domingo, 9 de fevereiro de 2020

SATISFAÇÃO: A DOUTRINA QUE DEIXOU DE SER PREGADA NAS IGREJAS

Jesus não pagou o resgate ao diabo como se prega, isso é heresia..

A doutrina da satisfação é a mais desconhecida dos pregadores, justamente a mais importante, pois envolve uma explicação convincente do perdão de Deus. Afinal porque Jesus teve que morrer para perdoar nossos pecados? Deus não poderia ter evitado a morte do seu filho e nos perdoado? A doutrina da satisfação responde essas questões.
Satisfação nada tem a ver com prazer como se entende no português. É uma palavra que significa "fazer restituição": consertar algo que foi quebrado, reembolsar o que foi tirado. Isso mesmo, reembolsar Deus, pois Deus foi roubado, e sua honra foi ferida, e Deus requeria uma reparação. Mas como reembolsar Deus de maneira que Ele fique satisfeito? O homem estava em dívida com Deus e este exigia uma reparação. Uma coisa é ser devedor e estar em um programa de quitação da dívida e indo pagando aos poucos, mas a dívida que o homem tem com Deus era impossível de ser paga por prestações.

O homem em relação a Deus estava com três problemas, o primeiro era que Deus era seu credor, Ele queria receber este débito, e isso nos torna devedores. O segundo é que o homem era inimigo de Deus após o pecado, pois feriu a honra de Deus, pois o pecado nos torna maldito no que diz respeito a inimizade Deus é a parte ferida. Isto resulta o terceiro problema: éramos vistos por Deus como criminosos, pois uma das variantes da etimologia de pecado é crime. Deus exigia um pagamento que o satisfizesse, isto é, que pagássemos a dívida, que deixássemos de ser inimigo, e que tivéssemos o nosso crime punido.

A verdade é que o homem jamais podia satisfazer a Deus, estávamos todos condenados ao inferno, pois todos nós estávamos destituídos da glória de Deus. O homem precisava fazer algo para ser perdoado. O perdão de Deus só viria se Ele fosse satisfeito nas suas exigências. Foi então que Deus nos mandou Jesus, o único que era capaz de satisfazer de reparar judicialmente nossa dívida, inimizade e nosso crime no tribunal divino. Neste tribunal a parte que exigia reparação era Deus que se punha como credor, prejudicado e juiz, e a parte denunciada era o homem que estava como devedor, inimigo e criminoso.
Jesus então se oferece para resolver o problema do homem, e limpar a honra de Deus, Ele vem como nosso fiador para pagar nosso débito, mediador para aplacar a ira divina, e substituto pois o homem foi achado incapaz de satisfazer a Deus.

O PECADO COMO
HOMEM
DEUS
JESUS
DIVIDA
DEVEDOR
CREDOR
FIADOR
INIMIZADE
INIMIGO
PREJUDICADO
MEDIADOR
CRIME
CRIMINOSO
JUIZ
SUBSTITUTO

Desta forma na cruz Jesus recebeu sobre si nossos pecados, foi imputado a Ele a nossa culpa, visto que se ofereceu em nosso lugar. Então Deus aplica sua ira sobre seu próprio filho e não nos imputa o pecado, pois como Cristo nunca pecou, Deus aceitou sua oferta pelo homem e ficou satisfeito, ele se sentia reembolsado e reparado na sua honra. E ainda Jesus fez muito mais na cruz, além, de assumir e ser punido no nosso lugar, Ele ainda nos deu sua justiça. Enquanto em Jesus foi imputado nosso pecado, em nós foi imputado sua justiça, pois o Cristo de Deus trocou de lugar conosco.

Foi Deus que exigiu este preço de resgate, e a reparação foi feita por Jesus e o resgate foi dado a Deus, o resgate era seu precioso sangue derramado: “não foste com prata e ouro que vos comprei, mas com um precioso sangue de um cordeiro imaculado”
A uma teologia que diz que Jesus pagou o preço do pecado ao diabo, esta teologia começou com um dos pais da igreja Orígenes, mas ele foi duramente rebatido por Anselmo que refutou esta teologia mostrando que foi Deus que exigiu o resgate. Pois se o preço do resgate fosse pago ao diabo, então o diabo teria saído vencedor desta história, visto que o sequestrador vence quando se recebe resgate. Deus não deve nada ao diabo, e nem ao homem, é o homem quem devia a Deus, e esta dívida foi paga por Jesus.
Tendo esta visão você agora consegue entender da forma correta a profecia de Isaias a respeito do Cristo de Deus:

Logo depois do sofrimento ele contemplará o resultado da sua obra, o empenho de sua alma, e ficará SATISFEITO; mediante a sua sabedoria, o meu Servo, o Justo, justificará a muitos e tomará sobre si mesmo as más obras dos seres humanos.
Por este motivo eu lhe darei uma porção generosa entre os grandes, e ele dividirá os despojos entre as multidões, porquanto ele derramou a sua própria vida até a morte, e foi contado entre os criminosos. Portanto, ele levou sobre si o pecado de muitos e pelos transgressores intercedeu. Isaias 53.11,12

Fernando Romero
Ministro de Boas Novas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário