domingo, 13 de agosto de 2023

QUEM BUSCA SÓ NOVIDADES NO EVANGELHO CAUSA UMA IGREJA ALZHEIMER

Jesus se preocupava com um evangelho de memória…
“Fazei isso em memória de mim” é uma das célebres frases de Jesus. Eu gosto dessa pedagogia de Jesus de se reportar a memória.
Quando os fariseus perguntaram pra Jesus sobre o divórcio ele forçou seus indagadores a buscar a resposta na memória da história:
“Não tendes lido que, no princípio, o Criador ‘os fez homem e mulher’, e os instruiu: ‘Por este motivo, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e os dois se tornarão uma só carne’? Mateus 19.4,5
Jesus sempre nos seus ensinos traz os conceitos da memória. Memória é a capacidade de reter e reconhecer fatos já estabelecidos. Gosto da palavra reconhecer pois não traz novidades, mas mostra que o assunto ja é conhecido. Você sabe que um copo é copo porque reconhece que já aprendeu que este objeto é copo.
Um outro exemplo é quando os fariseus interrogaram Jesus porque viram seus discípulos colhendo espigas em dia de sábado . Jesus então traz a memória deles um fato do passado:
“Vocês não leram o que Davi fez, quando ele e os seus companheiros não tinham comida e ficaram com fome? Ele entrou na casa de Deus, na época do Grande Sacerdote Abiatar, comeu os pães oferecidos a Deus e os deu também aos seus companheiros. No entanto, é contra a nossa Lei alguém comer desses pães; somente os sacerdotes têm o direito de fazer isso. “ Marcus 2.25,27
O que quero trazer é que estou observando muitas igrejas preocupadas em trazer novidades, entretenimento para aumentar seus membros, quando na verdade, a igreja já tem tudo no “cartão de memória” da história de como proceder:
“Porquanto tudo o que foi escrito no passado, foi escrito para nos ensinar, de forma que, por meio da perseverança e do bom ânimo provenientes das Escrituras, mantenhamos firme a nossa esperança. Romanos 15.4
Líderes religiosos que buscam sempre novidade acabam por cair em uma patologia de Alzheimer onde não se lembra mais nada do princípios que foi deixado para a igreja.
Por isso usando a pedagogia de Jesus quero lhes trazer a memória este conselho:
“Não remova os marcos antigos que os seus pais colocaram.” Provérbios 22.28
Uma igreja sadia não é aquela que busca sempre o novo, mas é aquela que trás a memória os ensinos ja postos como marcos.
Fernando
Pode ser uma imagem de 1 pessoa

Nenhum comentário:

Postar um comentário