domingo, 1 de agosto de 2021

A IGREJA DEVE COMPREENDER QUE É UMA FAMÍLIA E DEVE PREZAR A UNIDADE .


O maior exemplo de unidade que Jesus nos ensinou foi a integração em amor. O livro de EFÉSIOS deixa claro que Jesus derrubou o muro de separação que havia entre judeus e gentios:
a saber, que os gentios são coerdeiros, e de um mesmo corpo, e participantes da sua promessa em Cristo pelo evangelho
EFÉSIOS 3.6
Todos aqueles que aceitam o evangelho de Jesus é considerado pertencente a UMA SÓ família, UM SÓ AMOR, UMA SÓ FÉ, UM SÓ SENHOR:
com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor;
procurando guardar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz.
Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação;
um só Senhor, uma só fé, um só batismo;
um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos, e em todos. EFÉSIOS 4.2-6
E devemos suportar uns aos outros em amor, isto é, respeitar a todos quanto Jesus integra a esta família: somos uma comunidade da fé. Para Jesus comunidade é comum-unidade. Ao integrar os gentios na família judaica, Jesus nos deixa esse mandamento: amai-vos uns aos outros como eu vos amei.
Em particular , a carta de EFÉSIOS é uma extensão das palavras de Jesus: tenho contra ti que deixaste o primeiro amor . Parafraseando Jesus : vocês deixaram de viver uma comum-unidade , deixaram de ser família.
Crescemos acostumados às várias divisões dentro da igreja mundial: ortodoxos e romanos, católicos e protestantes, as dezenas de igreja que começaram uma nova própria após a reforma do século 16, e as milhares que surgiram nos séculos 19 e 20. Algumas vezes, os costumes e as práticas nessas igrejas são tão distintos que os membros de uma mão não reconhecem os membros da outra como cristão.
A advertência de Jesus continua válida: voltem ao primeiro amor. Se considerem como irmãos, mantenha-se unidos, no mesmo espírito, em uma só fé, em um só amor.
Cada membro desta família carrega uma particularidade de JESUS que é o Senhor desta casa familiar, portanto devemos nos alegrar com o dom que cada um recebeu. Isto é o que Paulo chama de UNIDADE na carta aos EFÉSIOS:
E ele mesmo deu alguns para apóstolos, e alguns para profetas, e alguns para evangelistas, e alguns para pastores e professores,
para o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para a edificação do corpo de Cristo, até que todos cheguemos à unidade da fé e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura da plenitude de Cristo. EFÉSIOS 4.11-13
Unidade . É o que Jesus requer da sua igreja. Ele integrou os leprosos, as meretrizes, os que estavam as margens da sociedade, a mim e a você, para que vivêssemos em família: A Família de Deus.
Devemos suportar em amor todos quanto Jesus trouxe a esta família. Jesus os traz para nós amarmos; lembre-se que você também foi amado .
Encantado com a carta de EFÉSIOS
Fernando Romero.

Nenhum comentário:

Postar um comentário