quinta-feira, 14 de maio de 2020

NÃO SEPARE O HOMEM O QUE DEUS UNIU E NÃO AJUNTE O HOMEM O QUE SEPAROU.


A algumas coisas que Deus uniu que o homem não deve separar. Eis algumas:
1- A UMA EXPRESSÃO QUE DEUS SEMPRE USA QUE É “EU SOU O DEUS DE ABRAÃO, ISAAC E JACÓ”. Deus nunca falou sou o de Deus de Abraão, ou de Isaac e Jacó separadamente. Sempre ele uniu essas três pessoas e tem um significado:
a) Abraão representa a fé
b) Isaac representa a esperança
c) Jacó representa o amor.
A igreja de Cristo é composta destes três elementos inseparáveis: Fé, Esperança e Amor. Não deve o homem separar esta união que Deus fez. Paulo respeitando essa pedagogia divina jamais separava o que Deus uniu:
Lembrando-nos sem cessar da obra da vossa FÉ, do trabalho do AMOR, e da paciência da ESPERANÇA em nosso Senhor Jesus Cristo, diante de nosso Deus e Pai,
1 Tessalonicenses 1:3
Sendo assim, permanecem até o momento estes três: a fé, a esperança e o amor. Contudo, o maior deles é o amor! I coríntios 13.13
Uma igreja para ser realmente corpo de Cristo mantém unido o que Deus desde o inicio criou, não se sapara Abraão, Isaac e Jacó. A igreja que não separa o que Deus uniu é uma comunidade de FÉ, ESPERANÇA EAMOR.
2- NÃO SE SEPARA ORAÇÃO DA PALAVRA:
Quanto a nós, nos devotaremos à oração e ao ministério da Palavra. Atos 6.4,5
É na oração que recebemos a palavra, quando o homem separa este principio ele perde uma das asas. A igreja deve ter ministros em constante oração para que possa receber a palavra do Pai. A igreja de Antioquia era equilibrada e crescia pois havia a sintonia de oração e palavra:
Na Igreja em Antioquia havia profetas e mestres: Barnabé, Simeão, conhecido por seu segundo nome, Niger, Lúcio de Cirene, Manaém que era irmão de criação de Herodes, o governador, e Saulo. Enquanto serviam, adoravam e jejuavam ao Senhor, o Espírito Santo lhes ordenou: “Separai-me, agora, Barnabé e Saulo para a missão a qual os tenho chamado”. Diante disso, depois que jejuaram e oraram, lhes impuseram as mãos e os enviaram. Saulo notabiliza-se como Paulo. Atos 13.1-4
3- NÃO SE SEPARA FÉ DE OBRAS
“A Fé sem obras é morta”
O homem não deve separar este principio. Pois uma fé na vertical resulta em obras na fé horizontal, isto é, as boas obras para com nosso próximo são frutos que Deus produziu em nós.
Queres, pois, assegurar-te, ó homem insensato, de que a fé sem obras é de fato inútil? Ora, não foi Abraão, nosso pai na fé, justificado por obras, quando ofereceu seu próprio filho Isaque sobre o altar? Vês dessa forma que tanto a fé como as obras estavam agindo juntas, e a fé foi aperfeiçoada pelas obras. Tiago 2.20-22
Estas coisas Deus uniram e não deve o homem separar.
Por outro lado a também coisas que Deus separou e não se deve unir, pois a separação que Deus fez promove uma igreja unida sem separação:
a) “FEZ DEUS SEPARAÇÃO ENTRE LUZ E TREVAS” Genesis 1.3
Tudo que é treva deve ficar separado de elementos que são trevas.
Jamais vos coloqueis em jugo desigual com os descrentes. Pois o que há de comum entre a justiça e a injustiça? Ou que comunhão pode ter a luz com as trevas? Que harmonia entre Cristo e Belial? Que parceria pode se estabelecer entre o crente e o incrédulo? E que acordo pode existir entre o templo de Deus e os ídolos? Porquanto somos santuário do Deus vivo. Como declarou o próprio Senhor: “Habitarei neles e entre eles caminharei; serei o seu Deus, e eles serão meu povo!”
Portanto, “saí do meio deles e separai-vos, diz o Senhor, e não toqueis em nada que seja impuro, e Eu vos receberei. II coríntios 6.14-17
Quem é da luz deve andar na luz como Jesus andou. Até na natureza Deus separou a noite do dia. Jesus disse que quem anda na luz não tropeça. Portanto, a igreja não deve unir o que Deus separou.
b) DEUS FEZ SEPARAÇÃO ENTRE AS ÁGUAS DE CIMA E AS ÁGUAS DE BAIXO:
Depois disse Deus: “Haja entre as águas um limite para separá-las em duas partes!” Fez, portanto, Deus o firmamento e separou as águas estabelecidas abaixo desse limite, das que ficaram por cima. Genesis 1,6,7
As águas de baixo têm lamas, e as águas de cima são puras. As águas que estão em cima são tiradas das águas que estão em baixo, mas no processo a lama é deixada para trás. As águas que fluem de nós são as águas de Cristo, uma fonte límpida e cristalina:
Aquele, porém, que beber da água que Eu lhe der nunca mais terá sede. Ao “contrário, a água que Eu lhe der tornar-se-á nele uma fonte de água jorrando para a vida eterna.” João 4.15.
O lodo e a lama não devem ser misturados com as águas do evangelho:
Tirou-me dum lago horrível, dum charco de lodo, pôs os meus pés sobre uma rocha, firmou os meus passos.
E pôs um novo cântico na minha boca, um hino ao nosso Deus; muitos o verão, e temerão, e confiarão no Senhor.
Salmos 40:2,3
Portanto, o que Deus uniu não separe o homem, mas o que Deus separou não ajunte o homem.
Fernando Romero.

Nenhum comentário:

Postar um comentário