nada lhe fica na sua mão.” Eclesiastes 5.13.14
Mas quem tem alma amamentada por Deus, confia no Senhor sabe que seu trabalho vai render o dinheiro necessário para suas necessidades e vai sobejar para ajudar o próximo.
Devemos ser como o bebê que solta do o peso do seu corpo no peito que lhe acolhe. Que possamos ter nossa alma amamentada por Deus; a vida se torna leve.
Fernando .
Pode ser uma imagem de 1 pessoa e bebê

DEVEMOS SER GLÂNDULAS MAMÁRIAS

O primeiro ato da vida é a generosidade.

Quando nascemos recebemos do peito da mãe o leite. É benção para quem recebe o leite, mas há maior benção para quem do o leite.
As glândulas mamárias são glândulas exócrinas cuja função primordial é a produção de leite para nutrir o recém-nascido.
Quando mas a mãe da de mamar mas as glândulas mamárias produz Leite.
É a maior lição do que acontece quando exercermos a generosidade.
O livro sagrado diz “é melhor dar do que receber”. Os judeus tem muito a nos ensinar sobre generosidade. Quando recebem seus salários separam até 20 por cento para ajudar os pobres ou alguém com necessidades, eles chamam este ato de tzesaká. Em suas sinagogas as viúvas e orfãos são prioridades. Deus passa a dever para a pessoa que tem em seu coração as glândulas mamárias da generosidade.
É tão lindo a benção da generosidade que gera no doador. Deus passa a sobrepujar seu ganho, justamente para que o ganho que veio a mais, tenha como endereço o necessitado.
Nunca falta nada para quem pratica a generosidade. É como as glândulas mamárias de uma mãe: quando mais amamenta o necessitado mas leite tem para fornecer.
A generosidade atrai Deus, atrai benção.
Deus passa ser seu fiador.
Quem ajuda o próximo empresta a Deus:
“Ao Senhor empresta o que se compadece do pobre, ele lhe pagará o seu benefício.” Provérbios 19.17
Fernando
Pode ser uma imagem de 1 pessoa

Todas as reaç