Porque Jesus mandou se assentar em grupos de cinquenta e cem?
“Crie corredores para o pão chegar até os pobres”
Então Jesus mandou o povo sentar-se em grupos na grama verde. Todos se sentaram em grupos de cem e de cinquenta. Aí Jesus pegou os cinco pães e os dois peixes, olhou para o céu e deu graças a Deus. Depois partiu os pães e os entregou aos discípulos para que eles distribuíssem ao povo. E também dividiu os dois peixes com todos. Todos comeram e ficaram satisfeitos. E os discípulos ainda recolheram doze cestos cheios de pedaços de pão e de peixe. Foram cinco mil os homens que comeram os pães. Marcos 6.38-44
A multidão era de cinco mil pessoas e Jesus manda eles se assentar em grupos de cinquenta e cem. Isto fala de comunidades. Sendo assim, os corredores estão abertos para todos os grupos para que o alimento chegasse a todos. Interessante isso, Jesus está ensinando a fazer corredores para os pobres. Todos devem ser incluídos, o alimento tem que chegar a todos. Jesus está ensinando que a benção da multiplicação está justamente no compartilhar. Quando todos compartilham o seu pouco se torna muito. Jesus está ensinando a política para lhe dar com os pobres.
Jesus também ensina a política do meio ambiente, pois Ele manda recolher tudo o que sobrou. Os restolhos não era para ser deixado como lixo; era para ser recolhido e reciclado, e sobra doze cestos cheios. Esse é o modelo político de Jesus.
Ah se nossos governantes aprendessem fazer política com Jesus…
Fernando Romero.
Nenhum comentário:
Postar um comentário