quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

TETELESTAI

TETELESTAI


Esta palavra grega significa DIVIDA PAGA.

... havendo riscado o escrito de dívida, que era contra nós nas suas ordenanças, o qual de alguma maneira nos era contrário, e o tirou do meio de nós, cravando-o na cruz...” Colossenses 2.14

Esta expressão era usada aos criminosos que eram presos, todos os seus crimes eram escritos em um documento em forma de papiro que tinha o nome CÉDULA DE DÍVIDA. Quando este criminoso cumpria a totalidade da sua pena, o juiz responsável por este documento colocava uma observação em grego TETELESTAI: Isto significava que aquele individuo não devia mais nada à justiça, pois ele estava com sua divida à justiça paga.

Nós estávamos condenados por nossos pecados e devíamos à justiça divina. E havia uma CÉDULA DE DIVIDAS apontando nosso destino. Paulo escreve aos romanos que todos pecamos e estávamos destituídos da glória de Deus. Paulo fazendo uso de uma linguagem jurídica vem com muita propriedade nos explicar a obra redentora de Cristo.

Cristo se fez pecado por nós ele pegou todas nossas cédulas de pecados e crimes que estavam nos condenando e fez o papel de nosso advogado. E como foi que ele ganhou a causa?
“ vós estáveis mortos pelas vossas faltas e pela incircuncisão da vossa carne e ele vos vivificou juntamente com Cristo. Ele nos perdoou todas as nossas faltas: apagou, em detrimento das ordens legais, o titulo de dívida que existia contra nós, e o suprimiu, pregando-o na cruz”. Colossenses 2.13-14.

Cristo nos libertou desta documentação que continha nossas faltas e que nos deixava devedor à justiça divina. E quando Cristo estava expirando na cruz, ele cheio de dor, porém cheio de amor, buscou o ar que restava em seus pulmões e deu o último grito para todos ouvirem: TETELESTAI (está consumado), acabei de pagar a divida de vocês.

Este gritou ecoou no mundo espiritual. Atravessou todas as barreiras espirituais. Neste momento o Pai (juíz) ao ouvir que o advogado JESUS GRITOU TETELESTAI expediu o alvará de soltura e nos presenteou com a vida eterna.

“Portanto nenhuma condenação há para aqueles que estão em Cristo Jesus “. Romanos 8.1

“Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?

Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como nos não dará também com ele todas as coisas?

Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica
.
Quem é que condena? Pois é Cristo quem morreu, ou antes quem ressuscitou dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós.

Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada?

Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte todo o dia;Somos reputados como ovelhas para o matadouro.

Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou.

Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir,

Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor”. Romanos 8.31-39

Um comentário: