sexta-feira, 22 de agosto de 2025

A HISTÓRIA DE DAVI X GOLIAS É PARA VOCÊ NÃO SER MODELADO PELO OLHAR DO OUTRO. É UMA CRÍTICA CONTRA O PRECONCEITO.

Quero propor uma nova leitura para essa famosa história. O que se prega desse episódio é sobre você vencer gigantes, que Deus vai te dar a cabeça do seu inimigo como deu a cabeça de Golias para Davi. Mas este não é olhar que se deve ter quando se lê essa história com o Espírito de Cristo.
O texto é uma crítica contra o preconceito. Saul e os irmãos de Davi menosprezaram Davi pela sua aparência e por sua estatura.
“E, ouvindo Eliabe, seu irmão mais velho, falar àqueles homens, acendeu-se a ira de Eliabe: Por que desceste aqui? Com quem deixaste aquelas poucas ovelhas no deserto? Bem conheço a tua presunção, e a maldade do teu coração, que desceste para ver a peleja.” I Samuel 17.28
Seu irmão Eliabe julgou Davi pequeno para vencer a batalha contra Golias. Para ele Davi só tinha que cuidar dos queijos e de ovelhas. O rei Saul assim como Eliabe tinha um olhar preconceituoso. Julgava Davi inexperiente:
“Porém Saul disse a Davi: Contra este filisteu não poderás ir para pelejar com ele; pois tu ainda és moço, e ele homem de guerra desde a sua mocidade.” I Samuel 17.33
O que Saul fez foi querer preparar Davi segundo seu olhar preconceituoso. Saul propôs colocar suas armaduras em Davi. Como se estivesse dizendo: “aqui só serve para nós se for como nós”
Esse episódio é uma crítica quando se quer anular e modelar o próximo segundo seu olhar. O texto mostra que não se deve julgar o outro e menosprezar a história de ninguém.
Davi representa todos aqueles que falam: “eu vou vencer meus gigantes com minha história, sem o olhar do outro pisar na minha história. Eu tenho meu jeito peculiar de ser, mas não insignificante. Vou vencer mesmo vindo de família simples e com as armas que eu fui forjado dentro do meu contexto de vida.
Saul representa o preconceito contra o próximo. Aqui tem que ser segundo nosso padrão. Aqui sua visão e leitura de vida não nos cabe. Se quiser vencer tem que se modelar ao nosso jeito.
O episódio mostra que Deus tem lado: os pequenos cada um com sua história. Davi é cada pequenino visto como fraco, mas que vencem seus gigantes sem se vender para o olhar preconceituoso do outro. Vencem porque vão em nome do Senhor nas suas histórias, e não com a armadura do que o outro impõe.
FernandoRomero

Nenhum comentário:

Postar um comentário