terça-feira, 27 de setembro de 2022

ZELANDO PELO NOME DO SENHOR PARTE III: CONVERSANDO COM VOSSAS TRADIÇÕES


E, passando Jesus, viu um homem cego de nascença.
E os seus discípulos lhe perguntaram, dizendo: Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego?
Jesus respondeu: Nem ele pecou nem seus pais; mas foi assim para que se manifestem nele as obras de Deus.
Convém que eu faça as obras daquele que me enviou, enquanto é dia; a noite vem, quando ninguém pode trabalhar. João 9.1-4
As respostas de Jesus surpreende e acaba com os devaneios filosóficos. Jesus na sua caminhada se depara com cego de nascença , e seus discípulos não perdem a oportunidade para saber a causa: “ Mestre, quem pecou, este ou seus pais para que nascessem cegos?
Jesus em sua resposta acaba de uma vez com as doutrinas do hinduísmo e também do budismo que é a doutrina do carma. Estas duas correntes filosóficas já estavam presentes no tempo de Jesus apesar de receber esta nomenclatura anos mais tarde.
Jesus foi categórico ao responder: “ nem ele pecou e nem seus pais, mas foi assim para que se manifestasse as obras de Deus.
Jesus está afirmando nessas palavras: “ Meu Pai não é assim, Ele não é um Deus de maldições e nem tem prazer em amaldiçoar vocês”. Vocês pensando assim estão manchando o nome do Senhor, estão atribuindo a Ele características que são da tradição de vocês, mas que não são do caráter Dele.
“O Pai não me deixou só, pois Eu sempre cumpro a sua vontade como lhe agrada.” João 8.29
Eu e o Pai estamos reconciliando as pessoas em vez de procurar culpados ou amaldiçoá-las :
“Pois Deus estava em Cristo reconciliando consigo mesmo o mundo, não levando em conta as transgressões dos seres humanos, e nos encarregou da mensagem da reconciliação.” II Coríntios 5.19
Portanto nossa mensagem deve ser a da reconciliação, em vez de replicar a voz das vossas tradições. Vocês zelam pelo nome do Senhor quando reverbera a minha voz mas erram quando reverberam vozes das tradições religiosas.
“ nem ele pecou e nem seus pais”
Após Refutar a tradição e as crendices deles, Jesus agora faz uma metáfora zelando em mostrar como o Pai vê:
“Convém que eu faça as obras daquele que me enviou, enquanto é dia; a noite vem, quando ninguém pode trabalhar.” João 9.4
Jesus deixa claro que não há nenhuma relação direta entre qualquer ato anterior e a situação do homem. Em contraste e por definição, as crendices sobre carma é um ciclo repetitivo de causa e efeito, até que todas as transgressões tenham sido paga e o absoluto tenha sido alcançado. Jesus nega essa possibilidade de forma clara:
“Está vindo a noite quando ninguém pode trabalhar”. Isto é: a oportunidade acaba. Jesus compara nossa vida com o dia e o seu término com a noite. Para mostrar que o tempo do homem em conhecer a Deus é breve.
Jesus deixa claro que ninguém herda o pecado de vida passada de seus pais, e ninguém herda os seus de vidas anteriores. Por isso, Jesus foi preciso diante da pergunta: quem pecou ? Este ou seus pais ?
E Jesus diz: nem ele e nem seus pais.
O que Jesus ensinou é o homem recebe uma única vida. A noite ( morte) quando chega encerra está única vida, vindo depois disto o juízo.
A filosofia ou doutrina do carma quer trabalhar após a noite para restaurar pecados anteriores, mas Jesus ensina: parem com isto pois a oportunidade de se arrependerem é durante o dia ( sua única vida).
Quando Jesus cura o cego ele nos ensina que somente Ele tem o poder de curar e perdoar pecados. Aliás Jesus disse: nem o homem e nem seus pais ( tradições)
Fernando Romero.
Nenhuma descrição de foto disponível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário