sexta-feira, 14 de junho de 2024

JESUS FICA INDIGNADO COM OS RELIGIOSOS QUE DEVORAM A CASA DA VIÚVA PEDINDO OFERTA E DÍZIMO.

“Eles devoram as casas das viúvas”
Jesus fez um duro discurso contra os sacerdotes que manipulam o povo quando o assunto é pegar oferta dos necessitados:
“E, ensinando-os, dizia-lhes: Guardai-vos dos escribas, que gostam de andar com vestes compridas, e das saudações nas praças,
das primeiras cadeiras nas sinagogas, e dos primeiros assentos nas ceias;” Marcos 12.37.38
Jesus falou que eles estavam devorando a casa da viúva: “Que devoram as casas das viúvas” ( Marcos 12.40)
O devorador que os “pastores” tanto falam na realidade são eles mesmos que devoram o necessitado. Esses homens não se fartam, são gananciosos. Jesus então joga na cara deles sua hipocrisia:
“E, estando Jesus assentado defronte da arca do tesouro, observava a maneira como a multidão lançava o dinheiro na arca do tesouro; e muitos ricos deitavam muito.
Vindo, porém, uma pobre viúva, deitou duas pequenas moedas, que valiam meio centavo. E, chamando os seus discípulos, disse-lhes: Em verdade vos digo que esta pobre viúva deitou mais do que todos os que deitaram na arca do tesouro; Porque todos ali deitaram do que lhes sobejava, mas esta, da sua pobreza, deitou tudo o que tinha, todo o seu sustento.”
Marcos 12.41-44
“Jesus observava”. Os ricos colocavam muito dinheiro no gazofilácio, e as viúvas eram manipuladas a ofertarem mesmo que essas ficassem em necessidade. Essa mulher deu todo seu sustento, quando na realidade devia ser amparada por sua comunidade de fé. Mas quem de fato é ensinado corretamente por Jesus age diferentemente dos falsos religiosos:
“A religião que Deus, o nosso Pai, aceita como sincera e imaculada é esta: cuidar dos órfãos e das viúvas em suas dificuldades e, especialmente, não se deixar corromper pelas filosofias mundanas.” Tiago 1.27
Das viúvas e dos órfãos não se tira nada. Eles devem ser amparados pela comunidade cristã. Já no início da igreja os apóstolos receberam a denúncia que as viúvas estavam sendo devoraras. Então eles levantaram pessoas para a assistência social das viúvas:
“Ora, naqueles dias, crescendo o número dos discípulos, houve uma murmuração dos gregos contra os hebreus, porque as suas viúvas eram desprezadas no ministério cotidiano. E os doze, convocando a multidão dos discípulos, disseram: Não é razoável que nós deixemos a palavra de Deus e sirvamos às mesas. Escolhei, pois, irmãos, dentre vós, sete homens de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, aos quais constituamos sobre este importante negócio.” Atos 6.1-3
E essa atitude de acolherem as viúvas cessou a indignação:
“E este parecer contentou a toda a multidão, e elegeram Estêvão, homem cheio de fé e do Espírito Santo, e Filipe, e Prócoro, e Nicanor, e Timão, e Parmenas e Nicolau, prosélito de Antioquia;” Atos 6.5
Fernando
Pode ser uma imagem de texto que diz ""Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas! Vocês devoram as casas das viúvas e, para disfarçar, fazem longas orações. Por isso serão castigados mais severamente."

Todas as reações

Nenhum comentário:

Postar um comentário