quinta-feira, 17 de maio de 2018

O FATOR MELQUESEDEQUE


A bíblia nos traz duas revelações de Deus. Uma revelação no fator Abraão e a outra no fator Melquesedeque. Quando Deus se revela em Abraão é uma revelação com inicio e fim, com nomes e geográfica. É uma revelação que escorre pela história: O DEUS DE ABRAÃO, ISAQUE E JACÓ e ela vêm percorrendo toda a história. É Deus na história. É uma fé narrada e palpável, é o Deus das escrituras, é um Deus com testemunhas e testemunhável. É uma revelação com genealogia, que percorre toda a história do povo judeu: É O DEUS DE ISRAEL. É a revelação de Genesis a apocalipse.

O FATOR MELQUESEQUEDE

Quando Deus se revela em Melquesedeque, nos traz muitas lições e quebra todos os tipos de muros históricos e geográficos. É uma revelação MAJESTOSA E GRANDIOSA, pois ela não tem inicio de dias e nem fim, não tem genealogias e nem introduções:

Porque este Melquisedeque, que era rei de Salém, sacerdote do Deus Altíssimo, e que saiu ao encontro de Abraão quando ele regressava da matança dos reis, e o abençoou;
A quem também Abraão deu o dízimo de tudo, e primeiramente é, por interpretação, rei de justiça, e depois também rei de Salém, que é rei de paz;
Sem pai, sem mãe, sem genealogia, não tendo princípio de dias nem fim de vida, mas sendo feito semelhante ao Filho de Deus, permanece sacerdote para sempre.
Hebreus 7:1-3

É uma revelação que mostra que Deus não fica confinado somente nas paginas bíblicas, não fica preso na história e nem na geografia. ELE SIMPLESMENTE É O EU SOU.  Tudo se confina a Ele sem ser confinado por ninguém. Quando Deus chamou Abraão a gente sabe como foi, mas, quando Abraão voltava da guerra encontrou com Melquesedeque que disse ser servo:

E Melquisedeque, rei de Salém, trouxe pão e vinho; e era este sacerdote do Deus Altíssimo.
E abençoou-o, e disse: Bendito seja Abrão pelo Deus Altíssimo, o Possuidor dos céus e da terra;
E bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus inimigos nas tuas mãos. E Abrão deu-lhe o dízimo de tudo.
Gênesis 14:18-20

Observe que Deus vemos e conhecemos como Deus chamou Abraão mas desconhecemos como Deus chamou Melquesedeque e a bíblia diz que ele era sacerdote do Deus Altíssimo:

“E Melquisedeque, rei de Salém, trouxe pão e vinho; e era este sacerdote do Deus Altíssimo.”

O interessante que Deus se manifestava a Abraão com o nome de Eloym ( Altissimo) e a Melquesedeque como Elyon ( o mais elevado).
Era o encontro de uma revelação altíssima com uma revelação bem mais elevada, a ponto de Abraão reconhecer essa infinidade de iluminação e aceitou ser abençoado por Melquesedeque:

...Mas aquele, cuja genealogia não é contada entre eles, tomou dízimos de Abraão, e abençoou o que tinha as promessas.
Ora, sem contradição alguma, o menor é abençoado pelo maior...
Hebreus 7:6,7

QUAL O ENSINAMENTO DAS REVELAÇÕES ABRAÂMICA E MELQUESEDEQUEANA?

A grande pergunta que muitos fazem é: Como as pessoas que não ouviram nada do Messias vão ser salvas? Como vão ser salvas se a bíblia não chegou para determinados povos?
Deus não é Deus somente nas paginas bíblicas, ELE É também fora. Quem pregou para Melquesedeque? Obviamente foi o próprio Deus que e manifestou a Ele sem a necessidade das escrituras.

Na revelação abraâmica Deus diz: ide por todo mundo e fazei discípulos, preguem o evangelho. Mas na revelação fator Melquesedeque Deus diz: não coloquem ponto final em tudo, pois onde vocês não conseguirem chegar pelo fator Abraão eu chego antes, eu me revelo antes:

E contudo, não se deixou a si mesmo sem testemunho, beneficiando-vos lá do céu, dando-vos chuvas e tempos frutíferos, enchendo de mantimento e de alegria os vossos corações.
Atos 14:17

Um caso dos encontros dessas duas revelações é o nascimento de Jesus. O povo judeu tinha e continha a revelação em Abraão mas não foi capaz de reconhecer, mas, os pastores ( magos do oriente) que não tinham nada das escrituras se renderam a Cristo na revelação Melqesedequiana, bastou um coral de anjos lhes anunciar e uma estrela os dirigir ( referencia mateus 2)

A revelação em MElquesedeque é bem mais elevada e alcança povos de todas as nações, tribos e etnias que a gente nem imagina.
Na revelação em Abraão, Deus chama as pessoas pelo nome, na revelação em Melquesedeque Deus chama os sem nomes e desconhecidos. Portanto ninguém tem o poder de falar que alguém foi salvo ou não.

Porque, quando os gentios, que não têm lei, fazem naturalmente as coisas que são da lei, não tendo eles lei, para si mesmos são lei;
Os quais mostram a obra da lei escrita em seus corações, testificando juntamente a sua consciência, e os seus pensamentos, quer acusando-os, quer defendendo-os;
No dia em que Deus há de julgar os segredos dos homens, por Jesus Cristo, segundo o meu evangelho.
Romanos 2:14-16

Na revelação em Melquesedeque Deus escreve em nossos corações suas leis como vimos acima nos versículos.
Por isso, Jesus disse aos que acham que por ter e conhecer as escrituras que somente eles vão ser salvos, a não se regozijar neste pensamento, pois Deus continua se revelando a todos os povos.

Existiu uma tribo na Indonésia que missionários foram enviado para lá, e ao chegarem e espantaram que eles já serviam a Deus. Então o pajé contou que ele durante a noite pediu que se existisse um Deus que ele se manifestasse. E quando foi a noite Jesus lhe apareceu em visão e pediu para ele escrever o que Jesus ditaria. E para surpresa dos missionários quando leram estava escrito o evangelho de Marcos.

O Deus desconhecido de Atos 17, continua a se revelar sempre, por isso, Jesus disse:
Mas eu vos digo que muitos virão do oriente e do ocidente, e assentar-se-ão à mesa com Abraão, e Isaque, e Jacó, no reino dos céus;

E os filhos do reino serão lançados nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes.
Mateus 8:11,12

Fernando Romero.

 Aprendendo com Jesus

Visite nosso canal no Youtube:

Nenhum comentário:

Postar um comentário