terça-feira, 25 de janeiro de 2022

COM QUE AUTORIDADE VOCÊ FAZ ISSO? A DIFERENÇA ENTRE PODER E AUTORIDADE


O poder vem da instituição, a autoridade vem de Deus…
E tornaram a Jerusalém, e, andando ele pelo templo, os principais dos sacerdotes, e os escribas, e os anciãos, se aproximaram dele.
E lhe disseram: Com que autoridade fazes tu estas coisas? ou quem te deu tal autoridade para fazer estas coisas? Marcos 11.27,28
Uma vez um pastor irritado comigo devido a algumas postagens sobre o evangelho que diariamente posto me perguntou: quem é você para aconselhar pastor ? Por um acaso você é apóstolo? Essa pergunta também fizeram para Jesus: com que autoridade fazes tu estas coisas? Quem te deu autoridade?
Na realidade as pessoas confundem autoridade e poder. Poder é institucional, é a instituição quem dá. Uma autoridade que vem do poder dado da instituição é pequena pois na realidade você recebeu uma concessão de poder para exercer uma função.A autoridade de um presidente se reeleito dura 8 anos, portanto o presidente tem poder mas não autoridade. Para quem pensa que uma função eclesiástica como de pastores por exemplo é de autoridade está equivocado, é apenas poder constituído pela instituição ou por alguém. O papa por exemplo tem poder porque os cardeais votaram nele, portanto recebeu poder para exercer o ofício sacerdotal. Se recebemos uma função de alguém você não tem autoridade, você tem o poder legítimo da instituição. Mesmo sendo legítimo não é autoridade.
Jesus não tinha recebido o poder dos sacerdotes do judaísmo para ensinar. Ele não recebeu nada dos homens. Ele tinha autoridade vinda de Deus, autoridade é quando o povo reconhece o que Deus tem em você. Geralmente quem tem autoridade incomoda e muito quem tem o poder. Autoridade é muito maior que poder. Quando os sacerdotes incomodados perguntam a Jesus : com que autoridade fazes estas coisa ? E quem te deu autoridade?
Na realidade eles estão falando: nós não te demos esse poder para ensinar, quem te deu autorização?
Quem nasce com autoridade para alguma coisa é algo natural e flui normalmente e vem de Deus tal capacitação. Os sacerdotes pensavam que tinha autoridade mas na realidade tinha poder. A autoridade estava sobre João Batista no deserto e não com os sacerdotes do templo. É por isso que Lucas denuncia em seu evangelho em um mesmo versículo tal diferença:
Sendo Anás e Caifás sumos sacerdotes, veio no deserto a palavra de Deus a João, filho de Zacarias. Lucas 3.3
Só podia ter um sacerdote, mas Lucas faz questão de denunciar que estavam corrompendo ao citar dois sumos sacerdotes, isto era ilegal. Eles tinham poder e quem tem poder, precisa de fazer costuras para se manter, se você observar o evangelho fica claro que um tinha poder eclesiástico e o outro tinha poder político. Mas com quem estava a autoridade de Deus? É lindo ver que Lucas no mesmo versículo da denúncia faz um anúncio: com João Batista no deserto.
Após João ter sido decapitado por Herodes que tinha poder, Jesus então surge no cenário com autoridade e povo reconhecia isso pois dizia dele:
E aconteceu que, concluindo Jesus este discurso, a multidão se admirou da sua doutrina; Porquanto os ensinava como tendo autoridade; e não como os escribas. Mateus 7.28,29
Jesus sabia claramente a diferença entre poder e autoridade, isso fica nítido em seu diálogo com Pilatos:
Disse-lhe, pois, Pilatos: Não me falas a mim? Não sabes tu que tenho poder para te crucificar e tenho poder para te soltar?
Respondeu Jesus: Nenhum poder terias contra mim, se de cima não te fosse dado; mas aquele que me entregou a ti maior pecado tem. João 19.10,11
Mesmo Jesus sendo maior neste episódio Ele ensina a respeitarmos quem tem poder. Porque o poder é uma permissão de Deus para pessoas em um período do espaço/tempo.
Há casos de pessoas que tem o poder que lhe foi constituído por uma instituição por ela ter autoridade. Neste caso o poder dado a tal pessoa é um reconhecimento. Quando falo instituição não só me refiro a diferentes denominações mas a qualquer tipo de instituição.
Poderia escrever muito mais sobre este assunto mas finalizo com uma pergunta de Jesus para aqueles sacerdotes que quiserem saber com que autoridade Ele fazia tais coisas:
Também eu vos perguntarei uma coisa, e respondei-me; e então vos direi com que autoridade faço estas coisas:
O batismo de João era do céu ou dos homens? respondei-me. Marcos 11.29.30
Fernando Romero

Nenhum comentário:

Postar um comentário