quinta-feira, 6 de janeiro de 2022

UMA RESPOSTA IMPRESSIONANTE DE JESUS PARA QUEM PENSA QUE DEUS SÓ QUER O CORAÇÃO.

 UMA RESPOSTA IMPRESSIONANTE DE JESUS PARA QUEM PENSA QUE DEUS SÓ QUER O CORAÇÃO.

“Destruam este templo, em três dias eu o erguerei”.]
Confesso que sou um apaixonado pelas respostas de Jesus. É impressionante como Ele consegue calar os seus adversários. Jesus havia acabado de virar as mesa e expulsar os religiosos que usava a fé dos fiéis que tratavam as coisas de Deus como negócios:
E encontrou no templo os que vendiam bois, ovelhas e pombas e também os cambistas assentados;
tendo feito um azorrague de cordas, expulsou todos do templo, bem como as ovelhas e os bois, derramou pelo chão o dinheiro dos cambistas, virou as mesas
e disse aos que vendiam as pombas: Tirai daqui estas coisas; não façais da casa de meu Pai casa de negócio.
João 2:14-16
Os religiosos então enfurecidos perguntam a Jesus: Com que autoridade você faz estas coisas? E Jesus mais uma vez de brilha na resposta: Destruam este templo, em três dias eu o erguerei”.
Replicaram os judeus: Em quarenta e seis anos foi edificado este santuário, e tu, em três dias, o levantarás?
Ele, porém, se referia ao santuário do seu corpo.
João 2:20,21
Jesus nesta resposta surpreende qualquer teologia e filosofia do seu tempo e nosso tempo. Pois Ele faz seus ouvintes a erguer os olhos para quem é maior que o templo de argamassa. Eles queriam saber com que autoridade Jesus fazia tais coisas, e Jesus nesta reposta deixou claro: Eu sou o Messias. Portanto, a autoridade de um Messias. Porque essa resposta de Jesus me fascina? Porque ele acaba com a discussão do corpo, Ele valoriza o corpo, entre outros significados que prefiro não adentrar agora.
Jesus está pondo um enorme significado no corpo. Ele sabe que muitas linhas de pensamentos ideológicos iriam surgir e insinuar que cada um pode fazer o que quiser com seu corpo. Mas essa resposta de Jesus deixa claro que não. Ravi Zacharias uma vez disse: Quando perdemos o elevado valor que Deus atribui ao corpo, estamos em queda livre. Podemos banalizar o corpo em nossas transigências. Nós o tratamos como um meio para outros fins, mas, quando a morte chega, nós o agarramos e nos apegamos a ele, porque é tudo o que nos resta.
Esses religiosos achavam que por frequentar uma religião tinha direito de fazer qualquer coisa, tantos os que vendiam uma fé falsa para quem consumia. E Jesus vem e mostra a autoridade do que é ser o Messias, pois mostra que ressurreição é física em sua essência, o corpo importa no sentido eterno, não apenas no temporal.
Ele, porém, se referia ao santuário do seu corpo.
Quando, pois, Jesus ressuscitou dentre os mortos, lembraram-se os seus discípulos de que ele dissera isto; e creram na Escritura e na palavra de Jesus.
João 2:21,22
Nesta resposta de Jesus Ele nos mostra que nossos corpos são a habitação Dele, a adoração se eleva acima de um local. Não sei se a mulher que derramou unguento nos pés de Jesus assistiu essa resposta de Jesus, mas ela entendeu o significado dessas palavras com seu ato, vejamos:
Essa era a verdade por trás do gesto da mulher, se por um lado o gesto era para preparar o corpo de Jesus para sua morte, por outro lado, ela entendeu que ela tinha que dar um novo significado ao que ela fazia com o corpo. Ela era uma mulher de má fama, agora Jesus havia a havia acolhido e restaurado nela o valor do corpo humano. Em seu templo terreno encardido, ela veio apresentar uma oferta Àquele para quem aquele templo se tornaria habitação. Foi a derradeira troca entre a corrupção dela e a pureza dele. Isso representa o relacionamento transformado entre a habitação e seu ocupante. É como entendeu o apostolo Paulo: “ Cristo em vocês é esperança de glória”...Trecho do livro Jesus entre outros deuses, pagina 114.
Jesus apenas usa a figura do templo de argamassa dos judeus como analogia para prestarmos atenção que nosso corpo é habitação do Pai, e adverte a prestar culto verdadeiro.
É hora de fazer alguma “purificação do templo” de nossas mentes, um dia assim como Jesus ressuscitou, nós iremos ressuscitar e teremos de prestarmos conta do que fizemos com nosso corpo.
Isto não te assusta?
Fernando Romero,

Nenhum comentário:

Postar um comentário