terça-feira, 25 de junho de 2024

SE TIVER QUE ERRAR, ERRE CONTRA UM AMIGO. SAIBA O MOTIVO

Você tem um amigo assim?

É difícil fazer um amigo, e você deve valorizar uma amizade. As escrituras afirma que “há amigos mais chegados que irmãos”.
Um amigo ama. Mas a amizade deve estar pautada no acordo de um amar o outro, em vez de estar acertado um com o outro. Acerto é uma combinação onde não houve acordo. Você não deve pautar sua amizade com acertos. Mas sim com acordo, isto significa estar em harmonia, concordar.
Eu digo para meus amigos: “ se você tiver que errar, fazer lambança, erre contra mim, mas nunca contra alguém que não seja seu amigo, senão você vai ser destruído. Porque como amigo, devo exercer um profundo amor para que esse erro não seja a ruptura da amizade, mas o crescimento em maturidade de ambos.
“Antes de tudo, exercei profundo amor fraternal uns para com os outros, porquanto o amor cobre uma multidão de pecados.” I Pedro 4.8
Um amigo deve discernir o erro do seu amigo. Se o erro causa um constrangimento tudo bem. Isso não implica em nada. Todos nós somos constrangidos pelo erros de amigos e por outro lado, causamos constrangimentos quando também erramos. Eu como amigo jamais corrijo constrangimentos.
Mas quando um erro é comprometedor, aí devo me manifestar em amor e repreender, como também se errar erros que comprometem a vida de outros devo ser repreendido pelos meus amigos.
Amigos não devem se zangar quando forem repreendidos. Nossa amizade está firmada em acordo e não em acertos. Assim deve ser a relação de amigos, de cônjuges e irmãos.
Se o erro apenas constrange tudo bem, mas se compromete devemos ser firmes. Um amigo, um esposo (a) deve ter esse cuidado. A amizade é o fiel da balança.
Se um amigo erra contra mim choramos juntos e nosso coração se torna limpo e me torno um pacificador.
“Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia;
Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus;
Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus;” Mateus 5.7-9
Fernando

Nenhum comentário:

Postar um comentário