segunda-feira, 28 de maio de 2018

GUARDEM A ESPADA, E USEM O AMOR.



E eis que um dos que estavam com Jesus, estendendo a mão, puxou da espada e, ferindo o servo do sumo sacerdote, cortou-lhe uma orelha.
Então Jesus disse-lhe: Embainha a tua espada; porque todos os que lançarem mão da espada, à espada morrerão.
Ou pensas tu que eu não poderia agora orar a meu Pai, e que ele não me daria mais de doze legiões de anjos?
Como, pois, se cumpririam as Escrituras, que dizem que assim convém que aconteça?
Então disse Jesus à multidão: Saístes, como para um salteador, com espadas e varapaus para me prender? Todos os dias me assentava junto de vós, ensinando no templo, e não me prendestes.
Mateus 26:51-55

Jesus ensina que não podemos ser produto do meio. Uma  resposta na mesma proporção correspondente de um estímulo pode acarretar em um outro erro muito pior. Nos evangelhos o efeito nunca deve responder a causa.

Porque Pedro usou uma espada para cortar a orelha do servo do sacerdote? Porque ele se fez servir das mesmas armas que aqueles religiosos estavam usando: espadas, e varapaus. O significado de varapaus: vara que se usa como apoio para andar; bordão, cajado, vara. Essas armas é o retrato da religião, que somente sabe ferir, bater, machucar etc.

Pedro “em nome de Jesus”  responde com espada e fere. Mas, Jesus ensina aqueles discípulos que quem realmente quer seguir a Cristo tem que quebrar o clico dos ferimentos, e sempre responder com amor. O ciclo das espadas, das feridas pode parar em você; não precisa ser dada continuidade.

“Embainha a tua espada; porque todos os que lançarem mão da espada, à espada morrerão”.

Quantos outros ferimentos poderiam ser evitados se observássemos os ensinamentos de Jesus. O patrão fere o pai de família, esse desconta na esposa, que repassa para filhos, e assim vai... Jesus ao curar a orelha decepada por Pedro estava ensinando que seu eu responder com amor àquele que me fere, evitamos que outros sejam feridos. Ódio só gera ódio, espadas só geram espadas.

Todas as feridas param no amor, todas as espadas param quando não revidamos. Era Jesus dizendo para Pedro se você quer realmente me seguir sirva-se do amor. Por isso, Ele disse para abençoar e orar por nossos inimigos. Ele estava nos ensinando a quebrar o ciclo dos que ferem. Eu não preciso ferir porque me feriram, eu uso o amor.
Os discípulos de Jesus oferecem o perdão para quem vem com espadas e varapaus. Que sejamos coladores de orelhas decepadas em vez de responder com espadadas.

Quem vive os ensinamentos do evangelho de Jesus, não é o produto do meio, ele é referência.

Fernando Romero

Nenhum comentário:

Postar um comentário