domingo, 9 de janeiro de 2022

QUEM PECOU PARA ELE NASCER ASSIM? ELE OU SEUS PAIS ?


Jesus diante da doutrina da reencarnação.
E, passando Jesus, viu um homem cego de nascença.
E os seus discípulos lhe perguntaram, dizendo: Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego?
Jesus respondeu: Nem ele pecou nem seus pais; mas foi assim para que se manifestem nele as obras de Deus.
Convém que eu faça as obras daquele que me enviou, enquanto é dia; a noite vem, quando ninguém pode trabalhar. João 9.1-4
As respostas de Jesus surpreende e acaba com os devaneios filosóficos. Jesus na sua caminhada se depara com cego de nascença , e seus discípulos não perdem a oportunidade para saber a causa: “ Mestre, quem pecou, este ou seus pais para que nascessem cegos?
Jesus em sua resposta acaba de uma vez com as doutrinas do hinduísmo e também do budismo que é a doutrina do carma. Estas duas correntes filosóficas já estavam presentes no tempo de Jesus apesar de receber esta nomenclatura anos mais tarde.
Jesus foi categórico ao responder: “ nem ele pecou e nem seus pais, mas foi assim para que se manifestasse as obras de Deus. Jesus ainda continua e traz uma resposta ainda mais surpreendente:
“enquanto é dia; a noite vem, quando ninguém pode trabalhar.
Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo.”
Jesus deixa claro que a reencarnação não existe, até porque Jesus mesmo inspira o escritor aos Hebreus escrever: está designado aos homens morreram uma única vez, vindo depois disto o juízo ( hebreus 9.27).
Jesus deixa claro que não há nenhuma relação direta entre qualquer ato anterior e a situação do homem. Jesus de forma brilhante da uma resposta que frustra quem defende reencarnação. Jesus responde que os homens tem um tempo breve de acreditar em Deus , depois da qual não há nenhum remédio. Em contraste e por definição, a reencarnação é um ciclo repetitivo de causa e efeito, até que todas as transgressões tenham sido paga e o absoluto tenha sido alcançado. Jesus nega essa possibilidade de forma clara:
“Está vindo a noite quando ninguém pode trabalhar”. Isto é: a oportunidade acaba. Jesus compara nossa vida com o dia e o seu término com a noite. Para mostrar que o tempo do homem em conhecer a Deus é breve.
Jesus deixa claro que ninguém herda o pecado de vida passada de seus pais, e ninguém herda os seus de vidas anteriores. Por isso, Jesus foi preciso diante da pergunta: quem pecou ? Este ou seus pais ?
E Jesus diz: nem ele e nem seus pais.
O que Jesus ensinou é o homem recebe uma única vida, e que não a carmas de vida passada. A noite ( morte) quando chega encerra está única vida, vindo depois disto o juízo.
A filosofia ou doutrina do carma quer trabalhar após a noite para restaurar pecados anteriores, mas Jesus ensina: parem com isto pois a oportunidade de se arrependerem é durante o dia ( sua única vida).
Quando Jesus cura o cego ele nos ensina que somente Ele tem o poder de curar e perdoar pecados. Homem nenhum tem o poder de restaurar-se sozinho. Aliás Jesus disse: nem o homem e nem seus pais.
Ravi Zacharias escreveu: : quando Jesus disse que a cegueira do homem não era resultado nem do homem, nem do de seus pais, a lição é bem mais profunda e drástica. Jesus ao responder da forma que respondeu visa ajudar as pessoas que acreditam em carma de vidas anteriores que eles estavam realmente cegos e se recusam a ver. ( livro Jesus entre os deuses) página 201.
Fernando Romero

Nenhum comentário:

Postar um comentário