segunda-feira, 2 de janeiro de 2023

EM JESUS SUA GENEALOGIA É TROCADA.


Interpretação de Mateus capítulo 1:
Genealogia tem por objetivo estabelecer a origem de um indivíduo ou de uma família. O evangelista Mateus nos traz algo significativo: que Jesus aceita pessoas que a religião não aceitaria jamais. Os judeus não inseriam mulheres em suas genealogias, podem conferir no antigo testamento, mas já no primeiro capítulo do novo testamento já temos cinco mulheres e é delas que quero lhes falar:
1 TAMAR
E Judá gerou, de Tamar, a Perez e a Zerá; e Perez gerou a Esrom; e Esrom gerou a Arão; Mateus 1.3
TAMAR era mulher que se deitou com o próprio sogro fingindo ser uma prostituta ( sua história está em Gênesis 38). Naquele tempo quando uma mulher ficava viúva ela deveria se casar com o cunhado mais velho, era a lei da época:
Er, porém, o primogênito de Judá, era mau aos olhos do Senhor, por isso o Senhor o matou.
Então disse Judá a Onã: Toma a mulher do teu irmão, e casa-te com ela, e suscita descendência a teu irmão.
Onã, porém, soube que esta descendência não havia de ser para ele; e aconteceu que, quando possuía a mulher de seu irmão, derramava o sêmen na terra, para não dar descendência a seu irmão.
E o que fazia era mau aos olhos do Senhor, pelo que também o matou. Gênesis 38.8-10
A maldade desses homens era que eles aí terem relação sexual com TAMAR ejaculavam fora e isto foi visto como mal aos olhos do Senhor pois TAMAR foi escolhida por Deus para pertencer a Árvore genealógica de Jesus. Ela então se veste como uma prostituta e se deita com o próprio sogro JUDÁ. Mas Judá não sabia que era sua nora. Ela muito inteligente pega como penhor alguns objetos de seu sogro. Quando sua barriga de grávida começou a aparecer, contaram para Judá que tentou a matar queimada, porém:
Então disse Judá: Deixa-a ficar com o penhor, para que porventura não caiamos em desprezo; eis que tenho enviado este cabrito; mas tu não a achaste.
E aconteceu que, quase três meses depois, deram aviso a Judá, dizendo: Tamar, tua nora, adulterou, e eis que está grávida do adultério. Então disse Judá: Tirai-a fora para que seja queimada.
E tirando-a fora, ela mandou dizer a seu sogro: Do homem de quem são estas coisas eu concebi. E ela disse mais: Conhece, peço-te, de quem é este selo, e este cordão, e este cajado.
E conheceu-os Judá e disse: Mais justa é ela do que eu, porquanto não a tenho dado a Selá meu filho. E nunca mais a conheceu. Gênesis 38. 23-26
Por esta atitude de querer preservar a profecia que a genealogia de Jesus passaria por ela teve a vida preservada. E ainda o Espírito de Cristo impele Mateus colocá-la no capítulo primeiro do novo testamento.
2- A MULHER SEM NOME
E Jessé gerou ao rei Davi; e o rei Davi gerou a Salomão da que foi mulher de Urias. Mateus 1.6
Essa mulher de Urias é BATSEBÁ ( filha de SEbá), interessante Mateus impelido pelo Espírito de Cristo descrevê-la assim... isso mostra como adúlteros são tratados pela sociedade religiosa; fica sem nome, perde a identidade, ela era filha de SEbá, mas foi posta como adúltera. Mas ela também pertence a árvore genealógica de Jesus pois Jesus vem da linhagem de Davi e ela se tornou esposa de Davi ainda que de forma inconveniente.
Jesus é aquele que não te julga por um erro, Ele vê a história toda. E o fato de ela estar no primeiro capítulo do novo testamento significa que o evangelho é também uma boa notícia para os adúlteros que se permiti Jesus passar por suas vidas . Ela não é mais conhecida como adúltera, ela faz parte da genealogia de Jesus .
3 RAABE
E Salmom gerou, de Raabe, a Boaz; e Boaz gerou de Rute a Obede; e Obede gerou a Jessé; Mateus 1.5
