segunda-feira, 2 de janeiro de 2023

O HOMEM QUE PENSAVA QUE VIU MAS NÃO VIU, O MESMO NÃO SE VIU A MULHER QUE PENSAVA QUE NÃO VIU MAS VIU, A MESMA SE VIU. E JESUS VIU OS DOIS


Esta é uma das histórias relatada no evangelho que mais gosto. Um fariseu convidou Jesus para um jantar, e nesta mesa um enredo revelador se abre diante dos nossos olhos:
E rogou-lhe um dos fariseus que comesse com ele; e, entrando em casa do fariseu, assentou-se à mesa.
E eis que uma mulher da cidade, uma pecadora, sabendo que ele estava à mesa em casa do fariseu, levou um vaso de alabastro com ungüento;
E, estando por detrás, aos seus pés, chorando, começou a regar-lhe os pés com lágrimas, e enxugava-lhos com os cabelos da sua cabeça; e beijava-lhe os pés, e ungia-lhos com o ungüento.
Quando isto viu o fariseu que o tinha convidado, falava consigo, dizendo: Se este fora profeta, bem saberia quem e qual é a mulher que lhe tocou, pois é uma pecadora.
E respondendo, Jesus disse-lhe: Simão, uma coisa tenho a dizer-te. E ele disse: Dize-a, Mestre.
Um certo credor tinha dois devedores: um devia-lhe quinhentos dinheiros, e outro cinqüenta.
E, não tendo eles com que pagar, perdoou-lhes a ambos. Dize, pois, qual deles o amará mais?
E Simão, respondendo, disse: Tenho para mim que é aquele a quem mais perdoou. E ele lhe disse: Julgaste bem.
E, voltando-se para a mulher, disse a Simão: Vês tu esta mulher? Entrei em tua casa, e não me deste água para os pés; mas esta regou-me os pés com lágrimas, e os enxugou com os cabelos de sua cabeça.
Não me deste ósculo, mas esta, desde que entrou, não tem cessado de me beijar os pés.
Não me ungiste a cabeça com óleo, mas esta ungiu-me os pés com ungüento.
Por isso te digo que os seus muitos pecados lhe são perdoados, porque muito amou; mas aquele a quem pouco é perdoado pouco ama.
E disse-lhe a ela: Os teus pecados te são perdoados. Lucas 7.36-48
O homem só via uma mulher pecadora, via Jesus como um falso profeta, mas Jesus passa colírio em seus olhos pois estava vedados, mas agora Jesus mostra para ele uma mulher amada e perdoada de seus pecados. Este homem que pensava que via não se via pois ainda que fosse poucos os seus pecados era também um pecador, mas ele não se enxergava pecador. Jesus precisou mostrar para ele que de fato era um pecador.
A mulher pensava que não via mas via e se via, ela se reconhece pecadora, e reconhece Jesus como perdoador de pecados enquanto o homem o via como falso profeta. Apesar de muito pecadora na visão do homem que a confrontou, ela se via muito amada por Jesus.
E Jesus viu a ambos. Jesus é aquele nos tira do ponto cego para ver de fato aquilo que não vimos. Uma vez em outro episódio Jesus disse a respeito daqueles que pensam que vê e só enxerga pecados no próximo:
Alguns fariseus que estavam com Ele, ao ouvirem essas palavras, perguntaram a Jesus: “Porventura, nós também somos cegos?” Afirmou-lhes Jesus: “Se vós fôsseis cegos, não seríeis culpados; mas uma vez que alegais: ‘Nós vemos!’, por essa razão, o pecado persiste dentro de vós. João 9.40,41
Jesus mostra que aquele que julga o próximo só por seus pecados, tem pecados dentro de si que permanece. Enquanto que aquele você julga pecador já é alvo do perdão é do amor de Jesus.
Que lição extraordinária de Jesus!
Fernando .
Pode ser uma imagem de 2 pessoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário