quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

QUANDO O PASTOR SE SENTE OVELHA!

Salmos 23 - QUANDO O PASTOR SE SENTE OVELHA

1-   O SENHOR É O MEU PASTOR; NADA ME FALTARÁ.
Esta foi à primeira composição de Davi, tinha aproximadamente entre 13 a 17 anos. Davi não era bem visto por seus pais, era desprezado tudo por ser filho bastardo. Então Davi estava pastoreando as ovelhinhas de seu pai; ele tinha tudo pra se  sentir rejeitado, mas foi neste momento que inspirado por Deus começa a compor: o Senhor é meu pastor e nada me falta;

2 DEITAR-ME FAZ EM PASTOS VERDEJANTES; GUIA-ME MANSAMENTE A ÁGUAS TRANQÜILAS.
Ele se sentia tão tranquilo na presença de Deus que se sentia repousando. Como pastor de ovelhas começa a olhar as ovelhas de seu pai, e se por no lugar delas. Então o Espírito de Deus lhe dá esta canção: deita-me faz em verdes pastos e se sente guiados a beber de águas tranquilas. Ele se sente uma ovelhinha cuidada pelo grande Pastor: Cristo!

3 REFRIGERA A MINHA ALMA; GUIA-ME NAS VEREDAS DA JUSTIÇA POR AMOR DO SEU NOME.
O grande Pastor Jesus tem em suas mãos o cajado, cajado é uma arma de Pastor que tem uma curva na ponta, Davi se sentia uma ovelha conduzida pelo próprio Deus. Ele se sentia guiados em veredas de justiça, ou seja, mesmo ele sendo rejeitado ele sentia que era o cajado de Deus conduzindo e levando ele por caminhos seguros. Ele se sentia uma ovelha de seu pasto.

4 AINDA QUE EU ANDE PELO VALE DA SOMBRA DA MORTE, NÃO TEMEREI MAL ALGUM, PORQUE TU ESTÁS COMIGO; A TUA VARA E O TEU CAJADO ME CONSOLAM.
Davi não sentia temeroso com as circunstâncias, ele sabia que o cajado o conduzia o guiava. Mas também o grande Pastor tinha em suas mãos a vara para afugentar os inimigos, fazendo seus pés trilhar seguro pelos vales da sombra da morte! É nos vales que estão os lobos, MS Davi se sentia seguro na companhia de Deus seu grande pastor.

5 PREPARAS UMA MESA PERANTE MIM NA PRESENÇA DOS MEUS INIMIGOS; UNGES COM ÓLEO A MINHA CABEÇA, O MEU CÁLICE TRANSBORDA.
Davi provavelmente quando compunha esta canção estava tangendo sua harpa. E enquanto ele cantava as palavras que os Espirito Santo lhe punham no coração, acontecia justamente isto. Samuel estava indo visitar sua família enquanto Davi estava cuidando do rebanho de seu pai. E Samuel estava com o óleo da unção de Rei indo a sua casa. “unges minha cabeça com óleo” Davi cantava e compunha profeticamente a respeito de si mesmo. Ele seria rei.  Ele sentia Deus fazendo justiça:” guia-me nas veredas da justiça por amor do seu nome”;

6 CERTAMENTE QUE A BONDADE E A MISERICÓRDIA ME SEGUIRÃO TODOS OS DIAS DA MINHA VIDA, E HABITAREI NA CASA DO SENHOR POR LONGOS DIAS.
Sim Davi continuava compondo profeticamente: ele habitaria no templo onde a bondade e a misericórdia do Senhor o seguiria todos os dias; por ele ter um coração de ovelha Deus o premiou como pastor de todo Israel! Aleluia!


Um comentário:

  1. Interessante, queria mais detalhes se possivel como garantir q Davi era filho bastardo? na vdd pra ser pastor todos precisam primeiro ser ovelhas né! pra ser um pastor com conhecimento de causa! abraço Fernando

    ResponderExcluir