Essa era uma dona de zona, tinha um prostibulo mas ao chegar dois espias de Josué avisando que sua cidade seria invadida pelo exército dos hebreus ( história relatada em Josué 2), ela teve temor, e esconde os espias no telhado da sua zona quando soldados o procuravam para os matar , ela reconhece que Deus é digno de ser louvado e pede misericórdia a Deus pois usou de misericórdia com dois espias filhos de Deus:
E disse aos homens: Bem sei que o Senhor vos deu esta terra e que o pavor de vós caiu sobre nós, e que todos os moradores da terra estão desfalecidos diante de vós.
Porque temos ouvido que o Senhor secou as águas do Mar Vermelho diante de vós, quando saíeis do Egito, e o que fizestes aos dois reis dos amorreus, a Siom e a Ogue, que estavam além do Jordão, os quais destruístes.
O que ouvindo, desfaleceu o nosso coração, e em ninguém mais há ânimo algum, por causa da vossa presença; porque o Senhor vosso Deus é Deus em cima nos céus e em baixo na terra.
Agora, pois, jurai-me, vos peço, pelo Senhor, que, como usei de misericórdia convosco, vós também usareis de misericórdia para com a casa de meu pai, e dai-me um sinal seguro,
De que conservareis com a vida a meu pai e a minha mãe, como também a meus irmãos e a minhas irmãs, com tudo o que têm e de que livrareis as nossas vidas da morte. Josué 2.9-13
Esta mulher teve a vida salva pelo exército dia hebreus. Ela representa todos aqueles que se convertem da sua vida de pecados ao ouvir das maravilhas de Jesus. Jesus troca sua genealogia, não uma prostituta mas alguém nascida de Deus tanto é que Mateus impelido pelo Espírito de Cristo a coloca no capítulo primeiro do novo testamento, para quem a salvação raiou.
4- RUTE
E Salmom gerou, de Raabe, a Boaz; e Boaz gerou de Rute a Obede; e Obede gerou a Jessé; Mateus 1.5
Rute vem de uma linhagem de incesto, ela era moabita e o povo moabita é fruto da relação entre a filha de Ló com sei próprio pai Ló após saírem ilesos da destruição de Sodoma e Gomorra:
E sucedeu, no outro dia, que a primogênita disse à menor: Vês aqui, eu já ontem à noite me deitei com meu pai; demos-lhe de beber vinho também esta noite, e então entra tu, deita-te com ele, para que em vida conservemos a descendência de nosso pai.
E deram de beber vinho a seu pai também naquela noite; e levantou-se a menor, e deitou-se com ele; e não sentiu ele quando ela se deitou, nem quando se levantou.
E conceberam as duas filhas de Ló de seu pai.E a primogênita deu à luz um filho, e chamou-lhe Moabe; este é o pai dos moabitas até ao dia de hoje. Gênesis 19.34-37
Mas esta mulher Rute apesar de ser fruto de seus ancestrais que cometeram incesto ela entra pelas vias da salvação quando se propõe a casar com Boaz e quando se propõe a trocar sua genealogia do passado pela do Deus que pode mudar vida:
Não me instes para que te abandone, e deixe de seguir-te; porque aonde quer que tu fores irei eu, e onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus; Rute 1.16
E desta forma o Deus que ela clamou a coloca na genealogia de Jesus.
5 - MARIA
E Jacó gerou a José, marido de Maria, da qual nasceu JESUS, que se chama o Cristo. Mateus 1.16
Maria grávida solteira pelo próprio Deus, se uma gravidez na adolescência choca até hj imagina naquele ambiente de fariseus religiosos. Mas ela era uma mulher pecadora pra sociedade mas pura aos olhos de Deus. Ela carregou no seu ventre a Jesus. Esta mulher representa aqueles que são vistos como culpados mas são amados por Jesus a ponto de carregaram Jesus em suas vidas.
Mateus capítulo 1 mostra que o evangelho é uma boa notícia de salvação, e que você não precisa viver com os codinomes do seu passado. Em Jesus você nasce de novo e se torna uma nova criatura.
Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.
E tudo isto provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo, e nos deu o ministério da reconciliação; II CORÍNTIOS 5.17,18
Fernando
Pode ser uma imagem de 1 pessoa

Nenhum comentário:

Postar um comentário