O novo nascimento...
Nicodemos foi se encontrar com Jesus de noite. Na verdade ele tinha ficado impressionado de como Jesus havia purificado o templo no dia anterior.
A etimologia do nome Nicodemos retrata bem a sua forma de crer em Deus. NICODEMOS: significa imagem do povo, das moralidades e das estéticas religiosas.
A etimologia do nome Nicodemos retrata bem a sua forma de crer em Deus. NICODEMOS: significa imagem do povo, das moralidades e das estéticas religiosas.
Ele pensava em Deus usando a lei da causa e efeito. Vejamos mais profundamente o diálogo que Nicodemos teve com Jesus.
“Rabi, sabemos que és Mestre vindo da parte de Deus; porque ninguém pode fazer esses sinais que estás realizando, se Deus não estiver com ele.”
A forma de Nicodemos ver era acreditar em um Deus de causa e efeito. Você faz milagres e sinais ( efeito) porque Deus é com você ( causa). Jesus repeliu e descontruiu esse argumento, pois o reino de Deus não é com visível aparência.
“Jesus respondeu-lhe, declarando: “Em verdade, em verdade te asseguro que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.”
Jesus mostra para Nicodemos que Deus não é processo e nem é causa e efeito. Deus se vê de dentro para fora, e não de fora para dentro como cria Nicodemos. Era Jesus dizendo que a forma de ele crer era como o povo crê, pois ele é imagem do povo, a caricatura da religião. Deus não é para ser acreditado, Deus é para ser visto no intimo e vivido. Quando temos Deus no nosso ser, então Deus frutifica em nós.
“Nicodemos questionou-o: “Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, todavia, entrar pela segunda vez no ventre de sua mãe e nascer novamente?”
Nicodemos continua não entendo as palavras de Jesus. E novamente traz o discurso da causa e efeito. Pode minha mãe engravidar de mim novamente? ( causa do nascimento ), logo eu nascer é o efeito. Para ele Deus deveria ser um processo da teologia sistemática, para que possa ser acreditado. Era Nicodemos dizendo: sem a religião Deus não pode ser sentido e crido. Ele era muito raso nos seus argumentos apesar de ser um mestre, pois toda teologia é rasa quando se trata de Deus.
“Respondeu Jesus: “Em verdade, em verdade te asseguro: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus. O que é nascido da carne é carne; mas o que nasce do Espírito é espírito”
Jesus estava falando de algo mais profundo, de um nascimento que acontece dentro. O que nasce da carne ( sua mãe) continua sendo carne, sendo coisas do homem. O que estou falando Nicodemos, é que quem nasce do Espirito se torna novo. Assim como o Espirito pairava como uma pássaro sobre as águas no principio da criação, e nasceu a terra a tudo o que nela há, assim é o homem que Deus pairar em seu coração: nascerá um novo ser. Este homem será um novo homem em Deus.. Então haverá separação da trevas e da luz. E no seu ser Jesus vai dizer: “haja luz”, e este será seu primeiro dia do seu nascer de novo. E assim como foi na criação Nicodemos que os frutos vieram a surgir pela palavra de Deus, assim será todo aquele que nascer em mim.Tudo no seu ser será criado pela palavra.
Você Nicodemos representa a imagem do povo e da religião, vocês querem determinar quem há de ser salvo e condenado. Vocês querem selecionar pessoas. Mas o Espirito de Deus é como um vento, ele sopra onde quer, Ele sopra a salvação onde ele quer. Não são vocês quem determina quem entra no reino, e sim meu Pai que sopra seu Espirito, e todos aqueles que ouvirem o som da voz do vento, seja ele quem for há de experimentar esse novo nascimento e fazer parte do reino de Deus.
“Não te surpreendas pelo fato de Eu te haver dito: ‘deveis nascer de novo.’. O vento sopra onde quer, você escuta o seu som, mas não sabe de onde vem, nem para onde vai; assim ocorre com todos os nascidos do Espírito.”
Nicodemos então vencido pelos argumentos de Jesus, muda o rumo da conversa, e como todo bom religioso ele quer agora o manual de como fazer isso. Ele quer entender o processo, pois Deus para ele é processual. Ele quer o esquema:
Replicou-lhe Nicodemos: “Como pode acontecer isso?”
Jesus então afunila Nicodemos nas sua mentalidade religiosa e diz:
“Explicou-lhe Jesus: “Tu és mestre em Israel e não compreendes essas verdades?
“Explicou-lhe Jesus: “Tu és mestre em Israel e não compreendes essas verdades?
Nicodemos Deus não é esquema, não é manual. Como você pode ser chamado Mestre pensando tão medíocre? O caminho para se encontrar com Deus, é a fé. Somente pela fé você pode chegar a Ele, pois a fé é a certeza de que haveremos de receber o que esperamos, e a prova daquilo que não podemos ver.
“ Se, falando de assuntos da terra, não me credes, como crereis, se vos falar dos celestiais?”
Fernando Romero.
Nenhum comentário:
Postar um comentário