CENA 1: Deus no extraordinário
Jesus chamou para o monte Pedro, Tiago e João. Algo divino e extraordinário aconteceu:
“E
transfigurou-se diante deles; e o seu rosto resplandeceu como o sol, e as suas vestes se tornaram brancas como a luz.
E eis que lhes apareceram Moisés e Elias, falando com ele. E Pedro, tomando a palavra, disse a Jesus: Senhor, bom é estarmos aqui; se queres, façamos aqui três tabernáculos, um para ti, um para Moisés, e um para Elias. E, estando ele ainda a falar, eis que uma nuvem luminosa os cobriu. E da nuvem saiu uma voz que dizia: Este é o meu amado Filho, em quem me comprazo; escutai-o.” Mateus 17.2-5
A glória de Deus foi tão marcante que Pedro desejou ficar envolvido nessa experiência permanentemente.
CENA 2: Deus no ordinário
Jesus convidou os mesmos discípulos Pedro, Tiago e João para o Getsêmani. Só que diferente do monte, não houve algo extraordinário e miraculoso como Jesus se mostrar em glória com Moisés e Elias para eles. Eram dias normais, e no dia a dia eles não conseguiram ver Deus, eles dormiram:
“E, saindo, foi, como costumava, para o Monte das Oliveiras; e também os seus discípulos o seguiram.E quando chegou no Getsêmani , disse-lhes: Orai, para que não entreis em tentação.
E apartou-se deles cerca de um tiro de pedra; e, pondo-se de joelhos, orava,
Dizendo: Pai, se queres, passa de mim este cálice; todavia não se faça a minha vontade, mas a tua.
E apareceu-lhe um anjo do céu, que o fortalecia. E, posto em agonia, orava mais intensamente. E o seu suor tornou-se como grandes gotas de sangue, que corriam até ao chão. E, levantando-se da oração, veio para os seus discípulos, e achou-os dormindo de tristeza. E disse-lhes: Por que estais dormindo? Levantai-vos, e orai, para que não entreis em tentação.” Lucas 22.39-45
Dormindo eles não viram o anjo fortalecendo o FILHO DE DEUS. Jesus estava angustiado, mas mesmo nos dias de angústia Deus se fazia presente enviando seu anjo. Os discípulos dormiram.
Acho interessante essas duas cenas diferentes se passarem com os mesmos discípulos. A lição que tiramos é que queremos sempre algo inusitado. Mas Deus também está no nosso dia a dia das nossas aflições. Dormimos espiritualmente quando não percebemos que no nosso trabalho Deus está, no almoço em família Deus está, naquela pizza a noite Deus está… Deus está na cena extraordinária de curar um canceroso mas Deus também está no dia dia dando saúde para quem nunca adoeceu. Deus está na cena extraordinária de enviar comida para um necessitado, mas Deus também está no cotidiano suprindo aquele que nunca faltou nada sua mesa etc.
Muitas vezes estamos adormecidos como Jacó, que não conseguiu ver Deus tão pertinho acompanhando-o nos seus dias de viagem:
“Acordando, pois, Jacó do seu sono, disse: Na verdade o Senhor está neste lugar; e eu não o sabia.E temeu, e disse: Quão terrível é este lugar! Este não é outro lugar senão a casa de Deus; e esta é a porta dos céus.” Gênesis 28.16,17
Que eu e você possa abrir os olhos e enxergar Deus no nosso trabalho, na nossa casa , no nosso dia a dia.
“Na verdade o Senhor está nesse lugar; e eu não o sabia”