quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

O CHORO DE UMA ALMA TRISTE! Salmos 42

O CHORO DE UMA ALMA TRISTE! Salmos 42


42.1: COMO A CORÇA BRAMINDO POR ÁGUAS CORRENTES, ASSIM MINHA ALMA BRAME POR TI, Ó MEU DEUS!

Na palestina passavam manilhas de águas cerca de 30 cm de profundidade abaixo da terra, então o salmista se compara a uma corça que busca estas águas mas não encontra. O povo se encontrava em exílio e no cativeiro a alma do salmista anela pelas águas do santuário de jerusalém.
42.2: MINHA ALMA TEM SEDE DE DEUS, DO DEUS VIVO, QUANDO VOLTAREI A VER A FACE DE DEUS?
O salmista anelava estar no templo onde se adorava o verdadeiro Deus, mas em terras estranhas haviam outros deuses, e seus instrumentos de louvor estavam pendurados, Mas os soldados babilônicos os faziam tocar para ouvir os louvores que outra hora era prestados em Jerusalém. Como sentir alegria distante de Deus? A alma do salmista estava em lágrimas. ( “a beira dos canais de babilônia nos sentamos, e choramos com saudades de Sião, nos salgueiros que ali estavam pendurados nossas harpas “) salmos 137.1,2
42.4: AS LÁGRIMAS SÃO MEU PÃO NOITE E DIA E TODO DIA ME PERGUNTAM: ONDE ESTÁ O TEU DEUS?
O salmista se sentia comendo o pão e bebendo a água da angústia. Sua alma tinha um buraco. Estava informe. O tamanho do vazio da alma do salmista era o tamanho do Deus que sua alma sentia saudades.
42.5: COMEÇO A RECORDAR AS COISAS E MINHA ALMA EM MIM SE DERRAMA, QUANDO EU PASSAVA, SOB A TENDA DO PODEROSO EM DIREÇÃO A CASA DE DEUS ENTRE OS GRITOS DE ALEGRIA, A AÇÃO DE GRAÇAS E O BARULHO DA FESTA.
Era na tenda que deus visitava seu povo, a nuvem da glória de deus descia nas tendas para visitar seu povo. Mas agora o salmista exilado não tinha mais a tenda, e nem a presença de deus. Sua alma lembrava-se dos canticos de jerusalém, da presença de deus e está cobrando a presença de deus.
42.6: PORQUE TE CURVAS, Ó MINHA ALMA GEMENDO DENTRO DE MIM? ESPERA EM DEUS, EU AINDA O LOUVAREI, A SALVAÇÃO DA MINHA FACE E MEU DEUS!
A alma do salmista era costumada se curvar e prestar adoração ao Deus de Israel, agora que tristeza: ela se curva procurando a presença desse Deus mas está em terras estranhas, agora se curva de dor e angustia. ( “como poderíamos cantarum cântico de Iahweh numa terra estrangeira? Se eu me esquecer de ti , Jerusalém, que me seque a mão direita”) salmos 137.4,5
42.7: MINHA ALMA CURVA-SE EM MIM, E POR ISTO EU ME LEMBRO DE TI, DESDE A TERRA DO JORDÃO E DO HERMO, DE TI OH PEQUENA MONTANHA.
A alma se prostra e procura em sua memória os refrigérios que já tinha vivido, Mas não perde a esperança de ser redimida.
42.8: GRITA UM ABISMO A OUTRO ABISMO COM O FRAGOR DAS TUAS CASCATAS; TUAS VAGAS TODAS E TUAS ONDAS PASSAM SOBRE MIM
Para onde a alma desejosa de Deus olhava só via abismos e ondas de angustia que estava sobre o povo cativo. Israel estava cativo.
42.9: DE DIA IAHWEH MANDA SEU AMOR, E DURANTE A NOITE EU CANTAREI UMA PRECE AO DEUS DA MINHA VIDA,
Que tristeza era ficar longe de Jerusalém onde Deus se fazia presente, a alma do salmista chega a pedir o amor de Deus durante o dia para que possa compor uma musica em forma de prece a noite.
42.12: PORQUE TE CURVAS, Ó MINHA ALMA, GEMENDO DENTRO DE MIM?ESPERA EM DEUS, EU AINDA O LOUVAREI, A SALVAÇAO DA MINHA FACE E O MEU DEUS!
A alma do salmista sabia de onde viria o socorro. Viria de Deus, o único capaz de retirar o pão da angustia e colocar maná do céu , tirar a água da angustia e alegrar esta alma com o rio que flui do trono de Deus!

Um comentário: