quarta-feira, 4 de março de 2020

O ENIGMA QUE JESUS PROPÔS EMUDECEU OS FARISEUS E SADUCEUS QUE NÃO SOUBERAM RESPONDER.

O xeque-mate do Messias...
Qual a vossa opinião acerca do Messias? De quem Ele é filho?” Ao que eles lhe afirmaram: “É filho de Davi”. Contestou-lhes Jesus: “Então, como se explica que Davi, falando pelo Espírito, o trata de ‘Senhor’? Pois ele afirma: O Senhor disse ao meu Senhor: Assenta-te à minha direita, até que Eu ponha os teus inimigos debaixo dos teus pés’. Considerando que Davi o chama ‘Senhor’, como pode ser Ele seu filho?” E ninguém foi capaz de oferecer-lhe uma só palavra em resposta à questão; tampouco ousou alguém mais, a partir daquele dia, dirigir-lhe qualquer outra pergunta. Mateus 22.42-45
Esse é um enigma fantástico que Jesus propôs aos seus adversários. Jesus havia sido impelido pelos saduceus (grupo rico de aristocrata judeus), sobre a ressurreição, na verdade, os saduceus não criam na ressurreição, por isto fazia perguntas de chacotas a Jesus. Outra classe que interrogava Jesus, era os fariseus, estes acreditavam na ressurreição, mas rejeitava a ideia que o Messias tinha que morrer e ressuscitar, para eles o fato de morrer já bastava para não ser o Messias.
Jesus então lança uma pergunta de confronto: “em vossa opinião de quem o Messias é filho? E eles responderam filho de Davi. Então Jesus lança um enigma dizendo: Então, como se explica que Davi, falando pelo Espírito, o trata de ‘Senhor’? Pois ele afirma: O Senhor disse ao meu Senhor: Assenta-te à minha direita, até que Eu ponha os teus inimigos debaixo dos teus pés’. Considerando que Davi o chama ‘Senhor’, como pode ser Ele seu filho?”
Essa pergunta calou tantos os saduceus e os fariseus, pois a resposta correta os faria admitir que Jesus de fato era o Cristo, ou Messias como você preferir. Davi teve essa revelação aproximadamente mil anos antes de Jesus nascer, e ele registra isto é um dos seus salmos:
Assim declarou o SENHOR ao meu Senhor: “Assenta-te à minha direita e aguarda, enquanto de teus inimigos faço um objeto de descanso para teus pés!”
Salmos 110.1-2
Jesus usa esta afirmação de Davi registrada nos salmos para interpelar seus oponentes que nada puderam fazer. Afinal a resposta correta para este enigma é reconhecer que Davi que era ancestral do Messias, virá a ser seu súdito. Para Jesus (Messias) ser Senhor de Davi, era necessário Jesus morrer e ressuscitar, e então no seu reino messiânico Davi será servo do Messias, como de fato ele ressuscitou e o Pai o tornou Senhor de todos nós.
Mas esta resposta faria os saduceus ter que admitir que Jesus teria que morrer e ressuscitar, confirmando assim que há ressurreição dos mortos, e os fariseus por sua vez ter que admitir que estava profetizado no antigo testamento que o Messias haveria de morrer e ressuscitar. Por isso, eles se calam diante de Jesus. A verdade é que foram surpreendidos e ficaram impotentes diante do verdadeiro Cristo de Deus.
Fernando Romero
Ministro de Boas Novas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário