A aliança que não pode ser invalidada...
Tenho nestes últimos dias me aplicado a estudar as cartas de Paulo, e descobri que um ponto em comum em todas elas é a família de Deus. Deus sempre quis edificar uma família, que nós chamamos de igreja. Na carta aos Gálatas não é diferente, Paulo estava novamente defendendo a família de Deus, pois tinhas uns judaizantes querendo impor ensinamentos judaicos tentando trazer novamente a circuncisão. Porém, Paulo começa a mostrar que esta família foi prometida por Deus a Abraão:
"Abençoarei os que te abençoarem, amaldiçoarei os que te amaldiçoarem. Por ti serão benditos todos os clãs da terra" Genesis 12.2
Deus fez este contrato com ABRAÃO, e esta aliança não pode ser quebrada. A promessa é que a igreja de Jesus seria uma família para Deus. Os judeus enciumados se achavam exclusivos, mas Paulo escreve com enfase que Jesus rasgou o véu de separação, pondo fim em toda inimizade na Cruz, e os gentios foram enxertados na promessa feita a Abraão. Os judeus não queria aceitar , então Paulo expõe esta cláusula do contrato que Deus fez a Abraão:
Irmãos, como homem falo; se a aliança de um homem for confirmada, ninguém a anula nem a acrescenta.Ora, as promessas foram feitas a Abraão e à sua descendência. Não diz: E às descendências, como falando de muitas, mas como de uma só: E à tua descendência, que é Cristo. Mas digo isto: Que tendo sido a aliança anteriormente confirmada por Deus em Cristo, a lei, que veio quatrocentos e trinta anos depois, não a invalida, de forma a abolir a promessa. Gálatas 3.15-18
A cruz deve ser posta em prática entre a família de Deus, Jesus com os braços abertos se pois no vácuo da inimizade que havia entre Deus e o homem, e todos aqueles que desejam viver separado do corpo de Cristo: a igreja ( família de Deus).
Paulo fala que não tem mais divisão, agora todos pertencem como um só Família:
Nisto não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós sois um em Cristo Jesus.
E, se sois de Cristo, então sois descendência de Abraão, e herdeiros conforme a promessa. Galatas 3.28,29
A exemplo deste grupo de judaizantes muitos tem tentado contra a família de DEUS, mas esta família foi gerada e formada no seu Cristo. O próprio Jesus que é o Senhor desta família disse: " as portas do inferno não prevalecerá contra a minha família"
Esta foi uma promessa feita a Abraão e Deus cumpre a cada dia, pois seu filho Jesus integra a cada dia novos membros a esta família. Deus amou a cada um de nós no seu filho Jesus, e no novo céu e nova terra, nos reuniremos com gente de toda raça, tribos e nações:
Mas eu vos digo que muitos virão do oriente e do ocidente, e assentar-se-ão à mesa com Abraão, e Isaque, e Jacó, no reino dos céus; Mateus 8.11
Fernando Romero.
Nenhum comentário:
Postar um comentário