segunda-feira, 28 de maio de 2018

SE DEUS É TÃO BOM PORQUE PERMITE O MAL?




Essa é uma pergunta clássica de todos aqueles que ainda não tem a lucidez do evangelho. Porque sendo Deus amor e bondade permite o mal para seus filhos? A primeira coisa que precisamos saber é que o mal enviado da parte de Deus nos produz o bem.

Aos que perguntam por que Deus sendo tão bom permite o mal, eu lhes faço outra pergunta: PORQUE O BEM DE DEUS AINDA NOS ACONTECE?

Nós somos mal por natureza, não há um justo se quer. Mas porque eu sendo tão mal a bondade de Deus me visita todos os dias? Essa pergunta ninguém se faz. A maior bondade que Deus nos fez foi enviar seu Filho Jesus para receber nossa maldade e nos dar sua justiça.  Ele trocou de lugar para comigo;

"Aquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus"... II coríntios 5.21

O mal que vem de Deus revela para as pessoas quão arrogantes e egoístas elas são. Cremos em Deus enquanto a desgraça está na  casa do vizinho, mas, quando o mal troca de endereço e visita nossas casas somos os primeiros a perguntar: Porque comigo Deus? Porque meu filho? Etc.

Deus na realidade envia um MAL-BEM da parte dele para mostrar o quanto egoístas somos. Enquanto o vizinho padecia você louvava, porém, com um coração cheio de maldade, no caso: a falta de percepção do próximo.

Quem desconhece o que Jesus ensinou é que pensam que o mal que vem de Deus é maléfico. Na dor se tem muitas bênçãos, faz parte da graça de Deus. Uma mãe sente dor de parto para poder ter um filho. O sofrimento que passamos é um processo do esculpir em nós.

Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada.
Romanos 8:18

A glória em nós que há de ser revelada é a ressurreição do corpo em glória. Nada pode comparar a esta fenomenologia da graça em nós. Na vida Jesus ensinou que teríamos aflições, mas que o remédio para se vencer estes espinhos era um BOM ANIMO. Só tem bom animo quem conhece toda a animosidade que vem de Cristo. Nele achamos a sensatez e a lucidez de como vermos a vida e trilharmos por ela.

Não podemos esquecer que Deus só fez o bem ao homem, mas, foi o homem que escolheu o mal, na desobediência de Adão. E mesmo com o homem agora caído, Deus fez o bem ao tirar Adão do jardim do Eden. Pois caso o homem Adão comesse da árvore da vida ele eternizaria seu corpo no pecado.

Então disse o Senhor Deus: Eis que o homem é como um de nós, sabendo o bem e o mal; ora, para que não estenda a sua mão, e tome também da árvore da vida, e coma e VIVA ETERNAMENTE, O Senhor Deus, pois, o lançou fora do jardim do Éden, para lavrar a terra de que fora tomado.
Gênesis 3:22,23

Adão assim como muitos poderia pensar Deus estava lhe fazendo mal em expulsa-lo, mas, o mal que vem do Senhor faz bem. Deus estava protegendo Adão de viver eternamente no pecado, caso comesse do fruto da arvore da vida.

O homem por ter uma natureza caída pensa como caído. Mas Deus é amor, e não há ruindade nele. Deus é luz e nenhuma treva habita Nele. Um exemplo disso é o caso de Jó
Deus enviou um mal sobre Jó, e a finalidade foi trazer uma revelação. Que revelação? De conhecer o próprio Deus.

..”Com o ouvir dos meus ouvidos ouvi, mas agora te vêem os meus olhos”...
Jó 42:5

Foi uma tragédia que trouxe revelação. Ele estava agora livre dos juízos dos homens, ele era agora fruto daquilo que somente ele e Deus conheciam a seu respeito. Jó após este mal era como se dissesse: “ Se um dia eu disse que tinha algo a te dizer, pois tenho, eu só conhecia só de te ouvir, mas agora, meus olhos foram abertos para compreender que o Senhor é bem mais que meus ouvidos poderiam provar. A tua grandeza  me faz me curvar todos os dias. E reconhecer quem o Senhor é, ME PÕE DE PÉ TODOS OS DIAS”.

Veja como começa o livro de Jó e como termina. Jó terminou muito mais abençoado e tudo recebeu em dobro. É por isso, que Deus nos envia o mal, para nos crescer em tudo. A forma como começa e termina o livro de Jó, retrata o que acontece em nossas vidas, quando somos presenteados pelo MAL que vem do Senhor. Na realidade é um bem que nos visita.

“Porque o Senhor é bom e a sua bondade dura para sempre”

FERNANDO ROMERO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário